0

SES realiza mutirões de cirurgias com equipe extra do Hospital Geral

Ações do Governo Cirurgia de hérnia   (01)

Ações do Governo Cirurgia de hérnia (Fotos: Nestor Bezerra).

Para reduzir o tempo de espera por cirurgias, o secretário Ricardo Murad implantou um regime de mutirão que só este ano já beneficiou 149 pacientes de todo o Maranhão.

O sistema extra de atendimento é executado por uma equipe de cirurgiões do Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho, mais conhecido como Hospital Geral.

Os cirurgiões do Hospital Geral realizam em média 20 cirurgias diariamente – entre ortopédicas, geral, oncológicas e neurocirurgias. Mas esse número, limitado pela quantidade de salas e leitos cirúrgicos, não é suficiente para atender à demanda de todo o estado, o que ocasiona uma fila de espera.

Os mutirões cirúrgicos cumprem uma determinação do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, para amenizar o sofrimento destas pessoas que aguardam pelos procedimentos – informou o diretor clínico do Geral, Nelson Siqueira.

A maior parte dos pacientes que passaram pela consulta médica no Hospital Geral necessita de cirurgia de hérnia. Para organizar o atendimento, eles fazem os exames pré-operatórios, preenchem um cadastro e depois são chamados para fazer o procedimento.

Além das cirurgias de rotina, neste sábado (27) será realizado o sexto mutirão deste ano com a finalidade de diminuir a demanda por esses procedimentos.

Mutirão de  Hérnia Hospital Geral Foto Nestor Bezerra (2)Nos mutirões de cirurgias de hérnia aconteceram em Coroatá, Barreirinhas, São Luis, Timbiras e Lago dos Rodrigues – nestes dois últimos durante a passagem do Governo Itinerante na Região do Médio Mearim. No total foram beneficiadas 149 pessoas.

Nesta segunda-feira (29) será realizado mais um mutirão com cirurgiões do Hospital Geral no município de Itapecuru Mirim – como parte das ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Itinerante.

Cirurgiões do Hospital Geral também realizaram este mês os mutirões de mama (beneficiando 20 mulheres), de varizes (com 21 procedimentos) e urologia (postectomia), que beneficiou 16 pessoas que apresentam quadro de fimose.

Esses mutirões foram realizados sempre nos finais de semana, atendendo mais de 50 pessoas – ressaltou Nelson Siqueira.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *