11

Imbecilidade disfarçada de opinião

Quando em seu auge, o orkut se caracterizava substancialmente pelo compartilhamento de gifs e imagens dos mais variados assuntos.
Mas nada primordialmente de assuntos políticos ou filosóficos.

Era apenas uma ferramenta de diversão e entretenimento, muitas vezes beirando ao ridículo.

Após a decadência do Orkut, surge o Facebook. Aparentemente, uma rede social mais séria, onde as pessoas fazem também contatos profissionais.

Além das brincadeiras, surge também uma onda de compartilhamentos de imagens e frases politicamente corretas e de feito.

E ainda que a intenção seja fugir da futilidade e informar, muitas das vezes o tiro sai pela culatra. Muito do que se vê e se compartilha parte primordialmente do senso comum, sendo taxado de verdade absoluta.

Causando uma onda de pseudo-politizados, que na verdade nem buscam se aprofundar no assunto antes de emitir uma opinião a respeito.

E da brincadeira inocente cheia de gifs e recados brilhantes que piscam e te cegam no Orkut, tudo passou a uma imbecilização disfarçada de “opinião” sem tamanho.

Ou seja: nada de muito diferente.

Com redação de Aline Alencar

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. E por que as pessoas não podem opinar? Francamente, você não acha que é abuso da sua parte? Quantas teses você explora para emitir uma opinião qualquer? No Facebook, garota, todo mundo é livre. Você se acha tão intelectualizada e acha que outros não podem ser? Ainda bem, que neste tipo de mídia eu posso ser insultada e responder ao insulto. Eu pelo menos confesso, acho as suas “opiniões” tão bobinhas, tão fraquinhas, sei não! Bebe melhor da fonte, garota. Cresça e apareça!

  2. Quanto respeito pela opinião alheia. O engraçado que aquilo que ela diz é exatamente a minha opinião sobre o que ela escreve. Ou será que ela se acha a rainha dos artigos brilhantes?

    Resp.; Portanto, você está no mesmo patamar dela. deveria dar o exemplo, não desrespeitando a opinião dela, não acha???

  3. Será q essa sua repórter se importa com as publicações no facebook?Porque o que vemos no perfil da Aline é um monte de baboseiras…

  4. Cada um escreve o que quer, nada ver voce querer criticar o que as pessoas escrevem ou postam na sua rede social. Os incomodados que se retirem.

  5. d égua babão disse tudo! na verdade, tem gente que se incomoda mas é pq muita coisa que seria abafada, em outros tempos, ganha muito eco no facebook, pessoal compartilhando todo tipo de notícia, inclusive aquelas que teria gente interessada em abafa-las.

  6. pior que face e orkut são esses blogs vagabundos usados para promover políticos corruptos, na intersão de ludibriar a sociedade ou parte dela, no intuido de perpetuasse no poder e enricar com praticas inlegais roubando o dinheiro publico. e um repórter se baixar a essa ato medioque

  7. O Orkut, na verdade, carrega má fama pelo fato de não o saberem usar.

    Como fórum é infinitamente melhor que o facebook e (pasmen!) ainda é muito utilizado para quem gosta de debater, trocar experiências.

  8. Acho que tudo ou nada existe uma verdade absoluta e ai que este artigo opinativo peca pois não leva em conta a realidade das pessoas que opinam e as q estão vendo ou lendo os que outros estão dizendo. E tudo muito confuso para pobres mortais, sem poder e que não tiveram o minimo de educação nestes 12 anos do PT.

  9. Muda-se o ponto de encontro, mas as pessoas são as mesmas. Antes eram somente as praças e botequins. Quando não raro, reuniões em família. As escolas também o são de certa forma. Mas, foi depois da invenção da Internet que as pessoas passaram a se “encontrar” mais. A explosão dos encontros virtuais veio com a popularização das chamadas redes sociais (antes disso as pessoas trocavam opiniões apenas através de emails e mensagens instantâneas através do MIRc, por exemplo). Contudo, a falta de educação, cultura e principalmente a alienação que toma conta de algumas pessoas (sem falar na falta de compromisso com o exercício da cidadania) faz com que nos deparemos com muitas “bobagens” colocadas nestas redes. Entretanto, assim como nas conversas nas praças e botequins, é necessário que tudo o que é informado, seja apurado. Mas a danada da “língua” não deixa, e acaba-se por compartilhar, citando o autor deste post, “uma imbecilização disfarçada de opinião sem tamanho”. A próxima rede da moda, não será diferente. Até agora, nada de novo.

  10. Isso é um fenômeno da internet, não só do orkut ou facebook. O tanto de blogueiros que escrevem bobagens e absurda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *