23

Nova titular da SMTT confirma: ainda não há planejamento da prefeitura para o trânsito de São Luís…

Foi assim que a nova titular da Secretaria de Trânsito e Transporte, Fabíola Aguiar, iniciou sua gestão na SMTT:

– A ideia é criar um planejamento para a cidade, baseado no plano de mobilidade e abrir licitação para novo sistema de transporte. Estamos elaborando um termo de referência para o lançamento do edital até o fim do ano – afirmou a nova secretária, segundo texto publicado no portal da Prefeitura.

Ficou claro, portanto, que, mesmo após quase seis meses de gestão, a equipe do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) ainda não tem um planejamento definido para o trânsito de São Luís.

Ficou claro também que Myrian Aguiar passou quase seis meses no comando da pasta sem saber o que fazia ali.

Fabíola é arquiteta, com Mestrado em Engenharia Urbana e Doutorado em Engenharia de Transporte, além de vários outros aditivos curriculares na área acadêmica.

Mas só currículum não resolve.

Um secretário, seja ele de que pasta for, precisa casar o conteúdo teórico com o dia-dia da prática. Há doutores de Havard ou do Japão que simplesmente não sabem lidar com as rotinas administrativas.

O que o trânsito e o transporte de São Luís precisam é de um choque de gestão.

Choque que o prefeito deveria ter dado logo no início do seu governo. Choque que Myriam Aguiar deveria dar logo que assumiu  a pasta.

Mas o prefeito – e sua ex-auxiliar – preferiram se esconder nos gabinetes, analisando planinhas e conceitos teóricos, enquanto a realidade tomava conta do trânsito e das empresas de transporte.

Não ficou claro se Fabíola Aguiar será efetiva ou temporária, mas, sendo doutora ou não, ela tem a chance agora de arregaçar as mangas, ir às ruas, analisar cada pedaço do trânsito em São Luís e apresentar respostas imediatas.

E isso é para ontem.

Uma coisa pelo menos, ela já disse que tem: “a idéia de criar um planejamento para a cidade” .

Por mais óbvio que isso possa parecer já é um começo, mas ela precisa por a mão na massa.

Por que intenção, sem ação, é ilusão…

Marco Aurélio D'Eça

23 Comments

  1. Marco você questiona que não adianta ser doutor na área etc.. tem que ter vivencia certo? agora você critica critica e não da solução. no seu caso você como secretaria qual seria a solução para a malha viária de são luis??

    Resp.: Já apontei várias situações aqui nao blog, algumas seguidas pela gestão castelista – e até já no governo Holandinha – outras ignoradas. mas você pode pesquisar aí na busca do blog.

  2. Marco de confirme fiquei sabendo que a Fabiola Aguiar é irmã da Myriam Aguiar, será ela saiu em condições de ficar a irmã dela.

    Resp.: Não procede. Nada tem a ver uma com a outra

  3. O GRANDE PROBLEMA DO ED-H É QUE ELE ESTÁ MUITO COMPROMETIDO COM MUITA GENTE QUE TRABALHOU DURO NA SUA CAMPANHA E ATÉ AGORA AINDA NÃO AGRADOU ESSE PESSOAL. O OUTRO GRANDE PROBLEMA É QUE QUEM MANDA MESMO NA PREFEITURA É ESSE CHEFÃO DO COMUNISTA.
    EDIVALDO, EU TE FALEI NA TUA CAMPANHA, QUANDO NOS ENCONTRAMOS EM FRENTE AO ANTIGO PREDIO DO SIOGE, VOCÊ DEVE SE LEMBRAR. EU FALEI QUE ERA PRA TERES CUIDADO NA ESCOLHA DOS SEUS SECRETÁRIOS.
    MAS PARECE QUE NÃO ADIANTOU A DICA QUE LHE DEI.
    SEU GOVERNO ESTA A CARA DO DE LOÃO BURACO.

  4. O que falta em todas as secretarias de São Luis é planejamento. Vou da o exemplo da SEMUS que passa todo tempo apenas apagando os incêndios que aparecem todos os dias. O superintendente de planejamento da SEMUS é o que existe de pior e não planeja nada e nem com antecedência.

  5. KKKKKK,.,ACORDA MARÇO! ESSA PREFEITURA COMANDAVA POR HOLANDETE NÃO TEM PLANEJAMENTO PARA NADA.ENFIM QUEM CONHECE DE PLANO,PROGRAMA E PROJETOS GOVERNAMENTAIS NEM ESTÁ NO ROL DE SECRETÁRIOS DE HOLANDETE,O EDI-H.
    EH UMA GESTÃO DO LAISSER FAIRE,DO DEIXAR FAZER E DO DEIXAR ACONTECER.UMA LASTIMA NÃO E?

  6. Marco a Semus não tá diferente. Estao colocando só pessoas incompetentes para gerir. Um exemplo é a Central de Regulação de Leitos estão mais perdidos que cego em tiroteio. Pra te ter uma ideia mandaram duas “enfermeiras” para o Socorrao I dizem que pra ajudar esvaziar os corredores. As bonitas passam a manhã inteira sem fazer nada só no iphone e conversando futilidades. Foram indicações politicas ganham horrores sem fazer nada. Esse que é o governo da mudança. Ah e uma delas ainda é mulher de um suplente de vereador que foi preso recentemente. ..

  7. Ta na hora de tirar o diretor do Socorrão I que vive fazendo besteira, e não sai do facebok , agora trabalhar que é bom ele não faz, vive no mundo da lua, enquanto isso os pacientes sofrendo no corredor da morte.

  8. Marco, isso já esta se tornando praxe nesse atual DesGoverno do prefeito de mentira que inventaram para a nossa cidade, ele mentiu desde o começo de sua campanha, mente até hoje e tenta enganar, isso não e pecado? Na minha religião católica e, não quero fazer guerra religiosa, mas isso que os abençoados da religião do prefeito não admitem isso… as mentiras: novas paradas de ônibus, controle dos coletivos por gps, escolas no inicio do calendário (olha que eu não estou cobrando a data que ele disse que iam estar funcionando todas as escolas), organização do transito, novos hospitais, escola em tempo integral, uniformização e controle das compras do município tudo com licitação, corredor de transporte urbano, integração do VLT ao sistema de transporte publico, nova merenda escolar, kit escolar para todos os alunos, entre muitas outras promessas, na verdade, mentiras para nos enganar e “furtar” os votos dos incautos eleitores de sao luis! A verdade ta agora aí diante de todos, engulam Flavio Dino, Rodrigo Marques, Yglesio, Márcio Jardim, Márcio Jerry, Felipe Camarão, Táti Lima, entre outros espertos que se fazem de bobos para nos enagar, parabéns ludovicenses que foram enganados por Edvaldo Holanda, compramos o honestos e levamos?

  9. ei ei qual sua nota na faculdade de jornalismo cuidado com sua chefa ela ta doida pedindo nota kkkkk

    Resp.: Faça o seguinte: pergunte para os professores Chico Gonçalves, Adalberto Melo, Paulo Rios, Márcio Monteiro, Zefinha Bentivi, Larissa Léda, Patrícia Azambuja, Patrícia Chouary, Marcos Fábio e Elaine Araújo. Estes, sim, foram meus professores no curso de Jornalismo. Eles mesmos podem te dizer, sem nenhuma interferência minha. E vale o que eles disserem, tenha a certeza.

  10. Conheço a Andréa, pessoa bem intencionada, assistente social atuante e muito capacitada. Espero que possa desenvolver um bom trabalho à frente da SEMCAS.

  11. Não votei no Edivaldo, penso que sua administração continuará o desastre atual, mas acho que vou mandar meu currículo para ele. E antes que alguém diga algo: sou analista federal efetivo. Pois o pobre do Prefeito está mais perdido que cego em tiroteio.

  12. Olha acho que ficou em boas mãos esta torcida por Canindé não tem o por que. Cada um na sua época e o Canindé teve seu tempo. Vamos torcer para que a nova Secretária faça seu trabalho. Acho que ela tem um problema que é seu segundo escalão que ainda esta preso ao passado se eu fosse ela trocava todo mundo a trazia técnicos para a SMTT. Canindé não tenho nada contra ele mais se ele tivesse resolvido o problema do transito não estaríamos no caos que estamos, pois era ele o gestor e o Clodomir Paz também não lembro de ser diferente do que é.

  13. Fabiola Aguiar , Miriam Aguiar,só mudou o nome inicial, se essa fosse competente teria feito o planejamento com a Miriam não era sua adjunta. Fala Sério, isso não é brincadeira não.

  14. caro marco, deixa o mulher trabalhar, vc vem dizer que curriculo não importa, então rasga o teu.

    Resp.; Não uso meu currículum como cartão de apresentação, meu caro. Ele serve apenas para mim. Mostra o que aprendi, mas o que é válido, é que conseguir por em prática. Esta é a diferença.

  15. Cara, vc esta perdendo seu tempo sendo jornalista…Se o transito precisa de um choque, que tal vc ligar o curto-circuito…Ofereça tb esta tecnica ao governo do estado…e ver se eles conclui a bendita Via Expresa…Kkkk

  16. Uma passou quatro meses pra dizer que nao fizeram planejamento? oq se fez nesses meses foram nda… so mais uma prova que nossa cidade esta nas maos de famintos por dinheiro e nao se importam com o interesse publico, a outra entra e diz que no final do ano pra fazer um termo de referencia ai ai, eu faco termos referencias mais complexos em uma semana, na verdade ela esta ai so pra “tapar buraco” a antiga ainda vai continuar mandando …

  17. Abrir licitação até o fim do ano? Ah meu Deus, que sofrimento.Que a nova secretaria de transito tenha culhao pra tirar os carros estacionados no joao paulo9getulio vargas) e joao de deus(tales neto). Se fizer isso boto fé.

  18. Posso até concordar que só currículo não resolve, mas que todo gestor deveria primeiramente se preocupar com a parte técnica isso com certeza. Ponto para Edivaldo Holanda Junior.

  19. Muito bem intencionada essa Fabíola, conheci ela em um congresso sobre transportes, mas administrativamente,hehehehee, essa vai sair frita mais rápido que a outra. Esse mandato do Edvaldo está se tornando uma GRANDE DECEPÇÃO.

  20. Se é ruim com o Canindé, é pior sem ele. Vamos lá prefeito reavalie o Sr.precisa dar um jeito nisso o quanto antes. Aquela secretaria é pauleira.

  21. Acho que ele trocou seis por meia dúzia, Marcos aquela secretaria é coisa de louco e ali só um cabra como Canindé (que é pua pra dá em doido).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *