20

Greve dos professores agora é só política…

Não há outra explicação para a decisão do Simproessema decidir pela manutenção do movimento, após assembleia geral realizada hoje.

Para se ter ideia da divisão na categoria em São Luís, 200 professores decidiram pela manutenção da greve, contra 194 que decidiram pelo fim – uma diferença de apenas seis votos.

O Simproessema é controlado em São Luís pelo PCdoB, partido que tem como líder o presidente da Embratur, Flávio Dino, pretenso candidato a governador em 2014.

O caráter meramente político do movimento fica mais claro ainda quando se analisa a decisão das regionais do Sindicato no interior: apenas três das 16 regionais votaram pela manutenção da greve.

São exatamente as regionais de Chapadinha, Caxias e Timon, onde o PCdoB ainda mantém forte influência política – tanto no poder público quanto na área sindical.

A maioria dos professores concorda com a proposta do governo para o Estatuto do Educador e está disposta a acabar com a greve.

Mas, lamentavelmente, a manipulação do PCdoB impede esta decisão.

Em mais um exemplo de que torce pelo quanto pior, melhor no Maranhão…

 

Marco Aurélio D'Eça

20 Comments

  1. A governadora é uma incompetente, pois não consegue dá uma solução ao fim da greve, aliás vc mesmo publicou uma matéria q era culpa mesmo do governo de Roseana dias atrás, e agora vem querer colocar culpa na oposição. É a lei da semeadura, Roseana vai colher tudinho o q plantou a o longo desses anos como governadora. Ninguém é burro p engolir goela abaixo essas lorotas de vcs Deça.

  2. SEPULVEDA, ACHO QUE VC PODERIA REFLETIR MELHOR QUANDO SE REPORTAR AO PROFESSOR, A FORMAÇÃO DO CIDADÃO COMEÇA, NO SEU PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E VAI VENCENDO ETAPAS, ATÉ CHEGAR NA ETAPA ACADEMICA,SÓ AÍ FORAM VARIOS OBSTACULOS ENFRENTADOS E VENCIDOS COM MUITAS LUTAS,PRINCIPALMENTE POR AQUELES ORIUNDOS DE FAMILIAS POBRES, QUE TENTAM ÉCONSEGUEM VENCER NA VIDA, ENTÃO É LOGICO QUE QUANDO SE OPTA PELA PROFISSÃO DE PROFESSOR NÃO É PENSANDO EM FICAR MILIONARIO, MAS SIM, TER SALARIOS DIGNOS E SER RESPEITADO PELAS CLASSE PATRONAL E PELA SOCIEDADE. PROCURA RESPEITAR O PROFESSOR NA TUA FALA.

  3. É que professor que ser milionário porque se acha importante, todos são na escola, o porteiro, a merendeira, cada um tem sua importância e todos são maus pagos, mas o professor acha que só eles é que são lesados. Não vejo professor andar a pé, também não conheço nenhum com carro caindo os pedaços e todos que eu conheço tem na bagagem álbuns de fotos de viagens pelo Brasil, quando não pelo mundo. Esforço para sobreviver quem faz é o pobre coitado assalariado que ganha pouco e trabalha o dia inteiro no pesado, no sol quente e se pensar em fazer greve vai pra rua, este sim é um desprestigiado! Professor, uma grande maioria, em sala de aula só faz enrolar, essa é a grande verdade.

  4. a educaçao deveria ser a pasta mais bem estruturada de qualquer governo que se diz democrático. O futuro vem através da educaçao, a democracia se fortalece através da educaçao, os regimes ditatoriais se enfraquecem por causa da educaçao, a cultura se enriquece por causa da educaçao, o desenvolvimento se estabele por causa da educaçao, a criminalidade diminui por causa da educaçao, a saude publica se efetiva por causa da educaçao, a tecnologia se estabelece por causa da educaçao, o mercado se fortalece por causa da educaçao, governos corruptos sao postos em xeque por causa da educaçao, políticos ruins nao sao reeleitos por causa da educaçao, as instituiçoes se fortalecem por causa da educaçao….tudo vem por consequencia da educaçao, do educador….mas infelizmente meu Estado é o último em tudo o que falei acima, tudo porque aquele garoto no município de Governador Edson Lobao teve a coragem de falar á governadora o que o nosso Estado nao tem…EDUCAÇAO.

  5. Contraditório o post, mostra ou falta de informação ou má fé mesmo porque justamente por oposição ao Estatuto defendido pelo sindicato PCdo B é que a greve continua na Ilha rebelde, já que traz uma série de prejuízos a curto e a longo prazo muito mais!

  6. Marco, você deixou de fazer aquilo que é indispensável na sua profissão, do contrário, não noticiaria um fato sem conhecimento de causa. Na verdade, a proposta do Sinproessema foi pela suspensão da greve, ocorre que existe um grupo” CONLUTAS” que é de oposição ao sindicato, este é composto por professores mais bem articulados que os da direção do sindicato. Desta forma, estão conseguindo um maior número de adeptos pela manutenção do movimento paredista. Muito embora deva-se ressaltar que muitos destes não participam assiduamente da greve e aparecem apenas nas assembleias. O certo é que apesar de achar que esse sindicato deveria representar melhor a classe, uma vez que trata-se da entidade com maior quantidade de filiados, este não conduz o movimento de forma adequada. Mas, não podemos ser injustos, se dependesse da vontade da direção, hoje terminaria a greve. Foi para isso que o advogado passou horas explicando as mudanças, aquilo que para ele era considerado avanço, e outras coisas. Depois o presidente fez o discurso também pelo fim da greve, então foram encaminhadas as falas, sendo duas a favor e duas contra a suspensão do movimento, cinco minutos cada. Venceu o grupo contra. Simples, assim!

  7. KKKKKKKKKKKKKKK ESSE FUTURISTA DEVE TER FUMADO MACONHA KKKKK TÁ DELIRANDO, TU MORAS EM QUAL PLANETA RAPAZ?

  8. Marco é com tristeza que Eu vejo a Classe dos Professores que é considerada”PENSANTE” como era pra ser,mas os mesmos não merecem esse título é só observar a falta de compromisso dos mesmos com a nossa EDUCAÇÃO,quer um exemplo são os baixos indices dos nossos estudantes em relação a outros estados como no caso do nosso vizinho Piauí e diga-se que os Educadores do Nosso Estado são um dos mais BEM PAGO do País.

  9. Agora tudo e culpa de Flávio Dino Vcs só tem blá blá blá…. Cadê a governadora desse estado que não senta pessoalmente com a categoria pra resolver isso ?? Ou melhor existe governo nesse estado?!.

  10. greve é um direito garantido, o problema é os servidores estão prejudicados e tem que ir pra rua garantir seu direito constitucional, o proefessor é essencial na formação edacionaldos nossos jovens, mais não é uma classe recomhecida pelas autoridades. um professor para sobreviver tem que trabalhar nos tres turnos, porque são mal remunerados. Agora tu vens vincular a greve dos ptofessores a politica, tu mesmo é de mau caráter sem limite, além de ser totalmente asqueroso e mediocre. É como pessoas do teu naipe, que não enchergam a importancia do docente para a sociedade que a profissão de professor aos poucos está desaparecendo, ningué quer mais ser professor neste país, porque os politicos estão acgando com a classe e conta com apoio de um verme que se diz jornalista , acho que nunca de ter passado por uma Universidade, por isso tudo que posta é recheado de odio, de ressentimento e de pura inveja, porque já mais alcançarais o ápice do sucesso profissional, porque nãotem capacidade, e se quiser ter terá que ir budcar junto ao professor. reflete sarará!

  11. VE EH OS PROFESSORES VOLTAREM AS AULAS COM A MERRECA DE AUMENTO DE POUCO MAIS DE CEM REAIS. DESSE JEITO ROSEANA NAO VAI EMPLACAR LUIS FERNANDO.

    E A SAUDADE DO GOVERNO CAFETEIRA QUE PAGAVA 5 SALARIOS MINIMOS PARA OS PROFESSORES MARANHENSES.

  12. SUA ANÁLISE ESTÁ TOTALMENTE EQUIVOCADA, AS CIDADES QUE DECIDIRAM PERMANECER EM GREVE SÃO JUSTAMENTE AQUELAS QUE O PC DO B E SINPROESSEMA NÃO CONSEGUIRAM COOPTAR. AQUI EM SÃO LUIS O MRP TEM MAIS FORÇA QUE O PC DO B DO SINPROESSEMA.

  13. MEU FILHO SE A MAIORIA DAS REGIONAIS APROVAREM O FIM DA GREVE, OS PROFESSORES VOLTAM ÀS SALAS DE AULA. OU ESTOU ENGANADO?

  14. Não podemos tirar o direito dos professores fazerem as suas reivindicações. Tambem não podemos concordar com esta imbecilidade de manter greve por manter, apenas para tentar achincolhar o Governo. Ora, as reivindicações principais não já foram atendidas, então pra quê manter este palanque aberto. Professores, os senhores são formadores de opinião e não vacas de manobra de sindicalistas e politicos oportunistas. Acordem!!!

  15. A análise acima não explica o caso dos educadores (34) que votaram pela manutenção da greve face aos que votaram a favor(30). Esses não seguem orientação politica do PCdoB, da direção do SINPROESSEMA ou do prefeito HC. A principal razão da mobilização pela manutenção da votação dos 34 educadores foi a descrença nas intenções de Roseana que reiteradas vezes descumpriu acordos como faz agora com o não pagto das horas extras aos educadores que acreditaram nela. O maniqueismo Roseana x Dino é totalmente falso para esses educadores. Francinaldo Morais,Caxias, MA.

  16. Mais politica que essa greve é esta postagem: Greve dos professores agora é só política…”. O ser humano infelizmente ver somete o que é necessário às duas vontades. No Maranhão a classe de Professores e a classe da Segurança Publica são desmerecidas há muito tempo. O Flávio vai tomar de assalto esse governo do Maranhão assim como um dia fez o Sarney, com boas palavras e um discuso emocionante, só espero que ele não seja mais um ditador. O Brasil é controlado pela TV e isso ta evidente a cada minuto, por isso que a internet é tão cara. Dessa forma, como o meu sonho de ter uma um jornal que denuncie o errado é difícil de ser alcançado apenas queria que metade da população tivesse boa edução e internet. #Liberdade Já.

  17. Quando o finado era governador a mirante entrava no ar em 5 em 5 minutos, falava que o governador não dava os direitos dos trabalhadores da educação, pari pari pari ate inventavam coisas, essa desgovernada que tirou o artigo que beneficiava os educadores ai não, a greve e politica, e Flavio Dino esta por tras e tratorzão nunca teve atras desse sindicato fraco que o presidente nunca ouvi no radio am.

  18. FLÁVIO DINO E O ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA AO PCdoB E SINPROESSEMA

    Dino ao ver que seu indicado na secretaria de educação balançou e quase caiu tratou de empurrar um assessor para ocupar o cargo ainda que indiretamente. Mandou um senhor de Brasília, funcionário da Embratur há mais de 20 anos. Ou seja, um sujeito que nem maranhense é e que nunca pisou nas ruas enlameadas de São Luís para pedir votos a Holandinha, agora chega e ocupa cargo de destaque e de muito mando na SEMED e dizem que já chegou botando moral, falando grosso com os barnabés daqui. Enquanto isso, os cabos eleitorais e partidários do comunista ficaram chupando dedo. Com a articulação Dino dá um atestado a sociedade maranhense que em seu partido não há ninguém com capacidade para assumir um simples cargo de adjunto. No Maranhão não há ninguém capaz, dentro do quadro da oposição, para assumir um cargo de confiança. Nem no PCdoB, nem no SINPROESSEMA (sindicato espécie de cangália de uso político exclusivo do partido do comunista). Que bonito vocês professores que deram sangue por esse sujeito agora são desprestigiados e taxados de imbecis pelo chefe Dino. Quantos não poderiam assumir a vaga e demonstrar seu valor, mas Dino preferiu trazer alguém de fora. Imagine o governo desse rapaz se ele chegar a ser governador. Quem trabalhar vai ficar chupando dedo. Bem feito!

    Resp.: na verdade, como ele sabe que Holandinha está efetivando os adjuntos no lugar dos secretários, ele tratou de emplacar logo um de sua confiança…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *