24

Pró-Saúde vai controlar Semus em São Luís…

Pró-Saúde privatiza saúde de Holandinha

Ficará nas mãos da Pró-Saúde, empresa de gestão hospitalar que já atuou para o governo maranhense, o controle absoluto do sistema de saúde pública da Prefeitura de São Luís.

Negócio na casa do bilhão de reais.

Edivaldo Holanda Júnior vai entregar todo o gerenciamento do setor à empresa, uma espécie de Organização Social (OS) voltada para o trabalho na Saúde.

No comando da pasta, a empresa terá o auxílio – ou compartilhamento – de outra empresa do ramo, a GSH.

O próprio novo secretário de Saúde, César Félix Diniz, é uma indicação da Pró-Saúde, que indicou também o diretor-administrativo financeiro da Semus, identificado até agora apenas por Israel.

Félix e Israel já estão em São Luís e devem trazer mais gente de fora para auxiliá-lo na gestão a pasta.

A Pró-Saúde tem excelência na gestão hospitalar, mas é a primeira vez que vai comandar uma secretaria inteira, inclusive com o controle financeiro.

E pensar que Holandinha e seus aliados do PCdoB, há alguns anos atrás, criticavam o governo pela sociedade com a empresa.

Mas, no poder, os interesses são outros…

Marco Aurélio D'Eça

24 Comments

  1. Espero com a nova mudança na secretaria dar saude seja tomada as providência em relacao as consulta nos hospital a populacao e humilhada e dependendo do estado físico e cultural perdia seu atendimento e essa ficha só Deus tempo a certeza pra onde ira. Muito cuidado com os administradores de hospital pois e deles que desencadeia uma má administracao acredito eu que uma pessoa só tempo capacidade de adm uma instituicao de médios porte se ela tiver de 45 anos pra frente e tendo passado por diversos cargos desde o mais baixo ao mais alto nao basta ter só faculdade e as experiência sem experiência eu nao preciso eu nao preciso citar nomes. Edivaldo Olanda tempo pessoas que voces deu uma trabalho ao qual os mesmo estão se confundindo com suas obrigacoes sendo aspro e grosseiro esquecendo que a ditadura acabou e essas pessoas acaba denigrindo sua carreira de política nao deixe o poder e sim trabalho e nao emprego e deixei isso bem claro nas suas reunião nao deixei que o inimigo tomei posse de suas determinações. Esta e minha mensagem

  2. Amigos, por onde a Pro-saude passou o estrago foi grande. Pesquisem Tocantins e outros.

    • Acho que o Carlos Augusto tem razão, muitas pessoas escrevem o que não sabem, mas só pra conhecimento, a Pró-Saúde Saiu de Tocantins por falta de repasse e não por administrar mal, acho que no blog deveria ter algo escrito como: “Não especulem o que não têm certeza, dê sua opinião, e se realmente souber o que vai postar, poste, pois enriquecerá cada vez mais este Blog”. Pena que as pessoas podem dizer o que querem. Por isso os políticos falam que vão fazer isso e aquilo sem fazer qualquer tipo de cálculo ou planejamento, e todos votam neles. Castelo que o diga com sua placa que foi colocada no retorno da forquilha dizendo que iria fazer viaduto e até hoje nada.

  3. É muito bom ter sites como este onde podemos expor nossas ideias, sou administrador de empresas e sei a realidade do que nosso sistema de saúde passa hoje, contudo é importante sabermos e termos noção do que falamos, é fácil atacar e difícil ver oportunidades. Privatizar é uma coisa, terceirizar é outra. Privatizar “a grosso modo” é VENDA de uma empresa ou instituição pública (que não será feito neste caso), e Terceirização é a transferência de uma atividade para outra empresa afim de reduzir custos e melhor a qualidade. Sabemos que hoje nossas instituições de saúde estão muito prejudicadas, pois sempre tiveram uma gestão com visão pública. Vocês acham que um hospital com uma gestão de empresa privada vai funcionar da mesma forma que funciona hoje? Pense em melhorias e não em atacar quem quer fazer as coisas melhorarem. E mais, como exemplo, uma unidade mista que trabalha hoje com 1 milhão de reais e ainda funciona mal, ao ser passada para uma gestão de uma empresa especializada o recurso será reduzido para quase a metade e a mesma ainda sim funcionará bem e com qualidade, este é o objetivo a ser alcançado. Outro detalhe, é que algumas pessoas falam que vai ser pago não sei quantos bilhões pra que seja administrada por uma empresa especializada, e pensam que este bilhões será o valor do contrato com a instituição, gente, pensem antes de falar, pois estes bilhões serão atender a nossa necessidade e não para pagar a empresa, é muito ingênuo as pessoas pesarem assim. Se alguém for a SP ou RJ e identificar algum hospital publico que é administrado por uma empresa especializada na área vai saber do que estou falando. Acho que muitos nunca nem ouviram falar no FUMACOP – Fundo Maranhense de Combate a Pobreza, claro que não! Mas pesquisem e vejam o que não sabem… mas só para esclarecer a mente, este fundo é descontado em vários pagamentos que fazemos, um deles é na conta de energia elétrica, onde é descontado 2% quando é ultrapassado um teto de kw/h (a CEMAR não tem nada a ver com isso, só arrecada), e que beneficia alguns programas como: Viva Água, Viva Luz, Primeiro Emprego, Viva Casa, Ações do NEPE, Ações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (como aquisição de sementes para produtores rurais), Restaurantes populares, criados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Aquisição de apetrechos de pesca. Como disse no inicio, o debate é muito importante, obrigado pela participação e espero ter contribuído para alguma coisa.

  4. Lamentavel..a pro-saude e so fachada, vive da propaganda enganosa..pior, fingindo ser beneficente..engraçado que bilhoes de reais podem ser gastos pagando essa empresa fajuta,mas a pra comprar as coisas necessarias ao bom funcionamento das unidades de saude a prefeitura nao tem..

  5. A Pró-Saúde não é uma empresa que irá privatizar as coisas, é uma empresa terceirizada, que trabalha com gestão, assim como as empresas que prestam serviço para CAEMA (Que não foi privatizada),não confundam banana com laranja, esta empresa será uma mão na roda, pois irá deixar as coisas funcionando corretamente e desburocratizando o funcionamento da saúde que tanto está fragilizada.

    Resp.; Terceirizaç~]ao é ceder um hospital, um tipo de serviço ou coisa que o valha para uma empresa privada. Mas entregaqr toda a secretaria de Saúde – inclusive com seu departamento financeiro – é privatização sim. Na terceirização, o titular da pasta age como regulador, cobrando das terceirizadas. Na privatização de Holandinha, o secretário é que é emp´regado da terceirizada. Não há como negar esta privatização.

  6. “mauroc 15/06/2013 – 11:40
    PRO SAÚDE tem dado certo em vários estados e municípios, porque no maranhão não iria dar certo, será que é por ser iniciativa de ROSENGANA?”

    Realmante Mauro, tem dado certo mesmo, olhem o site da mesma: http://www.prosaude.org.br/

    Acho que com essa empresa as coisas podem funcionar, é o que todos esperamos!

  7. boa noite, são nessas horas que estendemos por que nossa saúde não melhora, nosso estado não melhora, uma função que é da prefeitura e da secretaria de saúde simplesmente terceirizada, essas empresas são apenas de faixadas, elas funcionam contratando funcionários, segundo vontades de políticos, sem levar em consideração a competência de cada profissional, com baixos rendimento, sem incentivos para os profissionais, as médicos não tem contratos formais, tendo seus empregos definidos por “boca”, sem contracheque, sem férias, sem decimo terceiro, sem terem sequer o direito de adoecerem , sem nenhuma garantia trabalhista, e esses profissionais tão mal valorizados cuidaram da nossa saúde, como??? e isso tudo para sobrar a o máximo de dinheiro possível para caixa dois de campanhas politicas e para pagamento de propina, assim realmente não tem como nossa saúde melhorar e tão pouco o nosso estado…

  8. A secretaria de estado do maranhao faz isto a mais de 12 anos ,e não tem um corajoso para criticar .Como o ser humano é engraçado.
    Vamos deixar Edivaldo e o secretário Cesar Félix trabalhar .
    Agora a saúde vai alavancar .

  9. Tercerização da secretária? O Conselho Municipal de Saúde, Conselho Estadual e o Conselho Nacional de Saúde aceitam?
    O que a comunidade de São Luis acha disso?

  10. PRO SAÚDE tem dado certo em vários estados e municípios, porque no maranhão não iria dar certo, será que é por ser iniciativa de ROSENGANA?

  11. Só vota em Flávio Dino que é da boquinha dele ou idiota. O cara é o maior safado. Vivi andado de jatinho e helicoptero com o dinheiro do povo de São Luís. Acabou o Bom Peixe, Programa do Leite nas Escolas, a revitalização de Avenidas para fazer caixa para o comunista safado.

  12. É triste saber que a pessoa em quem demos nosso voto de confiança age dessa forma, falta de ética e muito deselegante revistar Dr. Vinícius como se fosse um ladrão, um médico cardiologista renomado e respeitado internacionalmente, que deixou parte de suas atividades para colaborar com sua administração! E o que é pior, nosso prefeito deu esse direito a um forasteiro contra um filho da terra. Lamentável!!! que vergonha!!!

  13. Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!!!
    Pobre da minha cidade. Amo tanto essa cidade, mas ela não tem sorte. Meu Deus! Até quando teremos que aguentar essa turma do EDI-H Junior? São Luis não aguenta mais. Essa turma vai dar o tiro de misericórdia na minha ILHA!!!
    Levanta povo, grite mais forte, não deixe a morte nos levar!

  14. Marco, nao sei como vc espera uma retratação publica do Reitor Svalgado,pela forma absurda grosseira dada ao ex-secretario. O Salgado na indicação do Nina via como nas administrações anteriores a manutenção dos privilégios dados ao HU pela garantia dos quase seis milhões de reais mensais repassados pelo Sistema municipal de Saude para cobrir os gastos como prestador de serviços. Sao serviços nao geridos pelo Semus (esta nao tem noção do que estão produzindo,como por obrigação sistêmica tem que atuar nesse comando) dessa forma tudo passa a ser feito em consonância com a determinação do Reitor também Diretor do HU Natalino,grande astuto e mestre em arrolar os gestores da Saude da nossa Capital. Portanto Marco este nao vai se manifestar em favor do seu ex-pupilo que com toda certeza se o fizesse seria na intenção de nao arriscar a manutenção desse privilegio junto ao SUS municipal.
    Sobre a reportagem hoje concedida pelo ex secretario junto ao Programa do Roberto Fernandes mostrou que ele sabia da deficiência do Sistema Municipal, colocando o gargalo da assistencia ser estrutural pela ineficiência das suas Unidades de Saude, tanto na Emergência como na rede Básica de saúde, coisa que já vem ocorrendo desde a gestão da Helena Castro e no entanto nao deu qualquer impulso para resgatar essa péssima realidade. A falta de assistencia que se nao tivesse na ilha as unidades estaduais especialmente as UPAS, que pelo vazio assistencial passaram a funcionar como Unidades Básicas,Mistas e em alguns casos como Emergências invertendo seu real papel de unidade de estabilização em 24hs.
    Sobre a empresa que esta assumindo o sistema de saúde nao será possível que ira implantar um serviço diferente do que preconiza o SUS, ficando claro com isso que esse Grupo nao tem afinidade com o nosso povo, buscando a solução da ilha TÃO rebelde em outras paragens inclusive massacrando seus próprios seguidores.
    Tudo isso Marco esta acontecendo com muita antecedência tempo suficiente pro povo avaliar bem os nomes para gerir o nosso Estado a partir da próxima eleição . Boa Noite

  15. Estou achando é bem feito, quero que quem tenha votado em Holandinha se arrependa até o ultimo dia de mandato, burros aqueles que acreditaram nessa coisa do novo, e pense bem em quem vão votar pra governador….

  16. SERÁ QUE A HISTÓRIA SE REPETIRÁ ??? POIS, EM 2010 – NA ELEIÇÃO – FLÁVIO DINO PERDEU (EM Nº DE VOTOS) PARA O GRUPO SANEY EM SÃO LUIS. A POPULAÇÃO AGIU ASSIM PARA EXPRESSAR O SEU DESCONTENTAMENTO COM OS DOIS ANOS DE GOVERNO ESTADUAL DO FALECIDO GOVERNADOR JACKSON LAGO . FOI UMA DERROTA DOÍDA, PORÉM INDIRETA. AGORA, FLÁVIO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO A “OLAMBA”-, QUÊ JÁ ESTÁ NAS GARRAS DO POVO E EMPURRA O PRESIDENTE DA EMBRATUR PARA A BOCA DA LEOA.

    Marco Antonio Carvalho Diniz

  17. Existe em mim uma grande preocupação: a ótica do povo sobre a teórica e metamórfica Administração Holanda Júnior. SÓ ISSO !!

    Marco Antonio Carvalho Diniz

  18. PRA QUE TRAZER LADRAO DE FORA, SERA QUE NEM PRA ROUBAR OS LUDOVICENSES SERVEM? BOTA UM LADRAO DAQUI, RAPA!!!

  19. Não tenho nada contra o Senhor Félix e Senhor Israel. Porém foi atestado com a chegada deles a São Luís para gerenciar a saúde que não temos nos quadros do governo pessoas qualificadas para gerenciar ou quando temos elas não se submetem as regras do poder. Isso é triste para nossa cidade e para os milhares de profissionais que ai estão sendo chamados de incompetentes para administrar, o que li em um blog é que o Senhor Félix administrava um hospital no Pará e agora vai comandar uma Secretária em São Luís espero que de certo, pois o que vi em Belém foi hospital mandando as pessoas para casa e sem médico de plantão.

  20. LAMENTÁVEL, São Luís está jogada nas mãos de LOBOS em pele de cordeiros :'(

  21. Não existe ditado mais certo do que: SE QUISERES DE FATO CONHECER UMA PESSOA, DÊ PODER A ELA!. Isso é verídico demais. Holandinha um lobo na pele de cordeiro, está só mostrando quem ele realmente é. A cidade está um caos, em todos os aspectos. Já estamos no mês de Junho e ndaaaaa de mudança, neeem de resultados. 🙁
    O povo de São Luís está de olhoo viu, e por onde se vaai só se ouve críticas a respeito do nosso GESTOR HOLANDINHA. #TRÁGICO#

  22. Pra eu escrever essas poucas palavras é muito difícil, eu fui um dos que acreditaram no atual prefeito, votei pra ele no 2º turno, sempre vim a esse blog, e quando via as noticias postada pelo titular do mesmo ficava zangado, pois via tais noticiais com uma forma de “perseguição” do titular pelo prefeito e sua equipe, achando até que o mesmo, por estar de fora da ‘boquinha’ estava era com raiva, pois bem…
    Hoje, depois desse fato lamentável da exoneração do Sec. De Saúde, e da forma com que foi feito vejo que eu sempre estive ERRADO e o Marco D’eça e outros blogueiros é que estavam CERTOS, pra vocês e para o D’eça isso pode ser besteira, mas pra eu chegar a escreve isso aqui é porque realmente agora ví o tamanho da merda que fiz. Meus amigos sabem o tanto que falo, ou falava do D’eça aqui…
    Vendo a atual situação da cidade, não precisa ser muito inteligente para saber que nada mudou, e pior, fez foi piorar em vários pontos, saúde, transito e transporte, só pra não falar em todos.
    E com a chegada da Pro Saúde pra gerir a saúde aí é que a merda foi grande mesmo, quem conhece a pro saúde sabe do que estou falando.
    Hoje me vejo até em duvidas sobre a possibilidade de ver Flávio Dino como governador, como será que ele irá gerir o Estado? Pois é publico que a administração municipal foi ‘gerada’ pra ser um espelho para o Gov. do Estado.
    Parafraseando o titular do blog: Esse prefeito não conhece a cor da chita, simples assim…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *