24

E o blog, mais uma vez, tinha razão…

http://blogdoronaldorocha.com.br/wp-content/uploads/2013/06/manifesta%C3%A7%C3%A3o.jpg

A imagem mostra fedelhos manipuláveis à frente da tropa

As covardes cenas de vandalismo, quebra-quebra e arruaça protagonizadas por marginais disfarçados de manifestantes, ontem, no Centro de São Luís provaram a sensatez e a serenidade das críticas deste blog aos protestos teleguiados que eclodiram pelo Brasil sem nenhuma razão coerente de ser.

Colegas jornalistas chegaram a criticar o blog pela postura, e sentiram na pele o preço da própria demagogia.

Os protestos-sem-causa que marcam o Brasil da Copa das Confederações não têm razão de ser.

E não têm razão de ser também em São Luís.

São manipulados por espertalhões da política e desocupados de movimentos sociais, que conduzem jovens alienados e adultos sem instrução para formar fila, como gado, tangido para onde querem os líderes.

No meio deles, uma gama de marginais e arruaceiros, que se aproveitam exatamente destes manifestos sem causa para roubar, saquear e destruir – por que um movimento organizado, com causa estabelecida, metas traçadas e objetivo específico, não dá espaço para marginais.

Chega a ser tonta a tentativa de parte da imprensa de querer minimizar a participação de vândalos no movimento, usando o mantra da Rede Globo de que representam “apenas uma minoria”.

Não existe minoria em multidão. O vandalismo ocorre em todo tipo de protesto. Minimizá-lo é covardia de quem teme pela própria opinião.

invasão_leos

Vândalos tentam afrontar a imprensa que dava segurança aos palácios

O prefeito Edivaldo Júnior (PTC) também sentiu na pele, por que quis fazer média com seus parceiros políticos por trás do movimento e acabou expondo o prédio do Palácio La Ravardiere – que apenas está ocupado temporariamente por ele, mas pertence ao povo de São Luís.

Manipulado pelo PCdoB, Holandinha se deixou levar, achando que estes comunistas iriam controlar o movimento, direcionando-o apenas ao Palácio dos Leões.

Mas um movimento sem causa não tem cabeça, por isso foge ao controle – e o resultado foi o vandalismo no prédio da prefeitura.

Digna de elogios apenas a polícia maranhense, que se conduziu de forma correta, agindo duro quando teve que agir e observando quando se fazia necessário.

Este blog continua a crítica ao movimento por dois motivos:

1- ele não tem razão aparente de existir e está sendo levado apenas pela onda midiática que domina o país;

2 – as causas apontadas são extemporâneas por que fora de contexto e de época; incapazes, portanto, de gerar resultados.

E como sempre, os fatos acabam por dar razão ao blog.

É simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

24 Comments

  1. ESTES PROTESTOS PELO BRASIL AFORA ACABOU DE TE MATAR..como blogueiro, ficou agora sem crédito depois que derrubarmos os Palácio dos Leões, digo isso simbolicamente pelo vontade do POVO autentico, sem vandalismo e por JUSTA CAUSA DOS PROTESTO, sua Mirante e teu emprego estão na mira, se o caldo engrossar pelo BRASIL afora, vc faz parte a minoria que defende o comodismo, a bandalheira dos políticos sem exceções de partidos políticos, pois todos são farinha do mesmo saco que vc come.

    Vc disse: que apenas está ocupado temporariamente por ele, mas pertence ao povo de São Luís.

    Assim com o a Governadora terá o mesmo fim cara.

    SEJA IMPARCIAL…alienado da familiazinha ..que sabe quem te sustenta.

  2. sr. jornalista te prepara para morder a tua língua, as manifestações revelam que o país está em processo de transformação.

  3. E do transporte público de São Luís. Ninguém lembrou? Deve estar em ótimas condições. 2,10 , 2,30 para a grande massa da população com nível baixo de renda é caro demais. Ônibus sucateados e adquiridos de outros estados em péssimas condições de uso, terminais de integração que viraram pontos de venda e consumo de crack. Andar nessas carroças melhoradas, mesmo que no domingo. 1,05 ? De graça já seria caro.

  4. Quando olho essa “juventude” cometendo esse tipo de ato, fico profundamente preocupado com o futuro do nosso país. A cada 10 jovens que participaram dessa palhaçada, 3 sabem o que estão fazendo e o motivo pelo qual estão ali, 1 vai para roubar, 1 vai para vandalizar e os outros 5 estão ali só pelo fato de “todo mundo” ter ido. Desocupados, uma Manifestação não é isso, o que vocês estão fazendo nada mais é do que o retrato de vocês, não respeitam ninguém. Meu velho pai dizia: O teu direito termina, onde o meu começa. O teu direito de manifestar não poder ultrapassar o meu direito de ir e vir. Não pode ferir ao direito do meu patrimônio e do patrimônio público. Aquele que por Ação ou Omissão viola direito alheio comete CRIME, quem vandaliza comete o ATO e os que em volta aceitam estão se OMITINDO, CRIMINOSOS DA MESMA FORMA.

  5. Pessoal nao percam tempo…ele soh faz isso pra polemizar e ter mais acessos neste blog de araque.

  6. concordo com vc estava la bem na frente e ouvir um rapaz que tava com megafone gritando não a pec37, e logo em seguida perguntou pro outro o que era pec37, teve brinca entre oe lideres dizendo que não sabiam qual percurso tomar queriam ir para ponte do são francisco outros pra prefeitura outros pro palacios uns falavam em rua grande o certo é que eles não se prepararam para o tamanho do monstro que criaram nem eles pensavam que daria tata gente e se perderam ficou sem controlhe só basta um pra explodir a bomba e isso é uma tremenda irresponsabilidade sem falar que tinha gente com litro de wisk e fumando maconha, tinha gente gritando pedindo a liberação da maconha gente simplesmente gritando sem sentido algum o certo e que se perderam e uma multidão sem comando sem estrategia com bebados no meio drogados só podia dar no que deu espero que sabado seja diferente que as pessoas saibam realmente o que querem sem drogas, sem bebidas alcoolicas e qe os lideres tenham o controlhe e que pessoas com o menimo de senso e que realmente saibem o que fazem conduzam essa massa para as verdadeiras causas socias, e que nas proximas eleições essas mesmas pessoas saibam vota pois a verdadeira revolução tem que ser nas urnas

  7. Felicitações Marco, muito bem expressa sua opnião, mesmo que em alguns pontos não concorde, o parabenizo pela integridade em nunca se deixar levar pelos outros e cabe lembrar a estes que ainda é possível se ter a liberdade de opnião e expressão neste país mesmo que para o momento muitos acreditem que se tornem obrigados a seguir esse tipo de manifestação que sinceramente acredito que poderia repassar muito mais do que realmente entrega.

    Resp.: É exatamente esta a minha crítica, meu caro: muitos estão seguindo o rebanho, sem a mínima noção do que fazem. Grato pela particpação.

  8. Pelo amor de Deus!! Como que vc se diz jornalista?!?!?!
    Eu mal comecei a ler e já vi que vc não tem nenhum pingo de noção!!! Sou estudante universitário e condeno esta sua declaração ridícula! Estamos lutando por um país melhor! E o vandalismo não me representa! Formar fila como gado?! Quem és vc pra falar isso sobre um movimento apartidário?! #puto!!!

    Resp.: Você condena, é?! E..???

  9. Bem li e li novamente e tentei entender, bem conclusão primeiro quem o sr. é ou pensa ser pra conceituar uma manifestação que em seus 99,9% foi pacifica? Agora sobre seus colegas jornalistas ainda bem que não foi a profissão que escolhi pra mim pois agora teria vergonha de chama-lo de colega de profissão, já que o Governo está maravilhosamente bem e conduzindo o Estado como um modelo, caro amigo acho que então 99% do Brasil tá errado e você com toda sua imensa sabedoria advinda de sua total clarividência de um futuro prospero para o nosso estado se continuar dessa forma deveria receber um prêmio, mais voltando sei que temos o direito de ir e vir o que nos foi negado ontem quando solicitado aproximação do Palácio que não é meu não é seu e muito menos de quaisquer governantes que ocupem o poder mais sim do POVO. Isso é constitucional e você em toda sua falacia não ira mudar isso. A imprensa “repórter” responsável pela gravação da TV Mirante foi gentilmente convidado a se retirar e o mesmo simplesmente RIU isso RIU de quem pediu justamente pra evitar isso, e eles não foram agredidos em momento algum eu esta bem próximo deles, em sequer um fio de cabelo, ora me diga se não sou bem-vindo a sua casa o que você faria me serviria chá?

    Aprovo a atitude dos manifestantes simplesmente ignorar e não dá qualquer tipo de entrevista pra essa emissora já citada.

    Com relação a atitude da polícia sim tivemos excessos de ambas as partes, mais NADA NADA justifica 3 dos policias ali pra garantir a segurança de todos sacarem pistolos “ARMAS DE FOGO” e apontarem pros manifestantes isso ninguém me falou eu vi. Infelizmente não tenho provas, acredita quem quiser, mais sei o que vi.

    Então acho simplesmente que anos de estudos seus em uma Universidade não lhe garantiram muito esclarecimento da realidade atual.
    Seria bom voltar e estudar o cenário politico e de gestão. de nosso Estado e País, pra ai sim com base em fatos e não através do seu achismo que a ou b têm razão.

    PS – Sobre o comentário de gado até podemos ser gado, mais infelizmente os poucos como você são mulas.

  10. O maranhão ta despertando do sonolência Sarney. O troco será dado a oligárquia. Roseana se escondeu aonde?

  11. Acompanho teu trabalho e reconheço que a maior parte das informações apresentadas neste espaço contribuem significativamente para as discussões acerca dos contexto político, social e econômico que nos cercam. Mas você parece desconhecer, pelo menos despreza, o atual estado das coisas neste estado e nesta cidade. Te admiro por ter coragem de reconhecer que tem um posicionamento alinhado ao atual grupo político que governa nosso estado, já que na maioria das vezes usa a informação que detêm para defendê-lo; mas querer negar que as manifestações não são legítimas e que não tem sim razão de ser beira a insensatez. Só me cabe respeitar teu ponto de vista e manter o debate no campo da ideias.

  12. Os gastos com a copa são extemporâneos?! quer dizer que os estádios foram construídos com bilhões e a hora de protestar era antes, agora não pode mais! Que argumento ridículo. Agora todos devem aceitar calados o que vem sendo feito, não exigindo prestação de contas, sendo que o evento principal é só daqui a 1 ano. É o mesmo discurso que Ricardo Murad usa nos hospitais que ele constroi, sem prestar consta pra sociedade e torcendo pra cair no esquecimento do povo.
    O mais engraçado que quanto aos outros temas que levantei tu não te manifestou né?!
    Ou seja, tu um jornalista bobão, que vai na onda de outros que falam asneira (Kenard e Reinaldo Azevedo – esses pelo menos sabem construir argumentos), não sabe o que diz.
    Reitero: vai dormir, é o melhor que tu faz.

  13. Marco d’eça para delegado de policia, para prefeito, para presidente, para professor e para cidadão exemplar!!! O cara é mais narcisista da blogosfera prostituta!

    Resp.; Eu sou apenas bom no que faço, eu caro. E tenho consciência disso, gostem ou não quem não me odeia. É simples assim.

  14. Na verdade vc está com o cu na mão pq um dos alvos dos protestos é SARNEY seu patrão, por isso vc nao quer manifestações. Pq não faz jornalismo de verdade e para de babar ovo?

  15. Em que país você vive? Já passou pela porta de um hospital público? Você já precisou do transporte coletivo? Estudou numa escola pública da periferia? Está plenamente satisfeito com nossos governantes?

    A indignação por conta do aumento das passagens foi apenas um estopim para a demonstração da insatisfação por conta de muitas outras questões estruturais que nunca tiveram o devido tratamento neste país, neste estado e também neste município.
    Por certo que atitudes descabidas, desmedidas e irresponsáveis, e não menos criminosas, praticadas por alguns marginais que se infiltram nas manifestações, que são inquestionavelmente legítimas, devam ser rechaçadas e punidas.

    Resp.: recomendo a vc leitura dos posts que estão nas categorias institucional e editorial. Aí vc saberá de onde eu vim e o que eu significo.

  16. A polícia terá sempre que legalista e esse comportamento dela diante do manifesto, somente enaltece o prestígio e a credibilidade que a sociedade tem com a polícia militar, parabéns aos policiais foi um comportamento digno de elogios que as lideranças dos movimentos tem que reconhecer e cooperar para que tudo tenha um saldo positivo no final.

  17. O prefeito deveria contratar Marco Deça, o sabe tudo, para dar “assessoria de comunicação”, nos moldes do brilhante deputado Weverton Rocha.

  18. Os protestos não tem razão de existir?
    Tu vive em qual mundo?
    A Cidade esta um caos, o Estado esta um caos,… nossos politicos são todos picaretas!
    Eu não sou defensor do #FORASARNEY, pois vejo que Flavio Dino é igual a essa trupe que esta no poder, porém,… se o povo ficar calado, a BAGACEIRA vai continuar!
    Com relação ao movimento não ter um motivo exato,… ou tu vive no mundo da lua, ou tu é doido mesmo,…
    O POVO CANSOU DE SER ROUBADO!!!
    Podem chamar de revolucionarios sem causa ou coisa do tipo,… mas,… de tanto ver jornalismo com causas obscuras,… qualquer ato que seja pra PROTESTAR merece apoio!

  19. A PEC 37 é extemporânea?! os gastos absurdos da copa são extemporâneos?! A corrupção que assola o país é extemporânea?! a falta de educação digna e a falta saúde de qualidade para a população maranhense são extemporâneos?!…São esses os fatos que dão razão para o blog?!…cara, vai dormir, é o melhor que tu faz!

    Resp. Claro que são. Os estásuos já estão prontos. Querem o quê? Que sejam demolidos? Quanto a PEC, garanto a vc que 90% dos manifestantes não sabem o que é isso.

  20. Rapaz tu te acha com esses papinhos furados que vc posta né. Vc é de qual partido?

    Resp.: de nenhum. Nunca me filiei a partido politico, nao sou sindicalizado, nao participo de associações, nao faço parte de confrarias, nao vou à igrejas… Tudo isso pra mim é alienação.

  21. “Os protestos-sem-causa que marcam o Brasil da Copa das Confederações não têm razão de ser”.
    Marcos em que país vc vive???
    Falar é simples assim!!

  22. Em tempo, os prédios que foram depredados não pertencem de forma restrita “ao povo de São Luís”, Mas, são sim, um patrimônio de toda a humanidade. O que agrava ainda mais a ação dos delinquentes.

  23. “Os protestos-sem-causa que marcam o Brasil da Copa das Confederações não têm razão de ser.”
    Marco em que país vc vive!!!
    Falar é simples assim!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *