23

A sensação de insegurança e a ausência da polícia…

CAJAZEIRAS

Com medo, população voltou pra casa, ontem, e a cidade ficou assim, vazia

O pânico que se estabeleceu na população desde ontem, com os inúmeros boatos sobre arrastões e ações de vândalos por toda a cidade – nenhum confirmado até agora – só será controlado com uma ação da própria polícia.

E não adianta a cúpula da Segurança Pública ficar no ar condicionado de seus gabinetes dando entrevista atrás de entrevista para tentar acalmar a população.

Aluísio Mendes chega a quase culpar a população por se amedrontar diante dos boatos. Pior é ver jornalistas embarcando na onda aluisiana e repreender pais e mães de família que se apavoram diante das possibilidades de serem vítimas de gangues.

A cidade só voltará à rotina quando se sentir segura.

E esta sensação de segurança só se restabelecerá com a presença da polícia nas ruas.

RESPOSTASEGURANÇA

Aluísio, auxiliares e aliados em entrevista no conforto do gabinete: “artificialidade”

O cidadão comum, o trabalhador, o estudante, a dona de casa e, sobretudo, as crianças, precisam superar aquela sensação de insegurança, que o secretário Aluísio Mendes teima em classificar de “artificial”.

Mas isto só vai acontecer se o cidadão puder ver nas esquinas, nas proximidades das escolas, nos bairros, nas ruas e avenidas, as viaturas policiais, os militares… enfim, a polícia presente – tranquilizando as pessoas que se sentirem temerosas.

Como o setor de Segurança vai fazer isso sem um efetivo necessário não é um problema do blog, mas da polícia.

Ao blog cabe analisar a situação e apontar o que entende ser necessário.

E na visão do blog, isso é o necessário…

Marco Aurélio D'Eça

23 Comments

  1. Ontem, o GTA fez uma mega operação (gastando muito dinheiro), aqui na vila zé nina, no são cristóvão, lugar mais conhecido como “vl. papoco”, para prender um marginalzinho, de 1,50 m de altura, que anda amedrontando a população dele lugar. Ressalte-se que ele já cometeu vários homicídios, inclusive o último, no mesmo bairro, teve cobertura da imprensa e reportagem dos familiares da vítima. Pois bem, nessa operação o GTA fez sua parte e o prendeu, contudo, na mesma noite, o mesmo meliante foi solto e uma grande festa foi realizada na rua do codozinho (são cristóvão) pela sua família, inclusive os familiares dizendo que vão descobrir quem anda denunciando ele!!!Ora, caro deça, ele foi solto por amigos da família que estão na polícia (jeitinho brasileiro $$$$), aliás todas essa informações foram passadas ao disque denúncia, que inclusive disse que o mesmo não ficou preso pq não consta uma ocorrência dos seus homicídios!!!!ORA, COMO NÃO????!!!!se ele cometeu esse homicídio, passou na imprensa, e a polícia civil, como obrigação legal, esteve no lugar e de ofício deveria ter aberto um inquérito e como agora vem essa informação que não consta ocorrência????¹?!!!!Deça, por favor, repasse essa informação, urgente à cúpula da secretaria de segurança para que alguma coisa seja feita e mais vidas não sejam ceifadas, claro, mantendo o sigilo dessa fonte. Ademais, alerta-se que a nossa cidade chegou a essa situação caótica, pq os órgãos não deram uma resposta rápida a essas demandas, ficando a sensação de impunidade e alimentando novas ações criminais, aliás é o sentimento instalado nessa região…impunidade total…Aguardo sua ajuda. Obrigado.

  2. A justica nao solta: mais d sessenta por cento dos presos maranhenses saopresos provisorios. Vejam o site do cnj. Ou seja a regra e aguardar o processo preso. A justica nao andasoltando cm se diz. Quem trabalha. Seguranca publica tsm q conhecer estas estatisticas.

  3. Mario macieira disse algo interessante ontem: estranha-se a conduta de um secretario q diz q a policia faz a sua parte e o judiciario solta, pq isso demomstra o desrespeito dele pslo judiciario. Concordo. A policia nao faz a sua parte menos de dez por cento dos homicidios praticados tem suas investigacoes concluidas.ndeste total o judiciario reconhece as mais diversas nulidades: prisoes e buscas sem mandado escamoteadas em prisoes em flagrante, confissoes a base d tortura, escutas ilegais, fraide processual e etc. A judiciarionaplicana constituicao e faz controle de legalidade. O secretario sabe o q e isso? Outra coisa….

  4. Caro blogueiro, vou defender governo do estado: nos ultimos quatro anos (pdriodo em q roseana titulariza o giverno do estado e aluisio candidato desde sempre a secretaria de seguranca) a frota dz pmma e policia civil foram quase q totalmente renovadas. Com o armamento ocorreu o mesmo. Os soldos dos pms foram aumentados’ ainda q a custa d greve. Foram adquiridos 3 nvs helicopteros. Logo, toda a estrutura foi melhorada. Cm entao os homicidios aumentam s razao de 30% ao ano%. Q ta faltando entao? Capitao nascimento fdz uma deixa no filme 1: se as viaturas fossem colocasas onde os crimes ocorrem a populacal estaria segura. Digo mais ta faltando inteligente p coordenar td isso. O q impressiona e q na epoca da euridice vidigal – ptofessora – morria menos pessoas. Mudem o secretario.

  5. Esse Raimundo Cutrim é aquele grileiro que tem irmão traficante ?? Acho que seria um bom secretario mesmo. #ironia

  6. “…Sensação de insegurança…”.
    Pergunte o que é isso para que teve um filho, um pai, uma mãe, um amigo, um conhecido executado por esses bandidos que agem livremente sem que as autoridades se incomodem com as suas ações monstruosas.
    Lamentável!

  7. Olá Marco,
    você sabe nos informar se a Prefeitura emitiu alguma nota sobre o ocorrido? Afinal, na minha opinião, o mais natural possível era o prefeito ter aparecido e emitido algum comentário sobre os fatos. O sumiço dele em um momento como esse é péssimo e demonstra falta de firmeza no ato de governar. A policia militar e o sistema penitenciário são responsabilidade do Estado. No entanto, os fatos aconteceram em São Luís. Portanto, a Prefeitura deve se pronunciar também.
    Abraço,
    Ivaldo.

  8. ISSO SÓ ACONTECE NO MARANHÃO, OS FILHOS DO SARNEY ESTÃO BRIGANDO ENTRE SI, TÁ NA HORA DE IRMÃ ROSENGANA FALAR PARA OS IRMÃOS, “PAREM COM ISSO CRIANÇAS, PORQUE VOCÊS BRIGAM, NÃO HA MOTIVOS, PORQUE VOCÊS TEM DE TUDO, QUAL É O MOTIVO?”

  9. Um secretário que nao sabe nem dar uma entrevista vai saber gerenciar um situação dessa? Não há planejamento por não haver neurônios..não se tira leite de pedra.

  10. Caro Blogueiro Bom Dia!!

    Analise está situação: O Governo diz que está preocupado com a segurança, mas planeja um concurso da pm/bm MA, prometendo 2.200 homens e só entrega 1.650 homens sendo que desses uns 150 estão como recomendados, mas, estão acima da idade e foram barrados no curso de formação sendo mandados para casa e aguardar uma decisão do Governo que tentaria resolver tudo, mas, até agora não resolveu nada!!! Caro blogueiro o Governo investiu praticamente um ano em mais ou menos 200 ou 250 pessoas acima da idade, pra agora dizer que não quer! Por que então perdeu esse tempo e dinheiro público com candidatos que não iria usar? Por que não barrou na inscrição, no teste físico e nas outras etapas? Gostaria que o nobre blogueiro comentasse sobre esse assunto.

  11. Bom Dia,
    O governo diz que vai entregar 2.200 policiais do ultimo concurso, ma só tem 1.650 sendo que desses tira uns 150 que estão com problemas e foram afastados!! No entanto gastou dinheiro publico investindo quase um ano em candidatos, um total de quase 250, que não iria aproveitar, por que então no ato da inscrição não fez a exclusão deles por ter a idade superior a exigida no edital? Deixou que fizessem : prova, teste físico, exames médico para no ato da inscrição dizer que não iria aproveitar eles?

  12. COM ESSE UCHOETE NA SEGURANÇA PENITENCIÁRIA O CAOS VAI AUMENTAR.
    PORQUE ESSE INCOMPETENTE UCHOA NÃO PEDE DE VOLTA MUITOS AGENTES PENITENCIÁRIOS QUE FICAM SÓ NA MOLEZA NO SIOPS NA V PALMEIRAS,E OUTROS AGENTES PENITENCIÁRIOS QUE ESTÃO EM DIVERSOS ÓRGÃOS DA ADMINITRACAO DO ESTADO.

    O MESMO ALUIZIO DEVE PEDIR A VOLTA DE PMS, PARA O QGPM PARA TRABALHAREM PATRULHAMENTO,OU MESMO OFERECER EXTRAS A PMS QUE ESTÃO DE FOLGA E FÉRIAS,E POR FIM DAR TOLERÂNCIA ZERO PARA ESSES BANDIDOS QUE AMEAÇAM NOSSA SÃO LUIS……..ACORDA ALUIZIO!!!! Essa BANDIDAGEM ESTA MAIS ORGANIZADA DO QUE NOS IMAGINÁVAMOS,E ESSE BANDO DOS QUARENTA TEM MAIS DE 4000 ,DIGO “QUATRO MIL”. MALACOS PRONTOS PARA COLOCAREM PANICO NA POPULAÇÃO.
    JÁ PASSA DA HORA DE RESPONDER A ALTURA,E MANDAR TODO MUNDO FICAR EM CASA A PARTIR DAS 22h.E MALANDRO ENCONTRADO A NOITE TEM ÊH QUE PEGAR UMA TACA ……..ÊH TOLERÂNCIA ZERO OU A COISA VAI PIORAR. ESSA ÊH MINHA OPINIÃO…….E ALUIZIO,SERÁ NOSSO DEP. FEDERAL,PARA ACABAR COM ESSAS LEIS BEMEVOLENTES COM BANDIDAGEM E MENOR BANDIDO.

  13. mas também, a governadora não está nem aí pra segurança… anos e anos sem concurso… ela que tem que tomar a frente da situação!

  14. Roseana,
    Bota Carcará que esse bonde entra nos trilhos. No final, daria pra fazer até um filme: “Carcará e os 40 bundões”.

  15. Por que vcs blogueiros mirantianos insistem em dizer que tudo o que está acontecendo não passam de “boatos”? Será que por serem apenas “boatos” a governadora não veio se pronunciar? Terá sido por isso. Afinal de contas “boatos” são apenas” boatos” não é mesmo? E a rebelião que se deu em Pedrinhas foi “boato”? As mortes que ocorreram deixando vários familiares desesperados em busca de noticias também foram só “boatos”?

  16. Não adianta culpar Aluisio pelo esbandalho do aparelho de segurança do estado, pois todos sabem da sua incapacidade para comandar o setor. A culpa é exclusiva e de inteira responsabilidade da governadora que também incompetente não procura dotar a segurança publica com seus melhores quadros na direção. Suas indicações de chefia se dão por gesto de compadrio politico. Roseana deixa de administrar o aparelho estatal para fazer politica 24horas por dia, por isso o estado encontra-se nesse verdadeiro caos. Os recursos públicos estão sendo carreados para atender as demandas dos aliados políticos que são gastos a seu bel prazer. Apesar de tudo isso, note-se que seu candidato nunca consegui atingir ao menos 20% de aceitação. Vai enterrar todo o recurso do tesouro no bolso fundo desses politiqueiros que a cercam e só servem para bajular. Está, portanto, enterrado mais um governo dessa senhora.

  17. Analisando pela metodologia D’eca, isso dever ser culpa do prefeito, do holandão, do marcio jerry e cia. Quanto a governadora, esse é o melhor governo da vida dela, ts, ts, ts, lamentável. ACORDA POVÃO !!!!

  18. O que vc não entende, ou não quer entender, é que esse Gov. DESGOVERNADO, TOTALMENTE INERTE, TEM QUE VAZAR, SAIR MORRER…ESSE SEC. SÓ QUER MESMO, É ENCHER O BOLSO PARA A CAMPANHA DELE….QUER SER DEP. FEDERAL…TU VAI GANHAR NA CASA DO CARAALHOOOOOO

  19. Uma noticia boa.vão liberar hoje 200 presos de pedrinhas para passar o dia das crianças em casa.em uma péssima hora!quantos desses devem voltar???

  20. A polícia militar do Maranhão foi classificada, em pesquisa acreditada, COMO A MAIS OBESA do Brasil. Há uma justificativa para esse título: não se vê polícia na rua (só no quartel e em segurança de autoridade) e os poucos que atuam na segurança o fazem DENTRO DE VEÍCULOS. Não se vê policiais em praças, no centro, em dupla Cosme e Damião. Carro plotado até que se vê. Mas serviço, mesmo, ainda é muito precário.

  21. Esse secretário de insegurança Aluízio só quer saber de conforto e se dar bem, forjador de inquérito e proteger figurões patrocinador de campanhas tentou incriminar o dr.cutrim pra tomar o lugar dele e agora vem com esse papo de artificial ele fala assim porque não é com a família dele que está lá atrás de notícias fora Aluízio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *