9

Sociedade e governo precisam valorizar policiais…

http://www.tribunadomaranhao.com.br/images/policial-francinaldo-costa-pereira-morto-no-trailer-da-vila-nova-77244.jpg

Corpo de PM morto em trailler na Vila Nova

Por Neto Evangelista*

Francinaldo Souza Pereira era uma pessoa como qualquer outra. Com certeza tinha um time de futebol preferido, gostava da companhia de amigos, era amado por sua família e tinha uma vida normal até certo ponto. Porque em certo ponto, Francinaldo Pereira colocava uma farda de policial e saía de casa arriscando a vida para proteger e servir a sociedade. Quis o destino que caísse tombado em um trailer da PM na Área Itaqui-Bacanga no último sábado vítima de traficantes. Não se viu uma única manifestação enfática que protestasse por Francinaldo, tanto do Governo quanto da sociedade.

Precisamos valorizar nossos policiais.

Até o último sábado vários policiais foram assassinados no Maranhão em 2013. Uns em serviço, outros não. Contudo, o que se viu em todos os casos foi um silêncio ensurdecedor. Não houveram passeatas, nem grandes cerimônias, nem notas oficiais de lamentação. A morte destes doze homens simplesmente foi esquecida.

Já no dia 3 de janeiro, Condismom Pereira da Silva foi executado em Balsas e teve sua arma roubada. Poucos dias depois o sargento PM Gilmar Pestana Cruz de Azevedo levou um tiro no rosto quando voltava para casa em um ônibus no Jardim Tropical. Nilson Fonseca de Santana, policial civil do 6º Distrito Policial da Cohab, foi vítima de latrocínio em abril. Em 4 de junho, na cidade de Timbiras, o cabo da Polícia Militar Manoel Domingos Moreira foi assassinado por traficantes durante uma perseguição. Em Vitorino Freire o policial civil João Elvídio Silva Filho, de apenas 36 anos, também foi morto por traficantes em agosto.

Em 17 de setembro, o PM reformado Acrísio da Paixão Caldas, 52 anos, foi morto por bandidos durante um assalto na área da Cidade Operária. No começo de outubro o policial civil Deodoro Rundacof foi decapitado e m Barra do Corda. Seis dias depois, o cabo reformado da PM Leônidas Rabelo Silva, conhecido como Cabo Silva, foi executado a tiros a mando de traficantes. Ainda em outubro, o PM Osvaldo Viana Vale Filho, foi baleado na cabeça ao tentar impedir um assalto a banco em Vitorino Freire.

http://s03.video.glbimg.com/x240/2947846.jpg

Policiais em serviço nos bairros: risco de vida

Ednaldo Bastos Diniz, de 25 anos, morreu em outubro durante um “bico”. Joerbeth Barros Damasceno, também morreu no mês passado. Morreu na porta de casa com um tiro no peito. Foi mais uma vítima do tráfico.

O que se observa na maioria destas mortes é a guerra silenciosa que traficantes travam contra nossa polícia. Sabem o motivo de policiais incomodarem tanto? Porque eles impedem traficantes de usurparem a alma de nossos familiares, amigos e conhecidos. Policiais estão perdendo a vida por todos nós!

Por isso eu gostaria de pedir às autoridades e pessoas que estão lendo este artigo: val orizem e defendam nossos policiais.

De uns tempos para cá é normal ver gente apenas apontando os erros da Polícia. Essa generalização é de uma injustiça e em nada ajuda na melhoria das coisas. Você pode ter restrições por um motivo ou outro qualquer, isso é normal, mas lembre-se que a maioria absoluta dos policiais arrisca a vida para impedir que seu filho se torne um viciado em crack ou que sua esposa seja feita refém em uma agência bancária. No atual momento, mais do que tudo, a sociedade e o governo precisam abraçar e apoiar nossos policiais.

Lembre-se, eu insisto, tem pessoas perdendo a vida para defender você.

E essas pessoas são policiais…

*Deputado estadual do PSDB

 

 

 

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. Parabéns ao deputado, e pra muitos que falam q o deputado levantou a voz só agora, deveria vê que ele foi o unico deputado a se acampar na Assembleia Legistaliva, quando os policias e os bombeiros do estado entraram em greve!!

    ao caro amigo Ribamar Araujo basta voce procurar no youtube que la tem postados varios videos do movimento grevista naquela ocasião!

    E cito nomes nomes de quem sabe disso de fato!!!

    Cabo Campo, Geomarry entre outros!

  2. Pena que esse discursso do nobre deputado seja pura demagogia. Em algumas audiencias públicas sobre segurança pública, inclusive em Zé Doca, salvo engano ano passado, ele, educadamente, “malhou” com policiais militares e civis, inclusive, insinuando corrupção. Agora quer tirar proveito politico do momento. Sr. deputado, o Sr pode fazer mto masi que escrever um simples texto. Lute efetivamente na AL por leis que amparem o trabalhador policial do estado.

  3. mais quando morreu um personagem de bumba boi a governadora mais que rápido lançou uma nota de pesar sobre a sua morte e para as famílias dos policiais mortos nada falou, ao que parece ela pedi o apoio dos PMs e depois que levamos a pior somos abandonados, isso é o que fazem conosco.

  4. OLHA DEPUTADO, OBRIGADO PELAS PALAVRAS, SOU UM MILITAR E FICO AGRADECIDO POR TER LIDO ESTAS PEQUENAS PALAVRAS DE GRATIDÃO POR TUDO QUE FAZEMOS EM DEFESA DE UMA SOCIEDADE LIMPA E LIVRE DAS DROGAS E DO CRIME EM GERAL.

  5. Concordo plenamente com você.
    1º O governo precisa valorizar mais os policiais, não só financeiramente, mas psicologicamente. Imaginem de que forma irá viver a família desse policial covardemente assassinado? O policial precisa ter a garantia de que, pelo menos sua família irá ficar amparada caso aconteça alguma coisa com ele.
    2º A própria sociedade é costumeira em querer marginalizar o policial, alguns chegam a dizer que não gostam de policia, mais na hora que a coisa fica feia é policia que eles chamam. Alem do mais quando a policia troca tiros com bandidos e por infelicidade alguém é atingido por uma bala perdida, todo mundo só diz que a bala saiu da arma de um policial, nunca do bandido, ai todo mundo vai pra ruas reclamar que a policia é violenta, é assassina e etc. Mais agora, esse policial foi morto covardemente e ninguém, ninguém mesmo foi pra rua protestar, ha não ser os próprios colegas de farda dele. Tem um tal de direitos humanos que só serve pra proteger vagabundo, pergunta se já foi alguém do direitos humanos saber como esta a família do policial? Mais se fosse um bandido que a policia tivesse dado fim eles já teriam feito o maior carnaval.

  6. Oxalá! Até que enfim uma voz se levanta em favor daqueles que agem dentro da lei, os homens e mulheres que fazem as nossas forças de segurança.

    Parabéns!

  7. A cena é lastimável, o Estado tem obrigação de ser processado e indenizar as famílias desses policiais, alias as famílias de todos os cidadãos que estão sendo mortos pela incompetência, imoralidade e falta de humanidade desse grupo politico, medíocre e corrupto que voltou ao poder pela farsa montada pelo ex-chefe dos ditadores, o tirano, perseguidor e aproveitador amapaense Sarney, chancelada pelo TSE. 2014 está chegando, população dê um basta nessa desordem, nessa patifaria patrocinada por esse grupo politico, que só fez duas coisas: criou a miséria e ficou bilionário. O crime venceu, o Aluizinho não sairá da Segup, o coronel amapaense tem uma dívida imensa com ele é só ter acesso às informações da Operação Boi Barrica da PF.

  8. Interessante visão senhor Deputado, espero que a nossa Governadora leia e faça algo para valorizar esta profissão. É angustiante ver a pessoa que se amamos ir trabalhar, a escola e não saber se esta voltará para casa em razão da violência. Se as chances de um pai de família ou cidadão comum sofrer algo são grandes, imaginem esses senhores(as) que, de peito aberto, defendem com armas precárias nossa sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *