1

Este blog não faz enquetes…

http://www.talk2.com.br/wp-content/uploads/2011/07/archive.jpgAlguns leitores perguntam em comentários por que “o blog não realiza enquetes, como o demais”.

Este blog não faz enquetes, pelo simples fato de que, sem valor científico algum, sem qualquer efeito prático, estes instrumentos servem apenas para manipulação por parte de profissionais das redes sociais.

De uns dias para cá, a febre das enquetes voltou a tomar conta da blogosfera maranhense. Faz-se pergunta sobre tudo – dos mais sérios aos mais insignificantes assuntos.

E os comentários nas redes sociais – sobre manipulações e votações encomendadas – também crescem na mesma proporção.

Enquetes sobre  desempenho de prefeitos,  por exemplo, são claramente manipuladas por prefeitos, que contratam equipes para forçar  uma aprovação artificial na internet.

Um dos primeiros a realizar enquetes na Internet foi o jornalista Décio Sá, morto em 2012.

Mas ele próprio dava aos levantamentos um tom de escracho, de deboche, por saber da inutilidade científica deste tipo de “pesquisa”. As enquetes de Décio serviam apenas como reforço aos seus textos fortemente críticos.

Um exemplo atual: o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) tem uma péssima administração em São Luís não por que uma enquete ou outra disse isso. Ele está reprovado pela população, que se manifesta por meio de pesquisas científicas, altamente balizadas e com critérios rigorosos.

Ganhar ou não uma enquete de um blog ou outro não fará a gestão de Holandinha ser vista melhor.

Este blog analisa e comenta os fatos do dia dia – sem preocupação com furo, notícia em primeira mão ou reportagem investigada. E é a partir destas análises e comentários que forma opinião no seio da sociedade.

Este blog trabalha com fatos, noticiados ou não, para mostrar o fracasso da gestão municipal em São Luís.

E vai continuar analisando fatos.

Por que, contra estes, jamais haverá argumentos…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *