9

Com agenda negativa e sem apelo da Copa, aeroporto de São Luís tem queda de 250 mil passageiros em 2013…

Aeroporto vazio tem sido a rotina na capital maranhense

O Maranhão tem o ministro do Turismo e o presidente da Embratur, empresa responsável pela divulgação do Brasil no exterior.

O ministro, Gastão Vieira, porém, vive no mundo da lua, mais preocupado com a imagem do que com o trabalho; e o presidente da Embratur, Flávio Dino, quer mais é que o circo pegue fogo, para se viabilizar governador.

O resultado é uma queda de 250 mil passageiros no Aeroporto de São Luís no ano passado, segundo revelou o blog de Aquiles Emir, baseado em dados da Infraero. (Leia aqui)

De acordo com os números da Infraero, passaram pelo aeroporto de São Luís em 2013 1.740.656 passageiros. Em 2012 tinham passado 1.991.099, o que dá uma diferença acima dos 250 mil.

Pesam contra São Luís a forte agenda negativa que o Maranhão tem na mídia nacional desde o início de 2013, além da falta de apelo da cidade em relação à Copa do Mundo.

http://gilbertoleda.com.br/wp-content/uploads/2012/07/gastao_dino.jpg

Gastão Vieira e Flávio Dino: fracasso maranhense no setor

Mas o desinteresse das autoridades de Turismo também pesa substancialmente.

Gastão Vieira foi apontado o pior ministro do governo Dilma em levantamento da empresa de consultoria GT Marketing, divulgada no início de janeiro. (Leia aqui)

Flávio Dino, por sua vez, apesar de ter contratado quase R$ 300 milhões em mídia e propaganda na Embratur, em 2013, optou por estimular uma agenda negativa contra o Maranhão, que fere de morte os interesses turísticos da capital.

Somados aos dois, há o secretário estadual de Turismo, Jura Filho, que já demonstrou não ser do ramo; e o municipal, Lula Fylho, que enfrenta resistências políticas e ideológicas do setor.

E assim, a capital maranhense vai sendo esquecida nos roteiros das grandes agências internacionais…

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. esse jura filho,é bizzarro até no nome,devia ser secretário da cozinha de roseana.

  2. O problema é que ninguém quer ver São luis mesmo pra que uma ilha onde já se tem dono??? os Sarnneys, isso sim que prejudica a vinda de turistas p cá.

  3. CARO MARCOS DEÇA

    AINDA TINHA UNS POLÍTICOS DESPREPARADOS FALANDO EM 2013 QUE SÃO LUIS SERIA SEDE PARA TREINAMENTOS DE ALGUMAS SELEÇÕES QUE JOGARIAM AQUI NO NORDESTE,RAPAZ GRAÇAS A DEUS NÃO COLOU A IDEIA BIZARRA DESTES ANTAS,DEPOIS DESTAS CENAS E ACONTECIMENTOS DE PEDRINHAS,ACREDITO QUE ESTAS SELEÇÕES ESCOLHERIAM TERESINA COM SEUS 50 GRAUS MAIS NÃO PISARIAM AQUI,PORQUE A SITUAÇÃO TÁ DE HORROR E MEDO. NINGUÉM ACREDITA NEM ARRISCA,AQUI TÁ PARECENDO AQUELES FAROESTES,É TERRA SEM LEI,SEM GOVERNO,A LEI AGORA É DO GATILHO ALIAS DAS PISTOLAS.SALVE-SE QUEM PUDER.

  4. Com Roseana, Zé Reinaldo, Tadeu, Flávio Dino, Gastão e muitos outros que não vou citar, não precisa ser muito inteligente para saber que toda essa turma só quer sua boquinha. São Luís não é uma cidade turística como querem propalar, mas sim com potencial (o que é muito diferente). A cidade é suja em sua maior parte, tem péssima arborização e jardinagem, preço altos na praia (só para comparar: em fortaleza 1kg de caramarão no alho e óleo na praia do Meireles custa em qualquer bar 19,99), cidade insegura com marginais em todo os lugares, muitos buracos na pavimentação, falta de drenagem e esgotamento sanitário, péssima rodoviário e aeroporto. Sem contar o fato que o Centro Histórico encontra-se abandonado e cheio de vagabundos que os FDP dos Direitos Humanos defendem. Só doido para fazer turismo em São Luís. E a culpa dos problemas apresentados não é da Prefeitura em primeiro lugar, depois do governo do Estado, depois da iniciativa privada (sim essa também), depois do Governo Federal e por fim a própria população também é culpada, pois não contribui em quase na sua parte.

  5. Só um idiota mesmo para dizer que lixo da cidade é culpa do SARNEY. Lixo é da conta da prefeitura que está a 30 anos no comando da mesma oposição que quer tomar o governo do estado.
    Gastão Vieira e Flavio DINO não merecem nenhum voto dos maranhenses, dois incompetentes, iguais ao Zé Reinaldo que foi ministro do SARNEY na década de 80 e não fez um só km de estrada por aqui. Tudo farinha do mesmo saco.

  6. Como atrair turistas para São (Sarney) Luís, se a cidade parece um lixão a céu aberto e as praias impraticáveis. Das capitais nordestinas é disparada a última opção como roteiro turístico. De destaque mesmo só Pedrinhas, constantemente na mídia nacional, mérito do descaso e abandono de anos e anos por parte do Grupo maléfico de DOM BIGODOM.

  7. Marcos, quem em sã consciência vai visitar um local onde a bandidagem é que dita as regra, as pessoas são executadas à luz do dia na porta e dentro das suas casas e as autoridades, quando muito, limitam-se a dizer que as vítimas reagiram ou tem envolvimento com tráfico de drogas.
    Viu só o número de pessoas executadas só nesse final de semana na nossa Ilha magnética.
    Eu já não saio de casa se não for estritamente necessário, milhas filhas quando saem para faculdade ou para qualquer outro local a preocupação é geral e só fico sossegado quando chegam.
    Fora a isso, existem outras questões sérias que precisam de ações firmes dos governantes, da classe empresarial e de todas as personagens que fazem, atuam e vivem do turismo no Maranhão.

  8. Esse ex secretário de turismo JURA FILHO não tem ramo nenhum. É um incompetente…sombra de J.A. é político por acaso por que nem político sabe ser…o que é que ele sabe fazer viajar para exterior.
    É esperto! sabido td que tem hoje GRAÇAS A POVO MARANHENSE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *