6

O prefeito da cidade deve ser admirado pela paciência com que tem tolerado tantos desacertos

Por Abdon Marinho

Se Félix (o da novela) dissesse num dos seus chistes: “– Pelas contas do rosário, só posso ter dormido no banquete de Herodes para permitir a entrega da cabeça de João Batista a dançarina Salomé”, não retrataria de forma mais perfeita o que aconteceu na reunião da Comissão de Intergestores Bipartite – CIB, em que foi aprovada uma resolução que termina por liquidar a nossa já combalida saúde municipal.

Li que a CIB, reunida no último dia 23 de janeiro, decidiu, que São Luís irá remunerar os tratamentos feitos em anos anteriores, pela cidade de Teresina, de pacientes oriundos do Maranhão, por proposta do secretário de saúde do estado.

Em sentido figurado, apenas isso, temos o banquete de Herodes (a reunião CIB) na qual foi entregue a cabeça de João Batista (a verba da saúde) para Teresina (Salomé). Isso só foi possível por que Félix (o secretário) dormiu e deixou passar a patranha. Para evitar que a saúde municipal quebre faz-se necessário que o município recorra imediatamente as instâncias próprias do Ministério da Saúde e até da justiça, se for o caso. Se passaram batido e dormiram no ponto é hora de correr atrás e evitar o prejuízo.

Não sou militante da área, apenas uma das tantas pessoas que vem acompanhando o assunto desde muito tempo, e como tal, sei que as decisões da CIB são fruto de consenso entre os secretários de saúde dos municípios, integrantes da CIB. Não posso acreditar que ninguém, nem mesmo o secretário de saúde do Município de São Luís tenha se erguido para alertar a violência que se estava fazendo contra a saúde da capital.

Ademais, o Município de São Luís, até por sua condição de gestor pleno teria o poder de vetar a decisão absurda que querem transformar em resolução obrigando São Luís a pagar atendimentos pretéritos feitos pelo Estado do Piauí, que pelo volume torna impraticável qualquer política de saúde daqui para frente.

(Continue lendo aqui…)

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. A prefeitura tem que tentar garantir esses repasses porque a capital precisa desses investimentos na saúde. É puro oportunismo desse Ricardo pegar verba de São Luís para repassar para Teresina. Daí percebemos a falta de compromisso do estado com a população da capital.

  2. DESACERTOS ÊH O C……. ISSO ÊH MESMO MUITA INCOMPETÊNCIA E FALTA DE HABILIDADE EM GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO.PIORA AO SE VER UM BANDO DE SECRETÁRIOS PARA LÁ DE INCOMPETENTES E VEDETOES.E ESSE ABDON MARINHO DEVE ESCREVER MAIS SOBRE DIREITO E JUSTIÇA,DEIXANDO ESSA ÁREA DE GESTÃO PARA QUEM ENTENDE.

  3. Edivaldo não comete tantos erros enquanto a nossa governadora! Que conseguiu sozinha destacar nosso estado como o local das cavernas. Se comparado a situação de que sao luis veio, o prefeito ta fazendo milagre pois o desfalque foi marcante na gestao anterior.

  4. Caso se reverta a decisão em questão, será a mais ampla desmoralização do JUDICIÁRIO do Maranhão, que já não anda com tanta credibilidade, diga-se passagem.

  5. KKKK, bem feito, exonerou uns técnicos competentes para trazer esse povo perebento do Pará. Pega!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *