15

Ao renunciar relatoria, Joaquim Barbosa acaba admitindo parcialidade no Mensalão…

http://www.paraiba.com.br/static/images/noticias/normal/1385466087913-joaquim-barbosa.jpg

Barbosa: de julgador respeitado a justiceiro posicionado

O ministro do Supremo tribunal Federal Joaquim Barbosa a cada dia dá mais razão àqueles que o apontavam como um mero político no comando de uma instituição judicial.

Ao renunciar ontem à relatoria do processo do Mensalão, Barbosa acabou admitindo, por vias tortas, sua total parcialidade no caso.

No final de maio, o ministro já havia decidido aposentar-se do STF, 10 anos antes do esperado, debaixo de críticas intensas por sua atuação, como espécie de anti-petista.

Na semana passada, ele destratou o advogado do ex-deputado José Genoino, que pedia a inclusão na pauta de um pedido de prisão domiciliar, protelado pelo minsitro. Foi a gota d’água.

Joaquim Barbosa perdeu a credibilidade como julgador ao passar dos limites de relator e tentar interferir diretamente em todos os aspectos do processo, que condenou vários membros do PT.

Posicionado politicamente, ele negou direitos básicos aos condenados, como prisão domiciliar, trabalho externo e outras garantias constitucionais e legais.

Apoiado pelo PSDB e pela mídia paulista, o presidente do STF acabou exibindo uma faceta política , chegando até a ser cogitado como provável candidato a presidente ou senador. E ele próprio chegou a admitir a possibilidade.

Diante da perda de credibilidade, não houve saída para o ministro a não ser se afastar do caso.

Só assim a imparcialidade  pode voltar ao julgamento…

Marco Aurélio D'Eça

15 Comments

  1. Marco,

    A parcialidade por você atribuída ao Ministro Joaquim Barbosa, encontra-se demonstrada nesta sua postagem, pois para o seu conhecimento, o STF é uma instância colegiada. Portanto, a condenação dos “inocentes” do PT foi resultado do voto da maioria dos membros daquela corte. Mas é conveniente para o PT, e me parece para você, encontrar um culpado. Nunca existiu na história deste país, criminosos para serem tidos como vítimas como estes do mensalão! Passe lá em pedrinhas e publique a defesa daqueles que tem seus direitos desrespeitados e que você não profere uma palavra sequer, mas em defesa de seus companheiros e aliados políticos…

  2. Pelo que sei, os mensaleiros foram condenados PELA MAIORIA dos votos dos ministros do STF, e não pelo voto monocrático do Joaquim Barbosa. Ele foi só a face visível do processo, contra quem os bandidos concentraram o ódio pela justiça que foi feita.

  3. Joaquim. Encheram abola dele para depois usá-lo e descartá-lo.
    Rasgou a constituição, violentou leis e ignorou princípios elementares do direito em nome de 30 minutos de fama. Uma espécie de sub-celebridade instantânea do tucanato, assim como foi Demostenes Torres um dia.

  4. PORRA LOUCA nada mais. Esse é o Joaquim PSDB que a cada dia se descobri mais loucuras desse falso profeta. Só uma pessoa sem analise dos fatos pode enaltecer um louco.

  5. É O ROLO COMPRESSOS DO PT ESMAGANDO MAIS UM. ELE NÃO SUPORTOU A PRESSÃO. POR ACASO, O NOBRE BLOGUEIRO PODE EXPLICAR O QUE FOI QUE ACONTECEU COM AQUELE PREFEITO DE SANTO ANDRÉ? ESSES MOÇOS INGÊNUOS DO PT CERTAMENTE SABEM.

  6. Esse tem apoio da população de forma esmagadora, concerteza o povo brasileiro tem muito respeito por esse homem.
    Obrigado Joaquim Barbosa.

  7. O Lula até hoje deve estar arrependido de ter colocado Barbosa no STF.

  8. Essa campanha ardilosa e sútil com a finalidade de desmoralizar o integro Joaquim Barbosa é a marca do PT, quê saqueou os cofres públicos e continuam com a politica nefasta contra esse brasileiro quê ousou lutar contra as forças do atraso quê infestam esta nação.

  9. Faz parte das leis processuais que, tanto as partes quanto o juiz podem arguir suspeição quando o a coisa sob julgamento disser respeito ao julgador. Se o ministro não levantasse essa tese, a própria defesa do mensalão o faria. Portanto, Joaquim Barbosa deu mais um exemplo de retidão e de prudência. Conheça mais de leis para escrever menos quando desconhecer do assunto.

  10. Ah, que es tu pra dizer isso do homem mais integro daquele pretório. Tu que és defensor da oligarquia mais corrupta do país!!

    Resp.; Ele é tão íntegro que não aguentou a pressão dos seus próprios posicionamentos…

  11. O povo brasileiro é quem elege os políticos canalhas, portanto não pode se orgulhar de nada. Não precisamos de um salvador da pátria, precisamos é ter vergonha na cara. Pronto falei!

  12. O povo brasileiro é quem elege os político canalhas, portanto não pode se orgulhar de nada. Não precisamos de um salvador da pátria, precisamos é ter vergonha na cara. Pronto falei!

  13. só na tua cabeça que o joaquim barbosa perdeu credibilidade se fizerem uma pesQuisa entre ele e a dilma e o lula juntos essa quadrilha do PT VAI PERDER FEIO EM credibilidade para o joaquim esse cara faz o povo ter orgulho de ser brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *