8

Resposta ao Jerry…

Por Joaquim Haickel

 

Devo começar minha resposta ao Jerry dizendo que tenho por ele e por sua família carinho e apreço. Sou amigo de seu pai, Seu João, a quem devo finezas.

Depois devo dizer a ele que muito me satisfaz saber que o fadigoso texto que escrevi foi lido por ele e parece que por muita gente, pois ele, como o principal coordenador da campanha dinista resolveu responder-me com um texto no qual não se preocupa em contra argumentar, limita-se a tecer outros comentários no sentido de desviar-se do fulcro, do cerne da questão por mim levantada.

Há um pecado capital nesse tipo de resposta.

Isso é uma técnica antiga, usada por quem não deseja esclarecer, alguém que como Chacrinha, acredita que veio ao mundo para confundir e não para explicar.

Jerry responde um texto ao qual o seu leitor não teve acesso, logo, o seu leitor vai ler apenas a resposta, não tendo acesso ao texto que deu origem a ela, deixando seu leitor só com a sua versão, não dando a ele o direito de saber o que seu oponente disse.

Tudo feito de modo muito democrático, respeitando a liberdade de expressão e de informação honesta e imparcial. Em linguagem bem moderna, SQN!

Para não cometer a mesma incorreção colocarei a seguir link no qual você poderá ler a resposta que o presidente do PC do B do Maranhão deu ao meu texto fadigoso “Exclamações e Interrogações”. blog.jornalpequeno.com.br/johncutrim

Ao tentar desqualificar meu texto usando o adjetivo fadigoso Jerry comete a primeira deselegância. Tenta diminuir seu opositor para com isso ficar em uma posição mais confortável. Tolice. Infantilidade. Não é assim que pessoas evoluídas discutem ideias. Elas usam teses e antíteses, argumentam e contra argumentam. Quando se tem que desqualificar o texto de um oponente em sua forma é porque desmontá-lo e desacreditá-lo em seu conteúdo é mais difícil.

Espero que seja o que tenha acontecido em relação ao meu fadigoso texto.

Você diz em seu texto que Lobão Filho é candidato por falta de outro. Isso é verdade. Ele era candidato ao senado e com a desistência de Luís Fernando ele foi alçado à disputa pelo governo. O que não é de modo algum verdade é que Lobão Filho seja um candidato fraco, como você e seu chefe quer fazer as pessoas crerem.

Em campanha há mais de 8 anos, Dino mantinha esperança de o candidato contra si ser o excelente técnico e administrador Luís Fernando, pois assim sabia que a sua vitória estaria praticamente garantida, principalmente se Roseana resolvesse ficar no governo, impedindo que Luís fosse eleito Governador pela Assembleia Legislativa pelo prazo de nove meses, criando assim um fato novo capaz de alavancar sua vitória em outubro.

Realmente ninguém imaginava que essa reviravolta fosse acontecer, mas aconteceu e acabou melando os planos dos dinistas que na nova formatação iriam ter que enfrentar um candidato capaz de em apenas 15 dias de campanha já ter superado seu antecessor nas pesquisas de opinião de votos.

Dino e Jerry ficaram preocupados e o que está acontecendo agora, são única e exclusivamente os desdobramentos dessa preocupação, é o temor de perder a posição confortável em que se encontravam antes, quando o candidato não lhes metia medo, quando eles nem se importavam em elogiar lhe as qualidades técnicas, pois sabiam que politicamente isso representava pouco ou nada.

Com Lobão Filho, eles sabem, a coisa é diferente.

Nunca atingi Flávio ou quem quer que seja de forma desleal ou baixa. No caso de Flávio, reconheço suas qualidades técnicas, seu currículo como advogado, juiz, professor, e como deputado. Acredito até que tenha qualidades para um dia vir a ser governador do Maranhão, só não acredito que já esteja nessa hora, ainda não vejo em que, neste momento, ele possa trazer de bom para o Maranhão, ainda mais acompanhado de quem está. Acompanhado de políticos de altíssimo gabarito e de grande respeitabilidade, honestidade e honradez, (SQN) nomes como os de Zé Reinaldo e Waldir Maranhão para citar apenas dois.

Mas voltemos ao tema original. Pisaram na bola. Fugiram do debate. O que ainda pior, usaram uma desculpa absurda. A velha técnica da vitimização. Coitado de Flávio, tão frágil iria ser destroçado pelos cruéis jornalistas e radialistas da Mirante AM. Não tem que faça alguém que ainda não seja eleitor de Flávio acreditar nessa desculpa.

Veja bem. Helena Heluy me ligou pedindo que eu transmitisse um convite a Edinho para um debate promovido pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís que vai acontecer na OAB, reduto reconhecidamente ligado ao candidato comunista.

Sei que o clima neste debate tenderá a ser totalmente desfavorável ao meu candidato, mas como seu amigo e conselheiro dos menos qualificados, sou intransigentemente defensor da ideia de que ele deva ir, que nada tema, que no máximo o que pode acontecer com ele, é ele sair de lá mais respeitado por alguns do que entrou.

Fugir do dialogo, qualquer que seja ele é uma demonstração de extrema arrogância.

Agir assim é o mesmo que insultar aqueles que querem ouvir suas propostas. Tudo bem, essa ação segue uma estratégia, uma linha de raciocínio, mas também rasga um código de ética.

Assumam isso. Não dissimulem. Não ajam igual aqueles que tanto condenam e que desejam substituir usando a bela e charmosa bandeira da mudança.

Tenham coragem e falem a verdade.

Jerry diz a certa altura: “Somos radicalmente democráticos, com as consequências práticas que daí derivam e dão conteúdo. Inclusive, no respeito às divergências, no debate sempre respeitoso.” Como assim!? Respeito a divergências!? O que se tem visto é que só está bom pra vocês quando há concordância com vocês! Se há alguma divergência, vocês não aceitam.

Lobão Filho e o governo que o apoia foram criticados com força e veemência nas entrevistas dos outros candidatos, na Mirante AM, mas Flávio não aceita críticas.

Aaahhhh!!!! Jerry… Assim não é nada democrático, meu irmão.

Quanto as tais retaliações, tinha certeza da sua postura, mas de qualquer modo foi bom você ter esclarecido, assim essas pessoas que não acreditam que vocês sejam capazes de agirem de forma republicana e democrática, que pensam que vocês só sabem agir de forma raivosa e revanchista, pelo menos assim, elas vão ver que, de público, você não age desta maneira e repudia quem o faz.

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. O que me causa espanto é ver, conforme dito acima, um intelectual, cineasta, escritor etc etc etc e tal, ter a cara-de-pau ( perdoe-me por não usar uma expressão, digamos, mais erudita, mais é a que mais cabe nesse momento) de defender um governo corrupto desse, com o pior nome que eles poderiam apresentar: um verdadeiro playboy, que sempre viveu à sombra do pai, que nunca teve sequer um voto pra nada, com um currículo de causar rubor em algum Zé Dirceu…Em outras paragens, um Joaquim desse porte estaria a defender que seu governo resolvesse a questão dos 72 hospitais que nunca foram concluídos; ou a questão da fantasmagórica Refinaria Premium, de Bacabeira, onde a Pedra Fundamental foi orçada em 2 bilhões de reais, talvez a Pedra mais cara da História da Humanidade! Quem sabe ele poderia usar seu intelecto para tentar desvendar porque Pedrinhas se tornou o presidio mais violento do Brasil! Ou porque um precatório de uma Constran anda mais rápido do que os das outras construtoras! Com um intelectual desses do lado da nossa governadora, bem que poderíamos diminuir os escândalos nacionais a que o Maranhão semanalmente é exposto. Ah, Joaquim, use esse teu cérebro privilegiado para ajudar, de fato, o nosso tão sofrido Maranhão! ( Samuel de Vietrbos P. Santos, médico, plantador de hortaliças, criador de galinhas, mini-pôneis, de peixes e, acima de tudo, CIDADÃO MARANHENSE)

  2. Impossível iniciar uma discursão entre os dois autores dos textos. O nível de intelectualidade do Joaquim é humilhantemente maior do quê a do Jerry.

  3. Marco Aurelio, não concordo com a postura política de Márcio Jerry. Mas esse texto de Joaquim é uma defesa exagerada a Lobão Filho, cheia inclusive de factóides criados pelo grupo. Por exemplo que Flávio Dino preferia enfrentar Luis Fernando. O próprio Flávio Dino expressa que ele, e qualquer outro candidato prefere, enfrentar Lobão Filho a Luis Fernando! Basta assistir ao debate de ontem na TV Guará, por exemplo… com certeza em outro cenário a preocupação e o desconforto de Flávio seriam bem maiores.

  4. Marco se puder publicar este artigo no seu blog fico agradecido. Abraço Caúla

    HUMILDADE CABE EM QUALQUER LUGAR ATÉ NOS ESTÚDIOS DA RÁDIO MIRANTE
    Lendo os artigos escritos por Joaquim Haickel e Marcio Jerry, onde se comenta, se defende e se condena a gafe do candidato a governador Flávio Dino por ter faltado a entrevista da rádio Mirante AM, me trouxe lembranças de muitas campanhas e embates políticos, que eu presenciei pelo Maranhão. O clima de “oba-oba” e “já ganhou” está causando desgaste a candidatura comunista. E um exemplo bem recente disso aconteceu exatamente com uma candidata comunista lá no pequeno município de Raposa em 2012.

    A humildade é uma das maiores virtudes de um homem, mais atrelado a essa virtude vem junto a sapiência de aprender a não subestimar o adversário. Em Bacabal por exemplo teve um eterno candidato a prefeito (meu amigo, que Deus o tenha) Bete Lago, irmão do ex-governador Jackson Lago que ainda na década de 70 quase ganhava a eleição para prefeito, eu disse “quase”.

    E o que aconteceu: Ele subestimou seu adversário, e perdeu a eleição. Eu explico. Era a fase política mais bem sucedida dos médicos em Bacabal, que sempre tinham como principal opositor o BETE LAGO. Primeiro se elegeu Dr. Coelho, em seguida Dr. Juarez, então veio a campanha do Dr. Cazuza, meu médico, que segundo fui informado mora hoje na cidade de Balsas.

    A eleição do Dr. Cazuza estava perdida faltavam poucos dias para o 15 de novembro, quando aconteceu uma reunião na residência do Dr. Coelho, com a presença apenas da cúpula da campanha, e um convidado especial vindo de São Luis, que eu não posso declinar o nome, mais posso afirmar que é um ícone da política maranhense. Dr. Cazuza o principal interessado, Dr. Juarez , e por acaso do destino eu estava lá, ainda menino acompanhando meu PAI Antonio Caúla. O assunto: salvar a eleição no último comício que se aproximava.

    As idéias que fluíam eram as mais criativas possíveis, porém só precisou de uma para vencer aquela eleição. O último comício se realizou no bairro do Ramal, em frente a Igreja católica. E só precisou de um um tiro de revólver e um saquinho de geladinho ou dindin, com sangue de galinha para Cazuza ganhar a eleição. Quando o tiro foi disparado Cazuza caiu no já surrado assoalho da carroceria de um velho caminhão que servia de palanque. Com seu jaleco de médico já todo ensanguentado, foi uma comoção geral por toda a cidade, e Cazuza ganhou a eleição para prefeito de Bacabal.

    Lembro-me de quando Lobão foi candidato a senador pela primeira vez,nos anos 80, que mesmo sem o apoio do grupo, deu um murro na mesa, e exclamou: “sou candidato ao senado, vou vencer, pois eu cheiro a voto”. Lobão venceu a eleição para o senado federal, deixando para trás Magno Bacelar e Américo de Sousa.

    Posso citar outro exemplo que presenciei, do “oba-oba” e “já ganhou”, que aconteceu lá na cidade de Imperatriz em 1996 quando a esposa do saudoso ex-governador Ribamar Fiquene do qual fui e secretário municipal quando este foi prefeito, dona Zenira Fiquene já estava tranquila, pois as pesquisas a apontavam como prefeita eleita. Renato Moreira seu opositor que era apadrinhado por Daví Alves Silva, ganhou a eleição.

    É por essas e outras que nunca, jamais devemos subestimar os adversários, pois humildade cabe em qualquer lugar, até nos estúdios da rádio Mirante.

    Por Caúla Júnior

  5. Marcio Jerry, me responda uma simples questão. Caso o seu chefe, Flávio Dino, vença as próximas eleições, ele irá governar com essas figuras abaixo relacionadas ou irá apenas usá-las para chegar ao poder a qualquer custo e depois dispensá-las?
    Humberto Coutinho – Irregularidades na execução de convênios firmados entre o município de Caxias e o Governo do Estado em 2009 (Jackson Lago), irregularidades em convênios do Ministério do Esporte e a prefeitura de Caxias. As fraudes que usaram emendas parlamentares do então deputado federal Flávio Dino são alvo de investigações da Polícia Federal.
    Weverton Rocha – Convênio irregular com ONG comandada por sua mãe; acusado e investigado pelo STF por cobrar e receber propina para liberar o pagamento de organizações não-governamentais (ONGs) no Ministério do Trabalho; Caso “Ginásio Costa Rodrigues”
    Edivaldo Holanda Jr. – Prefeito de São Luís, apoiado e avalizado por Flávio Dino. Vem realizando a pior gestão já vista na capital maranhense.
    Família Macedo – Dedé Macedo, agiota e principal financiador de Flávio Dino desde 2008; Hernando Macedo, prefeito de Dom Pedro, agiota jr., amigo e financiador pessoal de Marcio Jerry e do PC do B, incluindo alugueis, carros e despesas pessoais. É também acusado de diversas irregularidades em sua administração, como contratações irregulares e superfaturamento de obras; e Fábio Macedo, evangélico fervoroso, que aos 33 anos de idade quer ganhar do papai o seu primeiro “emprego”, como deputado estadual, depois de aprontar todas na cidade de Teresina.
    Ribamar Alves – Prefeito de Santa Inês, dispensa comentários.
    Zé Reinaldo – Ex-governador, governou o Estado nos 40 anos de atraso tão comentados pelo grupo de Flávio Dino, preso pela “operação navalha”, da Polícia Federal (PF) que desmontou, em 2007, um esquema de fraudes de licitações e desvios de recursos públicos federais em favorecimento da construtora Gautama.
    Cleomar Tema – Prefeito de Tuntum, preso na “operação rapina” da Polícia Federal em 2007, por desvio de recursos públicos.
    Othelino Neto – Responde a ações do MP por práticas ilícitas quando Secretário de Meio Ambiente nos governos Zé Reinaldo e Jackson Lago.
    Rubens Pereira – Ficha-suja
    Chico Leitoa – Ficha-suja

  6. JOAQUIZAO,TU TA COM MUITA FRISCURA.MANDA ESSE JERRETE TOMAR NO CU E DEIXA DE BOBEIRA COM ESSE COMUNISTA INFELIZ,POIS ESSE CABRA É UM MALAO SEM ALÇA.

  7. Esse Joaquinzão é porreta mesmo. Jerry foi mexer em casa de maribondo. Quem fala o que quer ouve o que não quer. E a virada já começou. Tenho pena desses comunas de meia tijela que vão chorar rios de lágrimas depois do dia 5 de outubro.

  8. Bela resposta, a altura. Joaquim é um intelectual mega inteligente, escritor, político, estrategista político, cineasta, jurista, muita acima desse Jerry, que se juntou com uma corja de mal-caracteres e desonestos como Weverton, O depressivo Holandinha e seu pai, Aziz, dentre outros picaretas que nunca agregaram nada ao Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *