6

Com ação na justiça, Prefeitura admite incompetência ao atender pacientes nos Socorrões…

A pedido do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), a Justiça Federal condenou o Estado do Maranhão a garantir o acesso de qualquer ambulância ou outro veículo de gestão Municipal ou Federal às dependências das Unidades de Pronto Atendimento (Upa), para que o paciente tenha atendimento emergencial em qualquer unidade que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS).

A condenação é resultado da ação civil pública proposta pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), que recebeu denúncia feita pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) e constatou a recusa do atendimento nas Upas aos pacientes transportados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Município.

A acusação de recusa do atendimento é curiosa já que as UPAs vem desenvolvendo o papel de suprir a demanda municipal,além de dar conta da demanda estadual.

Com a ação, a prefeitura só admite sua inoperância diante do atendimento, além da necessidade de ajuda do Estado…

 

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. quando não existia as UPAs em São Luís como eram os atendimentos? Ocorre que com as UPAs o município tem colocado suas responsabilidades nas costas do Estado não conseguindo fazer o básico. agora com essa decisão judicial pode ter certeza que qdo o paciente chegar nos socorrões serão encaminhados para as UPAs e os socorrões ficaram somente com traumas e cirurgias eletivas, ou seja, urgência e emergência ficará sob total responsabilidade do Estado, enquanto os recursos do SUS para isso continuarão indo para os cofres do município. governo municipal incompetente.

  2. Meu caro, não seja embusteiro, ficando distante dos reais fatos em relação à ação impetrada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC).

    Apenas foi recorrido à justiça, o direito do cidadão de ser atendido em uma unidade pública de saúde, construída e mantida com o dinheiro público. Ou seja, com as finanças recolhidas através de impostos pagos pelos cidadãos. Os mesmos que buscavam ajuda e eram impedidos de terem acesso ao serviço de emergência, por estarem sendo transportados em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que é administrado pela Prefeitura de São Luís.

    Como as UPA’s estão sob gerência do Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), capitaneada por Ricardo Murad, baixou portaria impedindo o atendimento médico para pessoas que buscassem a unidade oriundas de ambulâncias do SAMU.

    Conte os pormenores dos fatos, e não fiquei aqui fazendo esse tipo de matéria ridícula, típica de blogueiros preguiçosos que apenas abaixam a cabeça para os mandos e desmandos dos seus coronéis…

  3. O nobre jornalista conhece os socorroes? Acredito que nao . Que acha de entrevistar um dos seus diretores?

    Resp.: Já fui operado no Socorrão, vítima de acidente de trânsito. mas era um outro Socorrão, não este, sob Holandinha. Sob Holandinha, nada vai…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *