16

O inferno astral do advogado Rafael Silva..

Rafael Silva em ação na Ordem, que silenciou sobre o caso

Rafael Silva em ação na Ordem, que silenciou sobre o caso

Nas modernas civilizações mundiais, é comum pessoas caírem em desgraça ao ser desmoralizado publicamente em situações contrárias àquilo que ele defende.

No Maranhão, o advogado Rafael Silva vive este momento.

Em ascensão como membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, Silva também se notabilizou pela contundência com a qual peitava até deputados em defesa das causas que acreditava.

Mas hoje, para as entidades de direitos humanos do Maranhão, sua atuação é uma farsa.

Rafael Silva foi denunciado por agredir a própria companheira.

De acordo com a investigação, o caso foi registrado na Delegacia Especial da Mulher em maio de 2014, e no dia 27 de fevereiro de 2015 a denúncia formalizada pelo MP foi recebida pelo juiz Nelson Melo de Moraes Rêgo.

Ele alega que a acusação é injusta. (Leia aqui)

E a situação provocou reação inclusive daqueles que lutavam ao lado de Rafael.

Nada menos que 49 entidades de defesa dos Direitos Humanos emitiram “Carta Aberta à Sociedade” em que condenam  a atitude do “suposto defensor dos Direitos Humanos” e relatam nada menos que seis casos de agressão à ex-namorada. (Leia a carta aqui)

É um ocaso espetacular, portanto…

 

P.S.: o post foi alterado às 17h30 do dia 28/03/2015, para correção de informação, qual seja: Rafael Silva nunca foi representante da Sociedade Matanhense de Direitos humanos, como o blog afirmou, equivocadamente.

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Era um cara que admirava profundamente, embora tenha demostrado ser falso com algumas pessoas a ponto de fazer coisas tão banais. Ainda se diz o machão que ama todo mundo, é um podre esse Rafael quem conhece que te compre, é o primeiro a apontar o dedo aos outros e rotular as pessoas, só não me identifico por causa do processo, mais esse idiota se vende fácil, nunca desejei a morte de ninguém como a dele.

  2. O que será que esse Carlos José escreveu para tanta agressividade blogueiro Deça?

    Resp.: Agressões, invenções, mentiras e canalhices contra pessoas que não podem se defender. E que, se publicadas, tornariam uma mentira difícil de ser esclarecida, exatamente o que ele pretendeu com a covardia….

  3. Além de agressor de mulheres, Rafael Silva usa a Comunidade do Cajueiro para sua promoção política sonhando com a sua eleição para vereador de São Luís, juntamente com a vereadora Rose Sales e o defensor público Alberto Guilherme, promovem hoje (28/03) o ”I ENCONTRO DAS COMUNIDADES AMEAÇADAS DE DESPEJO FORÇADO DA ILHA DE SÃO LUÍS” na Escola Municipal Manoela Valéria, na Comunidade do Cajueiro.
    O que levaria um agente público, que deveria defender os interesses da sociedade, em particular dos menos favorecidos a defender interesses político-partidários?
    O defensor público Alberto Guilherme, usurpando de suas atribuições, tem notadamente se aliando ao advogado Rafael Silva e a vereadora Rose Sales para promoverem ações político-partidárias visando as eleições de 2016.
    A conduta tem se repetido por diversas vezes, eles “elegem” uma causa, promovem reuniões, levam pessoas incautas a acreditarem que “alguém” está se interessando por elas e pela defesa de direitos das mesmas, o defensor público Alberto Guilherme ingressa com ações estapafúrdia ou ainda promove atos administrativos descabidos e pronto, está montada a farsa.
    Se, ao menos, de fato, interesses sociais estivessem sendo defendidos, ou, ainda direitos individuais, estaríamos a aplaudir as ações desses agentes, porém não há, nessas ações nenhuma defesa de quaisquer interesses sociais ou de direitos individuais, sendo ações que visam única e exclusivamente promover o nome da vereadora Rose Sales para prefeitura de São Luís em 2016! E ainda do advogado e agressor de mulheres Rafael Silva a vereador da capital.

  4. Logo vi…. Esse advogado covarde cheio de dedos apontados pra todo mundo e a porrada comendo em casa, logo na mulher dele…CADEIA pra esse VAGABUNDO.

  5. Os comentários supracitados, são reflexos da sociedade em que vivemos : machista e sempre colocando a vítima, quando mulher, na posição de algoz.
    E sobre a acusação, é claro que deve ser defendido o princípio constitucional da não-culpabilidade, porém, deve igualmente ser combatido a violência de gênero. E ainda,devemos refletir sobre o quanto é difícil para um mulher dar força à uma denúncia contra seu agressor, especialmente quando o mesmo possui uma “posição social “superior. Aliás, quem iria acreditar nela, uma simples Maria ?

    Resp.: Perfeita análise. E o que tem me estranhado é ver ditos operadores do Direito com posições tão dúbias em relação à violência contra a mulher. Será por que se trata de um operador do Direito? O corporativismo do setor jurídico também reina neste aspecto?

  6. Meu Deus! Com um companheiro desses quem precisa de inimigos? Se ele não respeita nem a namorada,… que dirá os estranhos. Papo furado esse de defensor dos fracos e oprimidos.
    Dizem que esse cara arruma confusão com todo mundo. No que será que ele se confia? Será que naquele … público com que é sempre visto pela cidade. Eu, heim! Já dizia o velho ditado popular: “Quem se mistura com porcos, farelo come”.
    Ei, esse advogado é o mesmo que diz que defende os interesses das pessoas humildes da Vila Maranhão? Falando nisso, não é lá que aconteceria amanhã uma reunião que só serviria de palanque para as próximas eleições? Se liga, meu povo. Tem muito bandido(a) disfarçado de mocinho (a).
    O que se poderia esperar de uma Comissão formada por gente desse nível? Lamentável! É dessa OAB que os maranhenses precisam? Realmente esse caso é inacreditável. Como dizem os forasteiros: “coisas do Maranhão”
    Vergonha, esse é o meu sentimento. Tem gente que se presta para cada papel.
    E o povo não fala de outra coisa nas redes sociais que não seja essa história de violência contra a mulher. Babado forte esse. Não confio em homem que bate em mulher. Para mim quem faz isso é um grande covarde.
    Depois de denúncias dessa magnitude não será fácil para esse cidadão resgatar a credibilidade perante a à sociedade maranhense e às entidades que defendem os direitos humanos. Espero que elas não sejam verdadeiras porque se forem, será o fim da picada.
    Que país é esse? Agressor de mulher em Comissão de Direitos Humanos da OAB. Os advogados devem estar se sentindo envergonhados. Estou passado!!!

  7. Primeiramente, cabe informar que o citado advogado não pertence aos quadros da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos – SMDH, entidade com mais de trinta anos de atuação na luta pela promoção e proteção dos direitos humanos no estado e que, vale ressaltar, não assina a referida carta.
    Do mesmo modo, convém assinalar que, das 47 entidades assinaram a referida carta, apenas nove são maranhenses, o que contradiz a afirmação de que para as “entidades de direitos humanos do Maranhão, sua atuação (a do advogado) é uma farsa”. Com efeito, é possível deduzir, dessa maneira, que a referida carta não reflete o posicionamento da maior parte do movimento de direitos humanos no Maranhão, que, inequivocamente, também defende a efetividade da Lei Maria da Penha e o aprimoramento dos mecanismos de promoção e proteção dos direitos da mulher, contudo, ao que deixa entrever, prefere ter uma postura de neutralidade, de modo a não cometer injustiças com inocentes por meio de julgamentos precipitados, confiando, assim, no funcionamento das instituições.
    Na condição de defensor público, jamais esquecerei de um caso em que tive oportunidade de atuar, no qual um jovem de pouco mais de 20 anos fora preso pela suposta prática de estupro e encaminhado para nosso perverso sistema carcerário, onde viria a ser molestado por outros internos. Depois de alguns dias, fora posto em liberdade, diante da constatação do exame de conjunção carnal de que a pretensa vítima sequer havia mantido relações sexuais. Resultado: o rapaz fora absolvido, mas, tamanha a violência sofrida, perdera a sanidade mental.
    Não quero dizer com isso que não sejam verídicas as afirmações da anônima vítima, porém, é preciso cautela e equilíbrio ao tratar o caso, que pode afetar indelevelmente a imagem do engajado e admirado advogado. É preciso cautela e sobriedade, ainda mais quando o relato contido na citada carta descreve atos e resultados incompatíveis com a conclusão do exame de corpo de delito, onde restou comprovada a existência (não a causa) somente de uma pequena lesão na testa.
    Ora, tentativas de esganadura, fraturas no nariz e outros atos de extrema violência referidos na carta deixam marcas indisfarçáveis e não apenas um arranhão na testa.
    Do mesmo modo, é sabido que os atos de violência contra a mulher seguem uma escalada gradual, que vai de agressões verbais, passa pelas físicas e acaba, lamentavelmente, em tentativas ou mesmo na consumação do homicídio. No referido caso, porém, conquanto a suposta vítima narre uma verdadeiro “circo dos horrores” em seu relacionamento de dois anos com o pretenso agressor, o último ato deste autêntico drama rodrigueano termina com… uma lesão leve. Numa única palavra: estranho!
    Enfim, deixemos a passionalidade para os amantes e não nos esqueçamos de que devemos ter um compromisso ético com os direitos e as garantias de um Estado de Direito, dentre os quais, a presunção da inocência e os sagrados princípios da ampla defesa e do contraditório.

    resp.: é bom ver a posição dos operadores do Direito. E, sinceramente, muito me admiram tais posições…

  8. Marco,
    Creio que tenho um pouco de alma feminista, como todo homem de bom-senso deveria ter, por uma simples razão: a mulher tem muito mais sensibilidade para tudo que os homens. Só perdem em duas coisas: força física e sentido de orientação geográfica. Explico: já viram como a mulher é ruim à beça para encontrar endereços? rsrsrs.
    Já fiz muita brincadeira com colegas de meu círculo de amizades e, para minha surpresa, elas riem e admitem essa dificuldade.
    Como não se deve brigar contra a mulher por essa dificuldade, muito menos deveria ser pela força física. Eu, por exemplo, já tive uma companheira que me infernizou tanto a vida, mas tanto, que me levava ao descontrole emocional. Se não tivesse a convicção de que não devo jamais partir para a agressão física contra uma mulher, certamente partiria.
    Detesto ver, diariamente, nos telejornais da Record e da Band a quantidade de mulheres espancadas até a morte por seus companheiros, maridos, namorados… e sempre torço para que a polícia os prenda e dê-lhes um bom corretivo.
    No caso desse advogado, ligado à defesa dos direitos humanos, fica difícil acreditar que a perda do controle emocional o tenha levado a fazer isso algumas vezes. Há que se considerar variantes, que no momento não vêm ao caso, como também de agressão físca dela contra ele… e também não se sabe o nível de agressão verbal que pode acirrar esses conflitos… porém, nada que justifique o telecatch…
    Só tenho a lamentar que esse jovem advogado tenha perdido a cabeça e agredido sua companheira, e comprometido sua carreira. Sim, porque creio que a Comissão de Direitos Humanos onde milita, com certeza vai solicitar-lhe a retirada.
    No mais, errar todo mundo erra. Pior teria sido um assassinato.
    JEAN PAUL DES SAINTS

  9. (…)
    Temos que combater a violência e não quem nasce homem…

    Resp.: O quê?? Não seja canalha vagabundo!!! isso nunca aconteceu. Se respondi, vá atrás de processo, canalha, vagabundo que tenta manchar as pessoas de bem. Você é tão canalha que sequer vai ter mais espaços aqui. Este tipo de canalhice que vocêe faz é que gera as injustiças, por que, até que se prove o contrário, a covardia já se espalhou como mentira, vagabundo! mas aqui vc não tem espaço para fazer suas cretinices, canalha, inventar coisas, criar nomes e não apresenta provas contra pessoas de bem, vagabundo! Fora daqui, canalha!!!

  10. Claro que é o melhor conselho, ainda mais hoje em dia que mulher pode tudo, pode corta o pênis do cara, jogar óleo quente no rosto enquanto ele dorme ou então partir o crânio do marido com um a machado que não tem nada, tudo passa a ser justificado quando o réu é mulher e sempre dão o jeitinho de dizer que a mulher estava certa mesmo estando errada, por isso aconselho a todos os homens a se precaverem FAÇAM SEMPRE OCORRÊNCIA POLICIAS E NÃO TENHAM PENA, POIS NO FINAL PODE SER VOCÊ, HOMEM, QUEM VAIS SE FD…
    Olha essa matéria totalmente tendenciosa e cretina, todas são assim… sempre o homem é o monstro, mesmo sendo a vítima…
    http://www.portalodia.com/noticias/policia/mulher-mata-marido-a-facada-na-frente-da-filha-de-5-anos-em-teresina-227132.html
    Homens sejam esperto! Qualquer agressão ou ameaça, por mais boba que pareça, deve ser registrada – B.O, para que a “coitadinha” seja desmascarada na frente do juiz quando você estiver no banco dos réus…

    Resp.,: Já percebi que seus problemas são com as mulheres mesmo. Coisa de frustração pessoal. Melhor nem alimentar mais. Pense do jeito qu8e quiser…

  11. Vc nao tem o que fazer amilhado ?

    Resp.: Tenho. E estou fazendo. Mostrando à sociedade quem é quem na sociedade.

  12. Conheço meu nobre amigo de profissão docente, e falo a todos esse homem é abençoado por Deus e incomoda muita gente por fazer um trabalho excelente, mesmo sem apoio de quase ninguém, essa mulher quer aproveitar da situação para se auto promover.

    meu amigo estou contigo e não abro confie em Deus e deixa que ele resolverá todos teus problemas, um grande abraço amigo.

    Resp.; Mas ninguém nem sabe quem é a mulher, ela nunca deu entrevista ou apareceu na mídia. Como ela poderia querer se promover deste jeito?

  13. Nem parece que esse cara é advogado. Deve saber que fogo se combate com fogo. Bastava ele ter registrado todas as ocorrências quando era agredido pela ex-companheira. ter se colocado na defensiva e quando ela atacasse não teria álibi em suas palavras. vacilou o nobre advogado que não se precaveu…

    resp.: isto é conselho que se dê?!? Vc bate em mulher, meu caro?!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *