1

Hildo Rocha vai à Itália e França colher subsídios para a PEC da unificação das polícias…

policias

Deputados com parlamentares e diplomatas italianos

O deputado federal Hildo Rocha (PMDB) foi designado pelo presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia para participar de missão internacional na Itália e na França com o objetivo de coletar informações e subsídios para embasar proposta de emenda à Constituição Federal (PEC) que poderá estabelecer mudanças no sistema de segurança pública do Brasil.

“O modelo policial brasileiro vem sendo criticado por organizações internacionais e por setores da sociedade brasileira. Por essa razão, o Presidente da Câmara dos Deputados criou Comissão Especial destinada a estudar e apresentar propostas de unificação das polícias Civis e Militares”, explicou Rocha.

Além do deputado Hildo Rocha, integram a comitiva o relator da comissão especial de unificação das policias, Vinicius Carvalho (PRB-SP) e o consultor da Câmara Federal, Eduardo Granzotto, especialista do Legislativo Federal em segurança publica.

As policias na Constituição Federal 

De acordo com a Constituição Federal de 88, compete aos Estados manter duas corporações policiais de ciclo incompleto: a Polícia Militar, com competência para policiamento ostensivo e preservação da ordem pública, e a Polícia Civil, com competência de polícia judiciária e de apuração de infrações penais, exceto militares.

A polícia italiana

A polícia italiana possui caráter civil, mas com disciplina militarizada.

A Polícia de Estado, que é subordinada ao Departamento de Segurança Pública Italiano e uma polícia de cunho militar que são os Carabineiros ligados aos Ministérios da Defesa e do Interior, com atuação de ciclo completo (preventivo e investigativo).

A polícia francesa

A França, outro país que terá seu sistema de segurança pesquisado possui um modelo policial que pode ser considerado misto, pois há uma polícia de caráter civil, que é a Polícia Nacional, ligada ao Ministério do Interior, com atuação nas áreas urbanas, e uma polícia de caráter militar a Gendarmaria Nacional, vinculada aos Ministérios da Defesa e do Interior, com atuação em áreas rurais e do interior francês.

“A experiência desses países, por constituírem modelos de cunho civil e militar atuando conjuntamente, contribuirá muito para os trabalhos dos parlamentares que, juntamente com mais outros 46 deputados da Comissão de Estudos, apresentarão até o final de 2017 a PEC da unificação da policias”, declarou Rocha. 

Os parlamentares brasileiros com colegas italianos

Os parlamentares brasileiros com colegas italianos

Atividades

Os integrantes da missão participaram de encontros na Câmara dos Deputados da Itália e se reuniram com membros da comissão responsável pela reforma das forças policiais, e no Senado Italiano.

A comitiva foi recepcionada pela Senadora Ana Finocchiaro (Presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais) e pelo Senador Roberto Cociancich (membro da Comissão de Defesa e relator do decreto legislativo que trata da reforma das forças policiais).

Próximos compromissos

Na sexta-feira, 19, a comitiva se deslocou para a França onde haverá, no dia 21, Encontro na I.G.P.N (Inspection Générale de la Police Nationale  que é a Corregedoria da Polícia Nacional Francesa e com a Diretora-geral da IGPN, no Ministério do Interior que está localizado em Paris. 

Terça-feira, 22,  a comitiva terá encontro na Direction des Ressources et des Compétences de la Police Nationale.

Os parlamentares  conhecerão a forma de  gerenciamento dos recursos humanos, materiais, logística; concursos, recrutamento e formação profissional. Haverá também uma Visita à E.N.P- École Nationale de Police  que é uma das academias de polícia na França que fica localizada na cidade de Sens.

Quarta e quinta feira (23 e 24) a comitiva terá encontros com diversas autoridades francesas. 

Sexta (25) os deputados irão se reunir com a D.G.G.N (Direction Générale de la Gendarmerie Nationale). Almoço de trabalho com a D.C.I (Direction de la Coopération Internationale du Ministère de l’Intérieur).

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Chega a ser ridículo o quanto esse deputado paga aos blogueiros para promoverem sua imagem. É toda hora essas noticias, nem se procura disfarçar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *