0

Gutemberg quer disponibilizar na internet palestras do Programa Cuidando de Você…

PALESTRAS
Gutemberg tem levado bons tema à Câmara; agora quer disponibilizá-los na Internet

“Obesidade, o mal do século”, foi o tema da palestra ministrada pela médica do Ministério da Saúde e professora do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, Francisca Luzia Araújo – mais conhecida como doutora Kika – no dia 26 de abril, na Câmara Municipal de São Luís.

A explanação dá prosseguimento ao Programa “Cuidando de Você: Educação e Saúde”, criado pelo vereador Dr. Gutemberg (PSDB), para abordar questões da área de saúde.

Especialista em Nutrologia, Clínica Médica e Terapia Intensiva, doutora Kika discorreu, para um público atento, sobre alimentação inadequada e comportamento de risco, que podem levar ao sobrepeso e à obesidade.

– Associadas ao excesso de peso estão doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças lipídicas, cardíacas e o câncer, que vem aumentando bastante. Um trabalho científico, publicado em 2016, provou o que já era do nosso conhecimento, ou seja, a associação entre o câncer e a obesidade – comentou.

Segundo doutora Kika, para evitar o sobrepeso, a obesidade e doenças crônicas associadas, é necessário diminuir o consumo de alimentos gordurosos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Ao mesmo tempo, para a melhora ou manutenção da saúde, a médica indica a prática rotineira de atividade física e alimentação mais rica em frutas e hortaliças.

Satisfeito com a crescente aprovação de sua iniciativa, o vereador Gutemberg Araújo falou da sua intenção de estender as informações sobre saúde e prevenção para comunidades da capital.

– Nosso interesse é levar o programa para as comunidades. Além disso, também esperamos, num futuro próximo, conseguir documentar essas palestras aqui, na Casa, e depois disponibilizá-las na internet. São providências que pretendemos tomar, para alcançar o maior número de pessoas – garantiu Gutemberg.

As palestras do Programa Cuidando de Você: Educação e Saúde são ministradas por profissionais renomados, abertas ao público e acontecem às 9 horas da última quarta-feira do mês, no plenário da Câmara Municipal de São Luís.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *