4

Mais um golpe no bolso dos motoristas…

Com base em um episódio único na história do Brasil, Detran’s passaram a condicionar a liberação da licença dos caminhões basculantes à implantação de um dispositivo para impedir possível acionamento da caçamba. No Maranhão, a nova exigência eleva em mais de R$ 1 mil o valor do IPVA

 

CASO ÚNICOS. Episódio que levou ao assalto no bolso dos caminhoneiros: sem repetição na história do país

A sanha de arrancar na marra dinheiro do contribuinte chegou ao limite.

Proprietários de caminhões basculantes foram surpreendidos este ano ao pagar pelo licenciamento do veículo e, mesmo assim, não receber os documentos.

O Detran-MA está exigindo deles a instalação de um dispositivo que evita o acionamento aleatório da caçamba, com base na Resolução 563 do Contran.

O dispositivo custa mais de R$ 1 mil e o documento só é liberado após a vistoria de confirmação da instalação.

Trata-se de um golpe no bolso dos donos de caminhões. E, ao que tudo indica, para beneficiar uma única empresa fornecedora desses sensores.

AMEAÇA AO CONDUTOR. Propaganda da empresa que fabrica os dispositivos: preocupação é só com o bolso

A base para obrigatoriedade da instalação dos dispositivos – também já exigida em outros estados – é um episódio único no Brasil: em 2015, a caçamba de um destes caminhões foi acionada acidentalmente e atingiu um viaduto em São Paulo.

Nenhum outro caso parecido desde então – ou mesmo antes do caso isolado.

Mesmo assim, essa empresa vem apresentando os dispositivos aos Detrans de todo o país, que passam a obrigar a instalação dos sensores.

E os motoristas pagam mais essa conta milionária…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Gostaria de saber qual a implicância ou interesse da SMTT em perseguir donos de carro que chegam às vezes com pressa ao hospital UDI e estacionam na rua ao lado,isto é,entre o hospital e o Sebrae. Ao que me parece, essa rua não é de grande fluxo ,não atrapalha em nada o transito e todos que ali estacionam é por motivo de algum socorro aos seus entes queridos. Deve existir alguma coisa estranha para que o SMTT guinche todos os carros ali e os coloque na Vip leilões,para que suas retiradas sejam cobradas por quilometragem e aí é um roubo. Essa trama precisa ser desbaratada com urgência pelo MP. O povo pede socorro

  2. Quem não se lembra da obrigatoriedade dos kits de primeiros socorros e da troca dos extintores de incêndios pelo tipo ABC? Depois de quase todos os motoristas adquirirem, simplesmente resolveram não mais tornar obrigatórios os referidos equipamentos. Naquela ocasião, assim como agora, com certeza, alguém lucrou/estará lucrando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *