0

César Pires destaca importância da educação à distância iniciada por ele na Uema

Pires em discurso na tribuna da Câmara Federal…

O deputado César Pires (PV) destacou, em discurso na Assembleia Legislativa, a homenagem que a Câmara Federal prestou à Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) pelos 20 anos de educação à distância iniciada quando ele era reitor da instituição. Ele participou segunda-feira (23) da sessão solene alusiva à data, proposta pelo deputado Hildo Rocha (MDB), a quem rendeu homenagens pelo reconhecimento que o parlamentar fez a essa instituição acadêmica.

“Em 1998, em decorrência da Lei de Diretrizes Básicas da Educação de 1996, criamos o Magistério 2001, que permitia a formação de professores do ensino fundamental para o ensino médio, habilitando esses profissionais a ministrar aulas a estudantes do ensino fundamental. Em seguida criamos o Núcleo de Educação à Distância (NEAD), hoje transformado em UemaNet, que formava esses profissionais em nível de terceiro grau”, relatou César Pires. Hoje a UemaNet avançou mais, chegando a oferecer vários cursos, indo até a pós-graduação. 

E em meio aos homenageados, representantes da Uema

O deputado disse que essas iniciativas foram tomadas visando dar formação aos professores para elevar a qualidade do ensino maranhense. Entende o professor e deputado que falar em educação de qualidade sem antes qualificar o corpo docente é no mínimo um gesto de pouca lucidez e de desconhecimento do que é educação.

César Pires lembrou ainda que a educação à distância da Uema permitiu que cerca de 40 mil professores com nível médio tivessem formação superior.

“Como reitor, tive a felicidade de construir esse sonho e aprovar suas resoluçõesno Conselho Federal de Educação, permitindo que a Uemafosse a oitava universidade com ensino à distância do Brasil, e a primeira do Nordeste”, enfatizou.

Para César Pires, a homenagem prestada na Câmara Federal reconhece a UEMA como instrumento poderoso e necessário para o desenvolvimento do Maranhão.

“E em reconhecimento às ações positivas do Maranhão também vamos comemorar os 20 anos de implantação do Núcleo de Educação à Distância da Uemadia 24 de maio na Assembleia Legislativa. Uma justa homenagem àquele curso, pois hoje já temos doutores entre os ex-alunos do Nead”, finalizou.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *