0

Vereador Gutemberg anuncia reabertura da Maternidade Maria do Amparo

A incerteza a respeito da volta dos trabalhos na Maternidade Maria do Amparo chegou ao fim. A unidade de saúde, que atende gestantes da Grande São Luís, voltará a funcionar a partir do mês de março. O anúncio foi feito pelo vereador Gutemberg Araújo (PRTB).

“Tenho a felicidade de anunciar que a maternidade Maria do Amparo vai reabrir no início de março”, disse o vereador.

A reabertura da maternidade foi possível devido a um acordo firmado, durante reunião coordenada por Gutemberg Araújo, entre secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho, com os diretores da maternidade. Com isto, o funcionamento integral dos serviços da unidade de saúde estão garantidos. 

Pelo que foi acordado, será realizado um convênio para repassar, aproximadamente,  R$ 518 mil por mês à instituição. 

Já no fim do ano passado, o vereador Gutemberg solicitou emendas na Lei Orçamentária Anual – LOA 2019, para destinar cerca de R$ 1 milhão para a Maternidade Maria do Amparo.

“Essa reunião foi decisiva para a reabertura da maternidade, que chega a fazer 200 partos por mês. Imagina, nesse período fechada, como sofreram mães e famílias. Então, agradeço aos amigos vereadores que se juntaram a causa, a direção da maternidade, e ao secretário Lula Fylho pelos esforços para encontrar soluções para os problemas financeiros da instituição. Hoje é um dia de celebrar. E vamos ficar vigilantes para que o acordo seja cumprido”, afirmou O vereador Gutemberg.  

A maternidade Maria do Amparo suspendeu os serviços de internação desde dezembro de 2018, devido aos problemas financeiros. Com os valores repassados pela tabela do SUS defasados, não houve mais como cobrir os custos para a manutenção da instituição.  

Então, desde o fim de 2018, Gutemberg Araújo tem lutado para que a maternidade, localizada no bairro Anil, não encerre as atividades. Foi o parlamentar que trouxe o caso à Câmara Municipal de São Luís. Na reabertura dos trabalhos da Casa, o vereador promoveu uma reunião  para tratar sobre os problemas da instituição. Na ocasião, todos os vereadores se uniram a causa e formaram uma comissão para acompanhar a situação.

O  presidente maternidade, Paulo Ribeiro, agradeceu o apoio de todos. “Agradeço  esse esforço coletivo, que foi liderado pelo vereador Dr. Gutemberg. Agradeço ao presidente da Casa, Osmar Filho, e demais vereadores que abraçaram essa causa. Também agradeço ao secretário Lula Fylho por  nos receber e mostrar soluções para a manutenção da maternidade. Os termos desse acordo ainda estão sendo formatos. Mas essa já é uma importante vitória para a reabertura da maternidade”, disse Paulo Ribeiro

Lula Fylho também destacou a importância da união dos vereadores que começou com o vereador Dr. Gutemberg trazendo o assunto para a Câmara. “Destaco a preocupação do Dr. Gutemberg em estabelecer esse diálogo. Agradeço a participação de todos, do presidente da Casa, vereador Osmar Filho, e demais vereadores, para juntos encontrarmos as melhores soluções para a reabertura dessa importante maternidade para a cidade de São Luís”, disse secretário.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *