1

Fábio Câmara sai das urnas orgânica e eleitoralmente mais forte no PDT

Votação do vereador – que ficou na segunda suplência – foi fundamental para a eleição de Márcio Honaiser e para a garantia da primeira suplência a Lucyana Genésio; sem os votos do Câmara, o partido do senador Weverton Rocha não conseguiria eleger qualquer representante para a Câmara, mesmo somando todos os votos nominais e de legenda

 

A militância de Fábio Câmara levou no braço a “onda 12” para as ruas de São Luís, onde alcançou mais da metade de sua votação para deputado federal

O vereador Fábio Câmara alcançou a segunda suplência de deputado federal no PDT e saiu das urnas fortalecido no partido, tanto do ponto de vista da militância quanto em relação à votação.

Seus 20.928 votos foram fundamentais para garantir a eleição do deputado Márcio Honaiser e a vaga de primeira suplente a Lucyana Genésio.

Sem os votos do Câmara, o PDT não elegeria nenhum candidato à Câmara, mesmo somando todos os 147.318 votos dos outros candidatos e mais os 15.141 votos dados ao partido.

No total, sem Câmara, o partido somaria 162.359 votos, bem abaixo do Quociente Eleitoral para deputado federal, que beirou os 200 mil votos; Honaiser foi eleito por média, na segunda rodada das sobras, garantida pela soma total dos votos do partido, que alcançou os 80% do QE no primeiro rateio.

Mas a importância eleitoral de Fábio Câmara para o PDT não foi apenas eleitoralmente, mas também do ponto de vista orgânico.

Sua militância – que não é a do partido, mas a que o acompanha em todas as eleições, mesmo com sucessivas derrotas – mobilizou-se em São Luís e o levou a uma votação de 12.462 sufrágios, mais que a metade do total de votos recebidos.

Mesmo sem conseguir eleger-se – ainda que pela sexta vez em sete disputas – Fábio Câmara saiu das urnas fortalecido em seu partido e pronto para novos embates eleitorais.

Preparado, Principalmente, para as eleições de 2024, em São Luís…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *