0

Em pleno São João, Mestre Abel padece na Santa Casa

Enquanto os arraiais oficiais movimentam recursos com festas de artistas fora do contexto do São João, artesão maranhense especialista em Cazumbá vê seu quadro de saúde se agravar diante das condições precárias do hospital,  precisando amputar o pé e correndo risco de alastramento de usa doença

 

 

Largado em um leito insalubre da Santa Casa de Misericórdia, Mestre Avel agoniza enquanto o poder público gasta milhões com artistas estranhos ao São João do Maranhão

O mestre Abel Teixeira, artesão especialista em Cazumbá, está internado na Santa Casa de Misericórdia, em São Luís, sofrendo o agravamento do seu quadro de saúde em razão das condições insalubres vividas no hospital.

De acordo com denúncia recebida por este blog Marco Aurélio d’Eça, mestre Abel precisa amputar o pé, mas a demora no procedimento favorece o risco de que a doença se alastre.

Com quase 80 anos, mestre Abel é um dos embaixadores da cultura popular maranhense; o artista plástico já realizou oficinas sobre o Cazumbá em estados como o Rio de Janeiro e chegou a ter sua história, imagem e arte eternizadas no livro “Careta de Cazumbá”.

 

Mestre Avel é especialista na confecção de Cazumbá, personagem marcante da cultura do Bumba-0Meu Boi maranhense

No mês mais importante para a cultura maranhense é vergonhoso constatar que os artistas da terra recebam tão pouca atenção, mesmo após os mais de 50 anos dedicados a atrair curiosos, turistas e democratizar a cultura.

Enquanto os arraiais oficiais e as festas patrocinadas pelo poder público movimentam milhões em recursos – com atrações fora do contexto do São João – os mesmos produtores fecham os olhos os responsáveis por fomentar a cultura do Maranhão.

Quem faz o mês junino ser o marco do povo e a principal festa do ano não pode sucumbir abandonado…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *