0

Corpo de Bombeiros inicia ações contra as queimadas no Maranhão

Fim do período das chuvas propicia os riscos de queimadas em várias regiões do estado afetadas pelo calor; projeto em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente será realizado em paralelo à campanha Guardiões do Bioma, promovida pelo Governo Federal

 

Coronel Célio Roberto explicou à rádio Timbira como se darão as ações dos Bombeiros no combate às queimadas

O Corpo de Bombeiros do Maranhão iniciou esta semana a “Operação Maranhão Sem Queimadas”, lançada pelo governador Carlos Brandão (PSB) no último domingo, 25.

A campanha, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, visa implementar ações preventivas contra os riscos de incêndios em várias regiões do estado, atingidas pela onda de calor após o fim do período chuvoso.

– Em parceria com 21 Prefeituras das regiões com alta incidência de focos de queimadas, cerca de 300 bombeiros militares estão reforçando o efetivo e auxiliando esses municípios durante o período de estiagem – explicou o comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto Araújo, em entrevista à rádio Timbira AM.

O governador Carlos Brandão lançou o programa de Combate às queimadas no último dia 25, no Sítio Rangedor

Além da operação contra as queimadas, os bombeiros participarão dois esforços do Governo Federal contra os focos de incêndio, que serão alvo do programa “Guardiões do Bioma”, a ser lançado em breve.

Na operação Maranhão Sem Queimadas, o Corpo de Bombeiro e a Sema farão ações de conscientização para uso correto do fogo e apreensão de equipamentos.

– É principalmente evitar os incêndios florestais, diminuindo assim os índices do ranking de queimadas a nível nacional – explicou Cério Roberto.

Até meados mês de outubro de 2022 mais de 1.700 focos de incêndios foram combatidos com mais de duas mil ações de prevenções.

– Este ano a meta é aumentar mais ainda – concluiu.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *