0

Pedro Lucas apresenta projeto do Porto de Alcântara em Brasília…

Projeto de iniciativa privada da empresa Grão-Pará Maranhão será implantado em águas profundas na ilha do Cajual e reduzirá valores do frete marítimo em até 30%, oferecendo modal completo, com ferrovia, rodovia e hidrovia

 

Pedro Lucas acompanhou a apresentação da empresa GPM no Ministério dos Portos e Aeroportos

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) se reuniu nesta quarta-feira, 22, com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para apresentar à equipe do ministério o projeto do Terminal Portuário de Alcântara.

O porto é um projeto de iniciativa privada da empresa Grão-Pará Maranhão (GPM), que pretende desenvolver o empreendimento localizado na Ilha do Cajual no município de Alcântara.

O porto de águas profundas da GPM possui uma vantagem estratégica de reduzir o frete marítimo com redução de 30% em relação aos valores atuais, além de possuir canal duplo, o que vai possibilitar mais agilidade e eficiência no de entrada e saída de navios.

– O Maranhão possui um grande potencial na exploração de recursos, como grãos e minérios, e o porto vai oferecer a capacidade de estocagem de 1,5 milhões de toneladas de grãos e 15 milhões de toneladas de minério – disse Pedro Lucas.

Uma outra vantagem logística do porto será a capacidade de oferecer um modal completo, com ferrovia, rodovia e hidrovia, facilitando o escoamento da produção do Maranhão e do restante do país, como grãos, minérios, fertilizantes, combustíveis e outras cargas em geral.

– O desenvolvimento dos setores produtivos do Maranhão e do Brasil perpassa por fortalecer a nossa infraestrutura de transporte e logística. O Terminal Portuário de Alcântara se propõe a ofertar um modal completo, com capacidade de atender a demandas do estado e do país. Além disso, vai gerar mais oportunidades de emprego no Maranhão – afirmou o deputado.

A reunião em Brasília contou com a participação dos diretores-executivos da Grão-Pará Maranhão, Nuno Martins e Paulo Salvador, e do diretor-executivo da Deutsche Bahn, Peter Miror e demais membros do Ministério de Portos e Aeroportos.

Da assessoria

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *