Protagonismo e Inovação: Projeto Vem Pro Quilombo marcará presença em seis cidades do Maranhão

Com o patrocínio Master da Shell, o Projeto Vem Pro Quilombo vai marcar presença em seis cidades do Maranhão, ofertando cursos de qualificação tanto online quanto presenciais. O objetivo é capacitar mais de 2 mil jovens de 15 a 29 anos, com mais de 30 cursos e oficinas presenciais e virtuais.

Com uma proposta inovadora, o projeto visa capacitar jovens em artes cênicas e elaboração de projetos. Estimulamos que as tradições ancestrais dialoguem com novas formas de expressão e gestão, garantindo que a cultura quilombola ocupe palcos, editais e mercados que antes lhe eram negados.

A iniciativa se destaca não apenas pela quantidade de cursos oferecidos, mas também pela diversidade de temas abordados. A ideia é que os participantes possam desenvolver habilidades práticas e teóricas que os preparem para o mercado de trabalho, promovendo a autonomia e a valorização da cultura local.

Além dos cursos, o projeto também contará com palestras e workshops com profissionais renomados da área, que compartilharão suas experiências e conhecimentos, contribuindo para a formação integral dos jovens participantes.

O Projeto Vem Pro Quilombo é uma resposta à necessidade de inclusão e valorização da cultura quilombola no Maranhão, promovendo não apenas a formação de novos artistas, mas também a construção de uma rede de apoio que fortalecerá a comunidade como um todo. A expectativa é que, ao final do projeto, os jovens possam não apenas se destacar em suas áreas, mas também inspirar outros a seguir o mesmo caminho, fomentando um ciclo de aprendizado e inovação cultural.

A abertura do Projeto acontecerá no dia 9 de abril, e os processos de inscrições serão realizados via Google Forms. Mais informações no Instagram, no grupo Teoria das Artes.

Criado pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Shell Brasil, o Programa Rouanet da Juventude é uma iniciativa voltada ao fortalecimento e incentivo da produção cultural entre jovens. A proposta também busca ampliar o acesso aos incentivos da Lei Rouanet em todo o país, especialmente para jovens que pertencem a regiões e grupos historicamente marginalizados, como as comunidades quilombolas. O projeto Vem Pro Quilombo recebe o patrocínio é Master da Shell, uma das maiores empresas do mundo na área de Exploração e Produção. Que sempre valoriza a cultura do Maranhão e, diga-se de passagem, de qualidade. A Shell está presente no Brasil desde 1913. Com o objetivo de responder às necessidades energéticas da sociedade hoje e no futuro, atuando de forma responsável nos âmbitos econômico, ambiental e social.

Feira Afro-Ludovicense recebe turistas e reativa Beira-Mar…

O projeto Feira Afro Ludovicense, promovida pelo Grupo de Dança Afro-Malungos (GDAN), terá sua segunda edição nesta sexta-feira, 7, a partid das 17h, na avenida Beira-Mar

Coordenador do evento e membro do GDAN, o jornalista e suplente de vereador Batista Matos, avalia que a feira é uma forma de valorizar o empreendedorismo afro e reavivar a Beira-Mar.

– A Feira Afro Ludovicense é mais que um evento. Ela fomenta a economia criativa entre empreendedores Afro, dá vida à área da Beira-Mar e oferece aos moradores dessa região do centro uma nova programação Cultural; e é também um espaço para compra de produtos hortifrutis – comentou Batista Matos.

A Feira Afro-Ludovicense apresenta exposição e venda de artesanato, gastronomia local e rica programação cultural.

Vereador Batista Matos e movimento negro farão Feira Afro Ludovicen$e Nós por Nós

Batista e os representantes da feira em reunião com o secretário

O vereador Batista Matos deu entrada em um projeto de lei que visa estimular a economia e geração de renda entre a comunidade negra de São Luís.

“A ideia é potencializar um ciclo econômico positivo entre os negros, oferecendo capacitação e apoio para o Afro empreendedorismo em São Luís. Num ambiente de desemprego que passa o país, o empreendedorismo é o caminho para a geração de renda famíliar, crescimento financeiro e consequente geração de emprego. É um ciclo que só cresce e beneficia a todos”, explica.

Feira Afro-Ludovicen$e “Nós por Nós”

No projeto, destaque para a promoção da Feira Afro Ludovicen$e Nós por Nós, já a partir de novembro, no mês da consciência negra.

“A feira é um projeto que faremos juntamente com o GDAM, coordenado pelo amigo Cláudio Adão. Também queremos contar com outras organizações, como o Comafro, prefeitura, Estado e iniciativa privada. Nós negros e negras de São Luís possuímos um potencial econômico enorme e precisamos fazer esse ciclo girar entre nós, por meio de negócios em diversas áreas, destacando os de aspectos culturais como a culinária, a dança, a música, o artesanato, a estética, entre outros”, destaca Batista Matos.

As três primeiras edições da Feira Afro-Ludovicen$e serão realizada no próximo mês, na Praça Joãozinho Trinta e no Bairro de Fátima.

O vereador, membros do GDAM e do Comafro discutiram hoje a realização da feira com o secretário de governo da prefeitura, Pablo Rebouças.

“Uma reunião positiva e que vai ajudar ainda mais esse propósito de geração de renda para a comunidade negra de São Luís”, concluiu o vereador.  

Afro-Ludovicen$e foi pauta de reunião entre vereador, movimento negro e secretário de governo Pablo Rebouças.