16

A quem interessa o sigilo???

Se a polícia conseguisse o seu intento de manter as investigações e os documentos do caso Décio Sá às escondidas, a população maranhense saberia que, dentre os acusados do assassinato do jornalista estaria um deputado estadual?

Se um jornalista não tivesse visto o agiota Gláucio Alencar no Tribunal de Justiça, a população iria saber que há um juiz maranhense envolvido com suas picaretagens?

E se não houvesse jornalistas e blogueiros, o povo do Maranhão saberia o nome deste juiz, e teria condições de revelar outras coisas relacionadas a ele?

Este blog entende que o segredo de Justiça e o sigilo de determinadas investigações policiais só interessam aos bandidos.

Foi graças aos blogs que se soube a existência de uma quadrilha de agiotas liderada por Gláucio Alencar. Foi graças aos blogs que se soube que, na rede de relacionamentos destes agiotas na Internet, haviam deputados e outras autoridades.

A polícia pode continuar tentando esconder as investigações do caso Décio.

E a imprensa – pelo menos a parte da imprensa não-submetida – vai continuar cavando o que interessa o povo saber.

Por que nenhum sigilo interessa ao povo…

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Caro blogueiro, vc tem q reclamar com o legislador que estabelece no artigo 20 do código de processo penal o sigilo do inquérito policial, visando resguaradar a presunção de não culpabilidade de qq cidadão , inclusive vc, q tem direito de não ser considerado culpado até o transito de uma sentença penal condenatória. Direito este conseguido a duras penas, como tantos outros elencados como fundamentais e frutos do derrame de sangue das revoluções liberais que também asseguraram seu direito de falar besteira como essa que foi dita. Procure estudar antes de falar asneiras com tanta propriedade.

    A democracia não pode ser empurrada goela abaixo, deve ser aprendida, dizia Winston Churchill, um dos maiores estadistas do Século XX.

    resp.: Não tenho que reclamar com ninguém, meu caro. Tô pouco me lixando pro sigilo das investigações. O qeu chegar às minhas mãos, e eu julgar importante para divulgação, não pensarie duas vezes em divulgr. Cabe a polícia manter seu sigilo e à imprensa divulgar o que querem esconder. É simples assim.

  2. Marcos, o Deputado que tá envolvido nessa bandalheira é o Genro de uma Desembargadora ??????

  3. Marco, não são poucas às vezes em que discordo de ti, mas realmente você tem razão em certos momentos, principalmente quanto ao sigilo de informações. Não estou me interessando nesse caso pelo fato de o morto ser Décio, muito pelo contrário não gostava nem um pouco de como ele atuava, acompanho sim para saber quem são os envolvidos, lá no fundo acho que você também está nisso até o fim por este mesmo motivo, o de saber em quem confiar.

  4. Continue assim… vamos acompanhar o desenrolar dessas histórias, vc está de parabéns. Mas pelo amor de Deus, todo mundo está careca de saber que o deputado genro de desembargadora e que é desde muito tempo agiota, antes mesmo de se tornar deputado é aquele do partido verde que o Décio sempre criticava, ou acham que ele se tornou deputado como? É mole?

  5. MARCO DEÇA TÚ NÃO TENS INFORMAÇÕES SUFIENTE PARA DIZER QUE NÃO TEM BLOGUEIRO METIDO NESSA TRAMA, MAIS ME ESTRANHA MUITO O COMPORTAMENTO DE UM BLOGUEIRO DE SOBRENOME CUTRIM E SEU BOFE LENDRO MIRANDA DE UM BLOG BALAIO “MARRAPÁ” QUE ANDAVAM DIZENDO A TODOS QUE DÉCIO IRIA MORRER, E AGORA SE CALOU DE UMA VEZ POR TODAS. ESTÁ CALADINHO E COM MEDO DOS DELEGADOS CHAMÁ-LO PARA DEPOR.
    O BLOG PIRATA MARRAPÁ EDITADO POR UM TAL LEANDRO DICA A MENOS DE 1OO METROS DA CASA DOS PAIS DE DÉCIO,AO LADO DO COLÉGIO BATISTA,E ONDE SÃO TRAMADAS AÇÕES CONTRA O GOVERNO ROSEANA E AO SISTEMA MIRANTE,E COM ANUENCIA DE UM DEP. FEDERAL METIDO A DOIDO,PRESIDENTE DE UM COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CAMARA FEDERAL.UM BANDO DE CANALHAS QUE DEVEM SER CHAMADOS PARA DEPOR NA CEIC.TAMBÉM ESSES PILANTRAS SÃO ACOBERTADOS POR UM PM FILHO DE LUIS MOURA.O QUE TÚ ACHA DESSA PILANTRAGEM? UM FILHO DE LUIS MOURA FICAR FALANDO QUE DÉCIO IRIA MORRER?

  6. Fico me perguntando , esta questão de agiotagem com as prefeituras do MA sempre foi denunciada pela imprenssa, sempre foi fato notório , inclusive com personagens ,: Aguiar , Pacovan…..e.t.c… e nenhuma inciativa por parte do Ministério Público , foi preciso matar um jornalista que combatia fortemente este esquema para poder sim ” tomar inciativa” que vai acabar somente com o pistoleiro preso ou assassinado.

  7. o sigilo pertence a todos aqueles que querem que a coisa fique abafada e o povo não saiba de nada é uma forma de esconder o crime.

  8. confirma o meu comentário em postagens passada, louvores a impressa, discordei, falei que dou louvores aos blogs que ainda não pertencem a políticos.

  9. Parabéns.
    Há momentos em que, mesmo discordando de você, reconheço sua coragem e competência. Não é à toa que tens o blog de maior credibilidade do Maranhão.
    Você presta um relevante serviço à sociedade e isso não é simples posi incomoda muita gente. Gente de caráter duvidoso, é claro, mas incomoda.

  10. Parabens pelo seu trabalho ! pois voce, diferente de sites comprados ( imentira.com ) que ja esqueceram o caso Décio, voce continua com materias abordando as duvidas que ate hoje nao foram esclarecidas a sociedade, por um sistema de seguranca corrompido que acusa apenas uma fatia do “bolo podre” que comanda essa quadrilha que assalta os cofres publicos de todo o Maranhão.

  11. Marco,
    sua postura é digna e é a postura que nosso amigo Décio teria em relação ao caso. Parabéns e continue sua busca por mais notícias. Nós agradecemos pelas informações e pelo serviço que você, Kenard e outros jornalistas realizam pela sociedade maranhense.

  12. Marco, nos últimos posts deste blog, você diz que existem jornalistas e blogueiros comprometidos com a bandidagem. Existe de fato algum profissonal desses envolvido no caso Décio ?

    Resp.: Não, não há nenhum envolvido com a morte de Décio. Mas alguns blogueiros – não jornalistas – têm relações muito próximas com agiotas de todos os naipes. Isto é fato.

  13. ESSE A GLAUCO ALENCAR MOVIMENTAVA-SE COM DESENVOLTURA NO GABINETE DE UMA DEPUTADINHA FILHA DE CASTELO E DE UM SECRETÁRIO DE OBRAS DO MUNICÍPIO.O QUE ELE PEDIA ,PRONTAMENTE ERA ATENDIDO. QUER MAIS INFORMAÇÕES É SÓ MOSTRAR A FOTO DESSE PILANTRA NA SECRETARIA DE OBRAS,POIS LÁ ELE É MUITO CONHECIDO.

  14. O seu trabalho esta de parabéns! Vamos continuar investigando Marco, pois tem muita coisa ainda a ser esclarecida, “tem muito caroço ainda nesse angu”. A justiça tem que ser feita!!

  15. Marco, eu acredito que a Policia tenta manter sigilo, por que ela nao tem certeza de nada. O crime nem elucidado deve ta. Só se tem certeza da agiotagem, do principal (assassintao de Décio), até agora não foi apresentado nada que prove que os presos estão mesmo envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *