3

Em nota, governo mostra desprezo por mortos em UTI de Coroatá…

A Secretara de Estado da Saúde negou agora à noite, em nota oficial, as informações e que cinco pessoas teriam morrido por falta de oxigênio no Hospital Regional de Coroatá.

As explicações são as mesmas já contempladas na matéria do jornal O EstadoMaranhão, que ouviu funcionários e familiares das vítimas – além de analisar documentos –  para confirmar o fato.

A nota do governo trata as vítimas como moribundas, que já chegaram ao hospital à beira da morte.

No sábado (18), foram registrados quatro óbitos conforme relatório médico, sendo um recém-nascido internado desde o nascimento (no dia 15 deste mês) com prematuridade extrema (abaixo de 25 semanas), septicemia (infecção generalizada) e hemorragia pulmonar; uma criança com seis meses de idade internada desde o nascimento (outubro de 2014), prematura, com quadro de desnutrição e tinha displasia bronco-pulmonar; um adolescente de 12 anos, Rogério Vieira da Silva, natural de Grajaú – que chegou ao Hospital no dia 15 deste mês com um tumor cerebral em estado terminal, em coma e intubado (SIC); e uma senhora de 77 anos, Rosa Alves de Sousa, natural de Capinzal do Norte, que sofreu aneurisma cerebral e hemorragia cerebral – cuja morte encefálica foi constatada desde o dia 15 – trecho da nota da SES

– São absolutamente inverídicas as informações, posto que não ocorreu nenhum problema no fornecimento de oxigênio para a UTI do Hospital Macrorregional de Coroatá Alexandre Mamede Trovão, no dia 18 de abril (sábado) – afirma a nota.

A SES, inclusive, repudia o que chamou de “utilização de informações sabidamente inconsistentes”.

Mas não demonstra, sequer, interesse em apurar o fato…

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Marcos quem é que foi eleito anunciando pelo quatro cantos – como um Messias – que no seu governo nenhuma criança morreria num hospital no seu governo? Em Coroatá morreram três. Sem ir lá, o comando da SES dar essa nota grosseira e desumana. Para que mesmo serve um hospital e suas equipes médicas? Não é para salvar vidas? Mas, parece que no governo da mudança isso é o de menos. O governado vira e mexe faz menção a uma tragédia familiar. E agora, quem amenizar a dor dessas famílias que perderam seus entes querido? E agora, Flavio Dino?
    O que se vê no Maranhão hoje é um governo de notinhas e tuitadas. Para tudo eles têm uma nota. Que nunca explica nada. Mas, neste caso de Coroatá nota nenhuma servirá para alguma coisa, nem mesmo para expiar a irresponsabilidade com que esses pacientes foram tratados. Quem Flávio Dino dará o conforto a essas famílias?
    O mínimo que espera desse novo governo é que se abra uma sindicância e se apure as responsabilidades sobre essa tragédia. Afinal, foram três crianças e uma idosa mortas num hospital onde as famílias acreditavam que elas ganhariam novas vidas.
    Uma pena que nos primeiros quatro meses do governo, três crianças sejam vítimas da irresponsabilidade e da negligência médica, logo num governo de Flávio Dino.
    Álvaro Campos

  2. Gente todo mundo sabe que isso é teatro de Murad! Isso ta ficando ridículo. Coisa feia! Segunda deve falar na assembleia legislativa a andre murad com todo a encenação de sempre. Ta ficando ridículo já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *