20

As novas frentes de César Pires…

César Pires fala sobre o futuro do Maranhão

O deputado estadual César Pires (DEM) obteve 1.806 votos no município de Bacabeira, ou 22,08% dos votos. Ele foi o mais votado também em Capinzal do Norte, com 1.607 votos, ou 29,83%.

– Isso me traz uma responsabilidade ainda maior com os dois municípios. Em Bacabeira será instalada a refinaria Premium da Petrobras; em Capinzal foi descoberto gás natural. A população dos dois municípios precisa participar destes projetos – declara o parlamentar.

Interessante que o deputado mais votado nos dois municípios com maior perpectiva de crescimento no Maranhão seja exatamente um candidato ligado à Educação, ao conhecimento, à Ciência.

Estudioso, César Pires mostra conhecimento dos desafios e já fala na definição do processo profissiográfico no Maranhão como forma de se adequar às exigências do futuro.

Perfil o quê…??? É o próprio Pires quem explica:

– Em linhas gerais, o perfil profissiográfico vai descobrir a vocação de cada região e traçar os caminhos da Educação e da formação profissional para atender às demandas por mão-de-obra.

Em outras palavras: para o deputado, ex-secretário de Educação, o Maranhão precisa preparar sua mão-de-obra para atender as necessidades das indústrias de gás, petroquímicas e derivados de petróleo que aportarão no Maranhão nos próximos anos.

Para ele, é fundamental que as pastas da Educação e da Ciência e Tecnologia trabalhem juntas, definindo o perfil profissiográfico e estabelecendo prioridades educacionais e de formação profissional.

– Defendo a criação de cursos profissionalizantes, a participação da Fapema, da Ufma, do Ifma e da Uema neste processo de preparação do jovem maranhense. É o caminho mais curtos e eficaz para preparar mão-de-obra e garantir a empregabiildiade do jovem maranhense – diz o parlamentar.

César Pires vai para o terceiro mandato na Assembléia Legislativa, após ter sido reitor da Uema, representante do governo estadual em Imperatriz e secretário de Educação.

Preparo é o que não lhe falta, portanto…

Marco Aurélio D'Eça

20 Comments

  1. Olha só pessoal contra César Pires, esses comentários não convencem, sabe porque, é simples, é só comparar a Gestão do nosso querido César Pires e do Senhor Anselmo ambos foram secretários da Educação, e aí qual das duas foi desastrosa. Os funcionários da Seduc sabem muito bem a resposta. Sem comentários…

    • Isso mesmo Senhora funcionária, nós sabemos que êle, César Pires foi e é o melhor para a Seduc.

  2. ACHO QUE O PROFESSOR CÉSAR PIRES DEVERIA VOLTAR À SEDUC PARA TER A OPORTUNIDADE DE PROPORCIONAR ENSINAMENTOS À NOSSA QUERIDA MEL, QUE FEZ O COMENTÁRIO ACIMA. A PALAVRA QUE VOCÊ UTILIZA ESTÁ ERRADA. A PALAVRA CORRETA É INGRESSAR, COM “N” E NÃO COM “M”. JÁ O NOSSO AMIGO CLEMENTE AFIRMA QUE A AÇÃO DE ALGUNS PARLAMENTARES TEM SIDO A DE EXCITAR AS COMUNIDADES INDÍGENAS. VOCÊ QUERIA DIZER INCITAR, NÃO É VERDADE? LOGO EM SEGUIDA AFIRMA: “situações que nada tinha HAVER com a SEDUC”. O CORRETO SERIA “SITUAÇÕES QUE NADA TINHA a ver COM A SEDUC, POIS A PALAVRA HAVER TEM O SENTIDO DE TER E NÃO PODERIA SER UTILIZADA NESSA FRASE. OBSERVADOS OS ERROS, GOSTARIA DE PARABENIZAR O NOSSO QUERIDO DEPUTADO CÉSAR PIRES E TORCER PARA QUE ELE VOLTE À SEDUC, E VENHA A DISCUTIR A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS NOSSOS JOVENS, PARA QUE ELES SEJAM INSERIDOS NO MERCADO DE TRABALHO PRESENTE E FUTURO, BEM COMO CONTRIBUIR PARA A CORRETA EXPRESSÃO DOS NOSSOS COMENTARISTAS E ANALISTAS DESTE E DE OUTROS BLOGS.

  3. Vc ta certo Marco, que me desculpe os incompetentes mas sou Cesar de carteirinha. Nos iamos as colações so pra ouvir Cesar pires FALAR. NADA TENHO CONTRA ANSELMO ERAMOS DA MESMA EQUIPE DO REITOR. Ele é bom e sempre foi roseana. Enquanto a uema rebelde dizia não a roseana Cesar Pires dizia sim. Nisso Anselmo tú nã podes negar.

  4. Marco neste momento estou usando o computador de um amigo aqui da Uema,para dizer que César Pires sempre foi ASSIM AMADO OU ODIADO. SABE POR QUE MARCO PORQUE TEM POSIÇÃO. DEFENDE O QUE PENSA. JOGA DURO. NINGUÉM FEZ MAIS PELA UEMA QUE ELE. TU ANSELMO SO CONSEGUIU ENGANAR ROSEANA E POR POUCO TEMPO. ÉS UM BOBO. ME DIZ UM DEP. MAIS PREPARADO QUE CESAR PIRES. DIZ. ELE NÃO TE DERUBOU. CAISTES PELA TUA INCOPETENCIA. TEU POVO TEM ODIO DE CESAR. SÓ QUE ELE É DEPUTADO. E TU? OLHA ALOISIO TA BOTANDO OS PERIGOSOS PRA MATO GROSSO. APRENDE A SER LEAL E COMPETENTE COM CESAR PIRES.

  5. Ei Marco essa galera do Anselmo fica postando contra Cesar Pires. O cara Marco é bom. Tem talento. É leal a Roseana, não no poder mas na sua história. Não tem medo. Não deixa amigo na estrada. Ei povo do Anselmo voces é que erraram. Triste saida. Feio. Saiu acusado de muitos comportamentos ridiculo. Tchau a vida publica. Tem perfil de um excelente educador. Teste as diretoras. Elas te diram que ele é. O fez pela educacão faz tempo que não era feito. Um dos melhores deputados que aquela Alema já viu.

  6. O engraçado, é que quem fala Bem do Cesar Pires, fala bem e pronto, com argumentos normais, mas quem fala mal, sempre fala atrelado ao Anselmo Raposo, eu acho isso engraçado, não tem uma crítica se quer que seja autonoma ao Anselmo, ou seja, quem falou mal, falou mal e logo em seguida do pobre coitadinho Raposo, brincadeira em? nem preciso traduzir =)

  7. O picadeiro esta bonito e os palhaços continuam agitanto a platéia para o próximo espetáculo. Acredito que seja mais um espetáculo de malabares…
    O Governo Roseana tem a oportunidade de fazer o que há muito deveria ter feito… formar uma equipe técnica e capaz de promover um pouco de dignidade e desenvolvimento ao nosso Estado. Acabamos de sair de uma campanha esquizofrenica em que se falava em desenvolvimento faraônico que somente seria capaz de alcançar em pequena parcela do que foi proposto reunindo o ‘secretariado dos sonhos’, técnicos extremamente preparados e concentrados nas secretarias, para fazer calar a boca dos BALAIOS e de demais oposicionistas, mas pelo jeito estão querendo DEGENERAR TUDO ANTES DE COMEÇAR e voltar às velhas histórias… NÃO ACREDITO QUE A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY QUE AMARGOU A DERROTA NA PENULTIMA ELEIÇÃO QUE CONCORREU TENHA ESQUECIDO… Agora, TENDO FIRMADO UM NOVO COMPROMISSO COM O POVO MARANHENSE DEIXE TUDO SE PERDER NA MÃO DESSES… Pois, é sabido de todos que, César Pires, Cutrim, Chico Gomes, Tatá Milhomem, Chiquinho Escorcio e muitos outros acostumados a ações fraudulentas e uma politicagem de aliciação estão mesmo preocupados é com os ovos de ouro do Estado. Nunca apoiaram a não ser eles mesmos… A prova é que em plena campanha eles bobardearam as secretarias do Governo Roseana afim de desestabilizar os seus gestores para depois comer suas carniças… Cesar Pires contou dentro da SEDUC uma corja de bandidos que deu sustentação a sua campanha Antianselmo… Some-se as participações de Chiquinho Escorcio, Tatá Milhomem e Rigo Teles que mesmo dizendo ser Roseana não cansaram de excitar as comunidades indigenas contra Anselmo até em situações que nada tinha haver com a Seduc… como é o caso do pedagio feito na BR que resultor no ferimento de alguns indios e de um delegado de polícia…
    Quando Secretário César Pires cansou de fechar os ouvidos para a Governadora, Cutrim fez o mesmo não informando ao governo todos os seus passos rumo a campanha e os outros bajuladores e aliciadores dos povos indígenas… os povos indigenas precisam melhorar em muitos na escolha de seus representantes, pois a condição de vida nas aldeias só é boa mesmo para os caciques e empresas ‘imprestáveis” de serviço…
    Será lamentável se a Governadora Roseana Sarney não perceba que estão armando contra ela e deixe voltar para as Secretarias de Estado um grupo não muito preocupado com o Estado do Maranhão… DA MINHA PARTE VAI UMA SUGESTÃO PARA A GOVERNADORA… TENDO CERTEZA QUE ELA REPRESENTA E VAI FAZER O QUE O POVO DO MARANHÃO QUER E PRECISA…. DEIXE AQUELES QUE FORAM ELEITOS NO SEUS DEVIDOS POSTOS POIS É LÁ QUE O POVO QUER… E OS DEMAIS QUE NADA CONSEGUIRAM MANDE TRABALHAR UM POUCO POIS LHES FARÁ BEM…
    GOVERNADORA ROSEANA SARNEY ACREDITO NO SEU TRABALHO!!!

  8. esse desar pires é um gozador e pensa que o povo da area de ensino é sua platéia preferida, falante e com palavras mirabolantes não fez nada de relevante na educação desse estado e para não ser irresponsável vou historiar, foi professor da uema e durante sua permanência por lá não apresentou nenhum projeto que pudesse ser aproveitado como referência, foi reitor justamente para conseguir imgressar na politica e se eleger deputado, foi secretário de educação e fez o contrário do slogan da campanha do tiririca, ficou pior do que estava, pois para conseguir votos para sua reeleição não tomou medidas sérias e inovadoras deixando um monte de pepino para seu sucessor, resultado foi greve e manifestações para tudo que é lado. nós queremos sim um secretário humano e inovador, que respeite nossos direitos e nos valorize como profissionias. concordo com a governadora precisamos de um técnico na pasta e se precisarmos de apoio politico a assembléia tem 42 deputados para serem utilizados como trincheira de batalha.

  9. História muito mal contada… Hoje se apresenta com via para a Educação… Melhor mesmo é saber que tudo isso a custa do Prof. Anselmo Raposo, pois sua gestão desastrosa em nada contribuiu para a educação do Estado.
    Quem assumir a Educa’bum’… será o novo crucificado… é a hora das bruxas da casa mal… Quero ver o maestro da nova gestão… É Prof. Anselmo o seu nome será lembrado… e sendo lembrado será convidado ao novo governo de Roseana…

  10. Não entendo porque a GOV. Roseana, não coloca o Cesar Pires, de volta na Educação. Um deputado que sempre esteve do seu lado, mesmo quando ela estava fora do governo. Ele junto com Max, Ricardo, Curtim e Chico Gomes sempre brigaram por Roseana. Teve pouco tempo na Educação, e começou a fazer um bom trabalho. O justo agora, é que tivesse 4 anos para fazer um bom trabalho. Não entendo porque em vez de aliados de todas as horas, tem que botar Ptistas sem nenhuma confiança da governadora, e ainda corruptos.

  11. É isso mesmo que vc acha do Deputado Cesar Pires, ou isso é opinião momentanea? Pq na realidade esse deputado não é um dos piores, até reconheço isso, mas sei que ele é um grande aproveitador das oportunidades, e não tem nenhum escrupulo em fazer isso. Volte um pouquinho atras e lembre o quanto foi “bom” prá ele aquela secretaria da mesa diretora da Assembléia. Lembrou?????

  12. O Deputado César Pires, sem dúvida nenhuma, é um dos políticos mais preparados do nosso Estado, sua força intelectual o diferencia em todos os seus atos. A educação do Maranhão, representada por todos os seus gestores, está clamando pela volta do Deputado ao comando da pasta de educação. César Pires deixou saudade, como secretário, a paz reinava dentro da SEDUC, todos os funcionários trabalhavam com qualidade, recebiam em dia, e todas as contas da secretaria eram aprovadas, escolas sendo reformadas, dinamismo e humanização no tratamento dos diretores e professores, informatização do sistema educacional através do SIAEP, tudo isso e muito mais em pouco mais de um ano. A pergunta que fica é como ficaria a educação com 4 anos de César Pires na secretaria? A governadora Roseana precisa dar continuidade nesse trabalho, César Pires além de ser técnico, é fiel a Governadora e tem total qualidade para enfrentar todos os desafios da vida pública e o único preparado para colocar em prática a tão sonhada revolução da educação do maranhão!

  13. Muito bonito esse negócio de perfil profissiográfico.
    O que precisa ser feito em primeiro lugar é melhorar a educação básica. O que se vê no interior do nosso Estado é criança na quarta série, analfabeta funcional, o resto é jogar confete para a patuléia.

  14. No Maranhão, há de tudo. Há gente que confia no estado, ao lado de gente que usa o povo; há gente que valoriza a educação, ao lado de gente que manipula a ingenuidade das famílias e dos estudantes; há gente que luta por um ensino de qualidade, ao lado de gente que explora a mediocridade.
    Para aqueles não se lembram ou nunca tiveram o conhecimento reproduzo aqui o que determina a Constituição Federal no que tange a educação: “Art. 205. A educação, direito de todos e Dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

  15. Acho mais que justo o deputado voltar para a secretaria de educação para continuar o trabalho que vinha fazendo,ao contrario desse ultimo secretario e do demais que o PT quer colocar querem roubar..Acho que a governadora está facilitando muito para o PT,espero que ela esteja preparada para o que pode enfrentar..

    • Cria vergonha Cassio, o que Cesar Pires fez de melhor foi usar a SEDUC para se reeleger, fora a robalheira que os blogueiros pagos não tiveram interesse em divulgar.

    • me diz o qué Cesa Piris fez na SEDUC? A não ser empregar a curriola dele, Saraiva, Decio e Carmem Arouso.

      • Bom dia!
        É lamentável ler estes tipos de comentários, as pessoas ficam o tempo todo preocupadas com coisas superficiais, ou melhor, o tempo todo atrás de destruir a imagem dos outros sem ao menos conhecê-las e se esquecem de observar a qualidade do ensino prestado nas escolas públicas do Maranhão, e até mesmo exigir de seus gestores maior precisão nos serviços prestados para com a educação. É triste perceber que só se preocupam em verificar quem os secretários colocam para compor a sua equipe, mas não vão às escolas verificar a qualidade de ensino, infraestrutura e desenvolvimento da educação, certamente estes tipos de pessoas não servem para compor uma equipe efetiva que promovam o bem estar educacional. Aqui não se defende secretários, nem adjuntos, nem superintendentes, nem supervisores, nem funcionários e outros, aqui se defende a educação e pessoas capacitadas para por em prática a conquista da excelência educacional. As pessoas que se incomodam com os anteriores, presentes e futuros ocupantes de cargos na Seduc, que se apresente à atual Governadora e se coloque a disposição dos cargos da Seduc-MA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *