16

José Augusto Oliveira deve ser confirmado reitor da Uema; Roseana já declarou que nomeará primeiro da lista tríplice

Primeiro na lista tríplice da Uema, José Augusto deve ser confirmado por Roseana

Com a decisão do presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Bayma Araújo, de validar o processo eleitoral da Universidade Estadual do Maranhão, o reitor José Augusto Oliveira deve ser confirmado no cargo para o quadriênio 2011/2014.

José Augusto é o primeiro da lista tríplice escolhida pelos membros da universidade e a governadora Roseana Sarney já havia declarado que irá nomear o primeiro colocado.

A lista deve ser encaminhada amanhã ao Palácio dos Leões, pelo Conselho Universitário.

A decisão de Bayma Araújo, divulgada em primeira-mão no blog do jornalista Décio Sá, cassou a Liminar da juiza Luiza Madeiro Neponucena, que considerava irregular a candidatura de Oliveira.

A eleição na Uema ocorreu no dia 24 de novembro. O reitor ocupou o primeiro lugar na lista, após intensa polêmica a respeito da validade de sua canidatura.

Para Bayma Araújo, não há o que se discutir quanto à legalidade da candidatura de José Augusto quando o próprio Conselho Universitário (Consun) já determinou que ele pode ser candidato.

– Se a pessoa tem direito, eu tenho de garantir este direito – afirmou o presidente do TJ em exercício.

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Caro Marco:
    A decisão do Excelentíssimo Senhor Desembargador Antônio Bayma, cuja cultura jurídica é conhecida de todos os maranhenses, restabelece a tranqüilidade na comunidade universitária uemiana, apreensiva com a processo intervencionista que vinha sendo apregoado por falsos democratas e seus aliados, a direita oportunista. Fique a governadora Roseana à vontade, pois a permanência de José Augusto à frente da Uema certamente constitui uma grande contribuição ao grande governo que ela pretende fazer.

  2. Mais uma vez parabéns! Certamente, V.Ex.ª a Governadora Roseana ,FARÁ JUS ,ao desejo da comunidade acadêmica, sua votação foi muito expressiva esignificativa .Por isso acredito eu , que os requisitos de Vossa Magnificência,foram decisivos para a sábia decisão do Dr.Bayma ,que empalcou um golaço para mais uma gestão equilibrada , garantindo-lhe a legitimidade diante da escolha. Pela primeira vez temos um reitor realmente acadêmico , com uma equipe compatente.Que VITÓRIA ,maravilhosa. Parabéns Professor José Augusto; parabéns Prof.Salgado ,que com tanta competência e seriedade desempenhou seu papel na Pró-reitoria de administração : parabéns Prof.José Gomes, o homem do planejamneto …sério ,correto ,competente. Comentários justos ,para pessoas correta … isso deve arder como pimenta, nos olhos dos outros
    que com ganancia de poder tentaram anular a nossa trinca de ouro . Mas os pró-reitores dessa equipe são cinco estrelas … não podemos deixar de fora os nossos queridos Porfírio da graduação e Walter Canalles da pós garduação que impalntou MINTER e DINTER ,até em BALSAS… onde em breve estrão inaugurando o CAMPUS UNIVERSITÁRIO. PARABÉNS A TODOS QUE BATALHARAM PARA ESTA VITÓRIA …

  3. Essa decisão do Baima me fez lembrar do jogador Ancelmo, um perna de pau que jogava no Flamengo.
    Certa vez, num jogo, ao que me parece contra o Colo Colo do Chile pela Libertadores das Américas, na partida de volta, colocaram o Ancelmo nos instantes finais apenas para dar um soco num jogador chileno que havia maltratado jogadores do Flamengo na partida de ida ( após dar o soco, Ancelmo foi expulso).
    Baima entrou nos minutos finais, deu o soco e agora já pode sair.
    Com relação a frase em latim , antes era DURA LEX, SED LEX ( A Lei é dura mas é a Lei), infelismente mudou, agora é DURA LEX, LEX LATEX ( A lei é dura, mas estica)

    • OLHA AMIGO DA ONÇA, ESTAMOS NO PROCESSO ELEITORAL, E NO DIREITO
      TRABALHAMOS COM PRAZOS…AGORA SE ESTÁ NA PAUTA UM RECURSO ,CABE
      A QUEM ESTÁ DE PLANTÃO DAR O VEREDICTO, AGORA A UEMA VAI CONTI-
      NUAR COM A QUALIDADE , ISTO POSTO, AMIGO DA ONÇA DURA LEX,SED LEX.

  4. Magnífico Reitor José Augusto.

    Mais uma vez parabéns! Certamente, V.Ex.ª a Governadora Roseana validará o desejo da comunidade acadêmica, sua votação foi bastante expressiva, portanto, significativa e acredito que entre outros requisitos que Vossa Magnificência possua como boa gestão universitária lhe garantam legitimidade diante da escolha.

  5. Até que enfim apareceu alguém que entendeu, como a Desembargadorara Neuma Sarney e fez justiça sem ferir a Lei, respeitando a decisão da comunidade universitária, o Regimento, o Estatuto e a decisão do CONSUN. Parabéns Desembargador Bayma Araújo, por ter evitado a maior crise que a UEMA iria passar, caso houvesse a quarta intervenção na nossa instituição. Afinal a eleição foi lícita. Os adversários dos professores José Augusto, José Gomes e Salgado, queriam mesmo entregar a UEMA para o comando externo de um deputado federal e de um ex-secretário, ou provocar uma intervenção.

    • Parabéns pelo sábio comentário…. e parabéns para todos da INSTITUIÇÂO QUE TEREMOS MAIS QUATRO ANOS DE QUALIDADE.

  6. É isso mesmo ai amigo… Se o CONSUN que é o responsável por fazer valer se ele poderia ou não ser candidato, o deu esse direito. Quem poderá tirar.
    Sei que ele irá fazer com que a UEMA possa crescer ainda mais, e fazer com que “A qualidade continue” na UEMA. Vamos seguir em frente nessa luta…

    • QUE QUALIDADE???? VISITA OS CENTRO DOS INTERIORES PARA VC V ESSA SUA QUALIDADE….

  7. Não conheço nenhum dos reitoráveis.Mas,sob a ótica constitucional o Dr.José Augusto Oliveira é inelegível.É só recorrer ao STF.Ele concorreu à “re-reeleição”:SIM.Se fosse meu Pai,eu não daria a decisão que o Des.Bayma,exarou.

    resp.; A questão da constitucionalidade, tolinho, só vale para governador, prefeito e presidente. Esta bobagem, de tentar relcionar a disputa na Uema com as eleições políticas foi uma invenção do grupo de henrique Mariano, baseado sabe-se lá em quê. Não tem qualquer fundamento. As eleições da uema é rgida pelo Estatuto da instituição e avalizada pelo Consun. Os dois garantem a candidatura de José Augusto.

    • É uma vergonha! Sabemos perfeitamente como essas eleições ocorreram, certamente A UEMA, BEM COMO A EDUCAÇÃO NESTE ESTADO NÃO É PRIORIDADE DA GOVERNADORA. E Você DEÇA deveria ser imparcial, até porque que eu saiba você não pertence ao quadro da Instituição e nem é aluno, portando desconhece o desmantelo que a UEMA se encontra. Certamente você nem conhece Professor Mariano, bem como nenhum dos candidatos, você só conhece José Augusto porque ele te paga.

    • MAURO SENNA, ALÉM DE VOCE NÃO CONHECER NENHUM DOS REITORÁVEIS
      VOCE ,TAMBÉM NÃO CONHECE OS PRINCIPIOS BÁSICOS DO DIREITO. QUE
      PENA, SEU COMENTÁRIO SER INOPORTUNO E TENDENCIOSO. DURA LEX,SED
      LEX.

    • ô sem informações … se ele estar aí , é pq foi aprovado pelo CONSUN , nda na universidade é decidido sem o conselho seu idiota , se vc é do outro lado … mande este povo procurar mostar trabalho kkkk ,pois a equipe do Prof.José Augusto , tem trabalho e compromisso. Parabéns Sr. Desenbargador

      • Marco D eça voce esta correto e não se deixe intimidar pela aposa mentirosa e pelos derrotados de Mariano, os professores Mauro Barbosa Guterres, Jackson Martins e Marília(candidata a vice de Mariano). Esses aí faziam parte da comandita q levaram uma lapiada atras da outra.
        Hoje eles culpam a Professora Carmen Cassas Aroso, a Professora Graça Tajra e o Professor Adelino Valente de terem sido os três responsáveis pela eliminação da Raposa e os seus asseclas, por discordarem de sua política e serem Luis Fernando de carteirinha. Este nem assumiu a casa civil e já virou alvo de Raposa. Mais um erro e vai se dar mal com esse joguinho de ataque tolo, ao invés de procurar acertar e não ficar criticando -os para jornalistas e outros da imprensa sem qualquer fundamento.
        Só porque os três são do grupo de Roseana e se uniram na campanha para elegê-la de forma independente parece que ganharam sua raiva. A coitada da Olga então nem se fala, está trabalhando arrumar as coisas e é uma boa pessoa.
        Parabéns a José Augusto e a José Gomes. Lembranças a Salgado. Cuidem-se professores rebeldes e aproveitem para dar aulas em coquinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *