13

Os novos nomes no jogo do poder…

Ricardo Murad cresceu politicamente

A vitória da governadora Roseana Sarney (PMDB) nas eleições passadas inverteu a lógica do poder no Maranhão ao incluir novos nomes para o centro do debate político.

A sucessão de 2014, agora, inclui nomes como o do futuro presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Murad (PMDB), do vice-governador Washington Oliveira (PT) e do chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva (DEM).

Muito mais do que qualquer nome da oposição, de uma forma ou de outra, eles serão peças-chave na discussão sobre a formação do poder nos próximos quatro anos.

Todos têm obstáculos a superar, mas a discussão sobre as eleições passam por eles, necessariamente.

Luis Fernando: com a faca e o queijo na mão

Ricardo Murad, por exemplo, emergiu das urnas com cacife aumentado. Há um óbice às suas pretensões  – o fato de ser cunhado da governadora e estar inelegível em 2014.  Mas até para esta situação há saídas, políticas e jurídicas.

Luís Fernando por sua vez, é o homem-forte do governo e tem a vantagem de poder construir sua própria trajetória. Precisa apenas definir seu rumo partidário, que pode ser o PMDB e até mesmo o PT. No DEM ele não ficará.

Como vice-governador, Washington Oliveira também está em posição privilegiada.

Oliveira é peça-chave no jogo do poder

Qualquer que seja a decisão de Roseana – ficar no cargo até o fim ou sair para disputar o Senado, por exemplo – precisa ser discutida com o representante do PT no governo. Um cacife e tanto.

O jogo do poder em 2014, portanto – como não acontecia há mais de 20 anos -, está sob controle absoluto do grupo Sarney.

E o debate ocorrerá exatamente dentro dele…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. MAIS UM QUE A PIPIRA BELISCOU.

    A foto do vice governador Washington Luiz, ao lado da Governadora Roseana Sarney, quando do anuncio do secretariado,mostra uma pessoa resignada.

    O PT que possuía a Secretaria de Educação com uma das maiores verbas do estado no final da divisão ficou apenas com as Secretarias de Economia Solidária e a de Assuntos Institucionais. Há sim ficou também com a vice-governadoria, aquele cargo onde o titular se presta a substituir a governadora em festas, e comemorações as quais não tem importância alguma o titular do governo participar.

    A desculpa para a perda da Secretaria de Educação é que o PT não tem quadros. Ora, qual a competência técnica da Secretária de Educação atual a Sra. Olga Simões, a não ser de ter se transformado na confidente da governadora? Mas também o que podemos esperar em um país onde o principal currículo do Ministro do Turismo é ter usado motéis e colocado a conta para que a população pague?

    Quanto ao Washington Luiz, a sua foto mostra que foi mais um que caiu no conto da família, ou como na musica do João do Vale: Mais um que a pipira beliscou.

    Resta a ele a compensação de não ter sido o único. O Jackson Lago que sempre apostou em um apoio da Roseana foi outro. Nesta relação podemos incluir vários políticos do Maranhão inclusive uma boa parte da população que acreditou no caso Reis Pacheco, no caso Granville, ambos mentiras deslavadas e depois esclarecidas.

    A considerar-se diferença de votos que o PT pro Roseana alega de vital importância pela não existência do segundo turno o pagamento foi muito pífio

    Alem de não conseguir nada como retorno de pagamento pelo apoio, a mídia sarneysista aproveitou para imputar a pecha de corrupto ao Prof. Anselmo Raposo e assim queimar todas as pretensões do PT aos cargos federais e estaduais.

    Sem incentivar a idéia que, já que não se pode restaurar a moralidade, locupletemo-nos todos, sempre ficará a pergunta: Foi somente na Educação que houve corrupção com saques na boca do caixa para atender os interesses da campanha? Se fosse assim como explicar a falta de recursos a que o estado está submetido?

    Uma vez que o ex-governador Jackson Lago foi cassado por assinatura de convênios, não fosse a Roseana Sarney a beneficiaria da compra de votos e utilização da maquina publica na campanha, com certeza o eleito estaria preso.

    Mas ao PT do Washington fica a lição de que transformar o sistema participando dele, exige competência e fincar o pé em exigências que vão dar visibilidade ao partido. No momento, ao PT sobra apenas a imagem de uma laranja que depois de chupada é colocada na beira da estrada.

    Apoio político é participar da campanha e governar junto. Lição esta que o grupo Sarney propositadamente não lembra.

    A pretensa renovação que a governadora Roseana Sarney pretende impor ao melhor governo de sua vida poderia sem duvida ter a participação dos quadros do PT.

    E agora Washington, o que dizer aos seus pares? Uma sugestão é reunir e dizer: Olha turma desta vez não deu. Quem sabe em 2014…

  2. O Maranhão continuará sob o domínio total da família Sarney. E que Deus tenha piedade de nós. Senhor Marco, o senhor poderia me informar se há alguma intenção do governo do Estado em mudar esse calendário de pagamento de 2011? Moço, nem sei como vou fazer. Comprei um carro cujo vencimento é no dia primeiro de cada mês e o pagamento do Estado será feito a partir do dia 2, indo até o dia 4.

    Resp.: Simples: faça como eu. Quando recbo dinheiro, mesmo as prestações que só vencerão no final do mês, eu as quito logo. É simples assim.

  3. A oposição do maranhão começou a morrer no momento em que o grupo politico do sr jackson lago (aziz, julião amin e companhia) deu uma facada no meio das costas do ex-prefeito Tadeu Palacio, isso gerou várias dissoluções na oposição Roseana jogou uma pá de cal, enterrou a oposição e passou cimento em cima.

  4. ricardo murad não pode suceder a governadora em 2014. não há saída jurídica e nem política, porque ele é cunhado da governadora e vai trombar com luis fernando. Este último, deu um tiro no pé, ao se despedir da prefeitura de SJR e, na hora que der um passo errado, o grupo sarney tira ele do páreo. já o Washigton Luís é um verdadeiro papagaio de pirata, serviu apenas para entregar o PT ao grupo sarney e fazer esse grandioso partido se humilhar com duas míseras secretarias que não tem força política para eleger, sequer, um vereador. quem viver verá.

    • A saída é a seguinte: Sarney instrui um senador ou deputado de outro estado a propor uma emenda constitucional-pode até ser que já exista alguma engavetada- que redefina que “cunhado” não seja considerado parente. E com razão, pois o sobrinho, que tem o mesmo sangue, não é considerado parente! Lembram do ex prefeito de Coroatá, Rômulo Trovão ? É sobrinho de Ricardo e o sucedeu na prefeitura. Politicamente se oferece a vaga de Senador pro vice, ja que Roseana diz que não disputará mais cargo politico. Pronto. E para aprovar essa emenda todos sabemos que nada é impossível para o todo poderoso.

  5. Que pena. O Melhor governo da Vida de Roseana ainda não começou e já esta se tratando da sucessão dela. Pior, quem deu a largada para isso foi ela própria.

  6. Nenhum destes três nomes faz frente ao do Flávio Dino, que, sem falar em sua incomparável capacidade intelectual, já foi trabalhado duas vezes em eleições majoritárias.
    Como a Roseana já não pode disputar o governo, qualquer escolha que o velho Sarney fizer, portanto, expõe o seu grupo a um risco ponderável de derrota.

  7. O problema é que o Washington vai perder o dominio do PT. A militancia foi enganada. Washington em seus discursos no Encontro Estadual (o qual perdeu para o Flavio Dino), disse que o PT não ficaria na periferia do Governo, que o partido seria forte. E o que estamos vendo hoje é o DEM sendo prestigiado e o PT sendo jogado fora como bagaço de laranja. Bem que Flavio Dino disse que depois de usar o PT, Roseana iria dar um chute na bunda dos petistas. E o que é patético é ver o Washinton dizer que o PT foi contemplado. Aguardem a revelta dos filiados. A derrota que Washington sofreu no encontro Estadual vai ser três vezes maior pois os filiados do PT darão a resposta para toda essa sacanagem.

    • SEGUNDO ESTOU INFORMADO QUE ESSE MOVIMENTO JÁ EXISTE E NÃO É CONTRA ROSEANA, É CONTRA O VICE QUE ENGANOU MUITOS COMPANHEIROS DO INTERIOR, HORA DA COBRANÇA ESTÁ CHEGANDO. WASHINGTON ESTÁ ENFRAQUECIDO E VAI FICAR MAIS AINDA COM TUDO ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO.

  8. Peraí, Marco, e por que o Luís Fernando não pode ficar no DEM?? Afinal, tudo indica que o Partido terá candidato próprio em 2014 e, quanto mais candidatos a Governador nos Estados, mais visibilidade o hipotético candidato a Presidente granjeará.

    Ah, sim, Roseana vai acabar saindo para disputar o Senado, pois ela é ciente de que a Oposição, mesmo ferida e dividida, se for inteligente, lançará um único candidato e, neste caso, o Grupo Sarney até poderia continuar nos Leões, entretanto, perderá a cadeira senatorial.

    resp.: O DEM não existe, meu caro. Rejeitado pelos governistas é humilhado pelos oposicionistas. E que tiver sabedoria, deve fugir dele. Está, portanto, fadado à extinção. Simples assim.

    • Então, só me explica uma coisa: como é que o DEM local fez mais Secretários do que o PT, visto que o primeiro Partido é Oposição em nível nacional e o segundo continuou no Planalto, sob os auspícios de S. Exa. Sra. Dilma Rousseff?? Se o braço local do DEM fosse tão ruim, será que a Governadora botaria tanta gente de lá?

      Rpes.: No Maranhão, a lógica do preenchimento de cargos não é a lógica dos partidos. Entra quem tem cacife de indicação de alguma liderança ou é amigo do rei. Simples assim, meu caro.

  9. a verdade, caro blogueiro, como todos sabem, a Governadora nunca “engoliu” o seu cunhado, que já a traiu algumas vezes… E agora, como ele quer “voar alto”, ta na hora dela podar as “asinhas” dele…
    Vai ser uma briga velada a disputa pelo cargo de presidente da AL, até porque vcs da mirante não divulgam a real situação… o Manoel Ribeiro ainda corre por fora!!
    no fim, quem dirá quem sairá vencedor é o Velho Sarney… Pode ter certeza!!!

  10. Conforme foi dito, o Luiz Fernando tem tudo para se cacifar e, em 2014, ser o candidato ao governo do Maranhão. Além de ser um excelente técnico, Luiz Fernando mostrou ser também um excelente articulador político. Como prefeito, sempre percorreu pelas mais diversas correntes políticas, criando aliados e mantendo seu governo na mais perfeita paz. Claro que o jogo agora é muito mais bruto. Mas o Luiz Fernando tem capacidade sufificnete.
    O meu voto já é dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *