15

Rogério Cafeteira proporá o fim da reeleição na Assembléia

Rogério Cafeteira: reeleição deve ser extinta

O deputado Rogério Cafeteira (PMN) dará entrada ainda esta semana em uma Proposta de Emenda Constitucional tratando do fim da reeleição para os membros da Mesa Diretora da Assembléia.

– Este é um compromisso do nosso bloco e quero cumprir imediatamente – declarou o parlamentar, que está apenas ultimando os ajustes no texto que será apresentado à Casa.

A possibildiade de reeleição da Mesa Diretora perdurou na Assembléia por toda a década de 90, após aprovação de lei idêntica para presidentes, governadores e prefeitos.

Em 2003, o movimento que propôs a alternância de poder na Casa aprovou  novo texto, extinguindo a reeleição. Este projeto perdurou pelas gestões de Carlos Alberto Milhomem (DEM), João Evangelista (PSDB) e Marcelo Tavares (PSB).

No ano passado, após decisão de que Ricardo Murad (PMDB) seria o então futuro presidente da Casa, os deputados aprovaram nova emenda instituindo a reeleição, que valeria a partir da próxima eleição, em 2013.

O bloco que apoiou Arnaldo Melo decidiu por fim ao dispositivo antes mesmo de ele ser usado pela primeira vez.

– Vamos votá-lo imediatamente após a reabertura dos trabalhos – declarou Cafeteira.

Marco Aurélio D'Eça

15 Comments

  1. QUERO É VER SE ROGÉRIO CAFETEIRA VAI MESMO BOTAR PARA DERRUBAR ESSA REELEIÇÃO DA ASSEMBLÉIA. QUEREMOS QUE ESSE ROGÉRIO CAFETEIRA TIVESSE AO MENOS 20% DE CORAGEM DO VELHO CAFETEIRA E DEIXAR SÓ DE PAPO FURADO. QUERO É VER AÇÕES, POIS O NOME DE CAFETEIRA NÃO PODE ESTÁ A MERCÊ DESSE ROGERINHO DA VIDA. ESSE É MAIS UM ROBERT NO PARLAMENTO MARANHENSE.

  2. Pra quê?
    Ja vi esse filme!!! toda ano se aprova o fim reeleição e depois volta tudo dinovo, o povo não é besta!

  3. MARCOS,

    VOCÊ AINDA VAI FALAR MUITO DE ROGERIO CAFETIERA (PORCÃO), POIS ANTES MESMO DE TERMINAR O 2º TURNO DAS ELEIÇÕES, O MESMO JÁ ESTAVA EM CIMA DO MURO, ENTRE DILMA E SERRA, ELE É UM VERDADEIRO TRAIRA, AGUARDE, SERÁ DEPUTADO DE UM MANDATO SÓ.

    • Gostei da segurança que você tem na força política do Deputado Rogério Cafeteira, achando que o apoio do mesmo para um dos candidatos presidenciáveis era de grande importância. Vou até tentar conhecer esse poderoso político do nosso Estado

  4. Se acabaram a reeleição e votaram para ter novamente reeleição, porque de novo querem acabar??Voces nao sabem o que querem nao bando de FELA DA PUTA.

  5. é Marcos, agora é enxugar as lagrimas de crocodilo e tentar arrumar alguma coisa com Arnaldo, pois o Trator não pegou, ao contrario pifou . Mesmo sendo aliado do governo, o novo presidente mostra q democracia não é se levar tudo na frente ( eu quero, eu quero )

  6. Rogério Cafeteira fez exatamente o que seu padrinho político, Fernando Sarney, quis…. Não deu a presidência da assembléia nem para Ricardo nem para Manoel Ribeiro! Tá se achando! Olha, trairagem tem limites… Ele quer ser o próximo presidente? Te enxerga Rogério!

    • Isso, está parecendo “desabafo” de mulher desprestigiada…será que o Deputado não lhe deu a atenção que gostaria de ter.kkkkk

  7. Para que serve a UNIVIMA e os CETECMAs ? (CARTA AOS DEPUTADOS)

    Como pesquisador tinha prometido a mim mesmo não interferir nessa política mesquinha à que envolveram a educação no Maranhão. Uma verdadeira guerra de vaidades. A Secretaria de Educação não caminha, não evolui. Entrou um Secretario do PT que desviou milhões (em curtíssimo espaço de tempo), ou seja um partido que quando viu mel se lambuzou. Por outro lado a Olga não consegue comandar os conflitos estabelecidos. A Secretaria mais estratégica do governo, nas mãos de uma “amiga do peito” despreparada.
    Na UEMA, o reitor e o vice foram reconduzidos aos cargos.Independente se são “balaios” ou não o que entristece é que são tidos como fichas-sujas, criaram Institutos para desviarem dinheiro destinado à pesquisa, compraram votos para se reelegerem , ameaçaram professores na votação, alunos votando pelos professores etc (na UEMA funcionou realmente e literalmente uma verdadeira “zona” eleitoral).
    Agora querem acabar com a Univima e os CETECMAs.Mas, se o atual Secretário de Ciência e Tecnologia nunca foi além de cursos de especialização (por Deus, nenhum preconceito) como fazer este cristão entender da importância da pesquisa científica e flexibilização na oferta de capacitação aos nossos jovens, ensino e pesquisa.Como fazer este cristão entender que a Univima Coordena o Estaleiro Escola, único no Brasil a trabalhar com técnica de construção naval artesanal. Como explicar para este cidadão que o Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro Escola do Maranhão (ligado diretamente à Univima) é considerado um dos melhores do Brasil, reconhecido inclusive pela UNESCO. Segundo a Lei no. 7934 de julho de 2003 e alterada pela Lei no. 8033 a UNIVIMA é uma AUTARQUIA DESTINADA AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA MODALIDADE DE ENSINO PRESENCIAL E NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Acontece que a Univima tem orçamento maior que a Secretaria de Ciência e Tecnologia e possui autonomia de gestão financeira. Na realidade estão atrás do dinheiro, nada mais. Como o fim da Univima determina o fim da disponibilidade do respectivo orçamento, provavelmente irão criar mecanismos que não determina o fim e sim a vinculação à Secretaria. Por isso o pessoal da UEMA queria transformar a Univima em um Instituto.
    O fim da Univima determinará o fim de mais de 10 pólos onde funcionam os Centros de Capacitação tecnológica. A vantagem da Univima e dos CETECMAs é que eles proporcionam, através da tecnologia, a interiorização da educação, por serem mais flexíveis que a UEMA, UFMA e IFETs. Fexiveis neste contexto representa dizer que as estruturas são menores e utilizam intensamente a tecnologia na distribuição do ensino e pesquisa.
    Se ao longo do tempo a idéia inicial foi abortada e atropelada pela corrupção, a questão não é acabar e sim investir na renovação do órgão, dada a sua importância para a educação do Estado.Colocar pessoas sérias para trabalhar. O mesmo ocorre com a FAPEMA, cuja presidente se considera uma estrela do horário nobre. O fato de ocorrer irregularidades demonstra que o que deve mudar não são as instituições e sim as pessoas irresponsáveis que estão à frente desses órgãos.

    • TODOS NÓS PROFESSORES MARANHENSES COMUGAMOS COM TODOS OS PERQUISADORES E A COMUNIDADE UNIVIMENSE. E ROSEANA NÃO DEVIA TRAZER ESSE FORASTERIROS PARA PRATICAR INGERENCIAS NA ÁREA DE CIENCIAS E TECNOLOGIAS.
      É HORA DE ROSEANA MUDAR ESSES ASSESSORES E ARTICULADORES QUE NÃO ESTÃO SABENDO TRABALHAR COM OS CENÁRIOS ATUAIS
      POLÍTICO-CIENTÍFICO-ECONÔMICO DO MARANHÃO E DO BRASIL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *