24

A cultura do Futebol…

Todo domingo, o programa “Fantástico”, da Rede Globo, tem um quadro que homenageia o cancioneiro brasileiro por meio do jogadores de futebol profissional do país.

Quem faz três gols em uma partida tem direito a pedir música, que é tocada durante a sessão “Gols do Fantástico”, apresentado por Tadeu Schmidt.

O festival de canções também revela um pouco da cultura musical brasileira. Os jogadores representam, em certa medida, a capacidade musical que tem o povo que habita o país.

Em sua maioria, as músicas pedidas vão do Pseudo-forró eletrônico ao Pagode, passando pelo Sertanejo Universitário (?), pelo breguérrimo Arrocha, pelo Axé e pelas histriônicas canções religiosas – católicas ou evangélicas.

Nada se vê de um Chico Buarque, um Milton Nascimento, um Gonzaguinha; nada se vê de um pop-rock do Legião Urbana, dos Paralamas ou do Capital Inicial. Ou mesmo as  chatinhas MPB de Adriana Calcanhoto, Maria Gadú e companhia.

Pop internacional – como U2 e Radiohead – ou clássicos como Guns i’n Roses, Queen e outros, nem pensar!

O gosto musical também revela o nível cultural e social do indivíduo.

Ninguém vê, em praias nos fins de semana, em portas de bar ou postos de gasolina um indivíduo com seu carro abarrotado de auto-falantes tocando um… Caetano Veloso, por exemplo!

É só o batidão do funk, a deseducação do Aviões do Forró & Cia ou a poluição sonora do pagode paulista.

E o futebol reflete isso.

São, em sua maioria, garotos pobres, com muito talento para o esporte e nenhum cérebro.

Que convivem em comunidades pobres, em meio aos “rebolations” e “quero não, posso não” da vida. Que deixam de estudar para se dedicar ao que pode mudar sua vida, levando mundo a fora a carga cultural apreendida.

Quando vencem, estes garotos passam a formar a elite econômica do país.

Embora sem formação cultural básica, falam até três ou quatro idiomas, têm milhões de dólares na conta bancária, mansões nas metropóles e espaço nos programas com maior audiência.

Formadores de opinião, passam a exibir seu gosto pessoal nestes espaços.

E influenciam quanto ao jeito de vestir, de falar  e quanto ao gosto musical, abrindo espaços para estes tipos musicais e formando outras gerações de brasileiros.

E o círculo vicioso da música descartável continua.

Em horário nobre…

Marco Aurélio D'Eça

24 Comments

  1. o processo de idiotização no pais e grande a minha geração teve o punk rock brasil e esse debiloides com falso forro axé brega eletronica e culta do baixo conhecimento vamos a esses icones que deviam partir para nunca volta belo ladrão ruan viado santana roberto leproso carlos ivete só gala e outros mais as prostitutas que brilham xuxa pelé adriane galisteu senna claudia raia fernamdo collor quem pode é só pagar eles pensam que nós não lembramos agora pousam de artista

  2. vai toma onde renato russo tomava na cuuutura

    Resp.: Deixa eu ver se adivinho: você gosta de pseudo-forró eletrônico, usa carro rebaixado com som de alta potência, tem um cachorro pitbull ou roweiller e dedica tempo integral às aulas de musculação regadas a muito “suplemento” muscular, certo??? Dá pra perceber pelo nível do texto e da escrita.

  3. não tinha visto um comentario muito bom é a mais inteira verdade sem ter que acrecestar nada nós vivemos em um pais com icones debiloides ex protitutas são as referências nacionais muita das inventadas nos grandes qie se ititulam garandes centros aí vai uma das referências nacionais BISPO MACEDO SILAS MALAFAIA SILVIO SANTOS XUXA HEBE CAMARGO BBB’S FERNANDO BEIRA GAROTINHO ROMARIO RONALDINHO ROBERTO CARLOS FATIMA E WILIAM GLOBO FAUSTÃO ANA MARIA BRAGA são os responsaveis pela idiotização nacional

  4. Rapaz tu não és chato. Tu és muito chato.

    Resp.; Os chatos que conseguem fazer o povo pensar. Os idiotas, apenas vão com as outras, seguem o padrão estabelecido. Aqui, abre-se discsssão, gera-se debate, promove-se a dialética – e, consequentemente, o conhecimento.

  5. PEREIRINHA E CASTELO.VOCÊS DOIS SÃO MUITO INCOMPETENTES. PEÇAM PARA SAIR.
    MARANHENSES NÃO VOTEM NELES NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.

  6. INCOMPETÊNCIA EM PESSOA. MAL VEREADOR, MAL DESPORTISTA, ZERO A ESQUERDA EM GESTÃO PÚBLICA.
    ESSE CARA É O REFLEXO DOS GESTORES DESTA CIDADE.
    A MARANHENSE PRECISA TOMAR VERGONHA NA CARA E INICIAR UM PROCESSO DE “IMPEACHMENT” DESSE PREFEITO CORRUPTO E INCAPAZ. NA REALIDADE A CÂMARA DE VEREADORES DE SÃOLUIS É COMPOSTA COM UM MONTE DE VEREADORES M..DA. A CIDADE ESTÁ UM LIXO.

  7. Querido Deça, gostei muito de seu texto. Entretanto, devo fazer uma retificação. Na frase “São, em sua maioria, garotos pobres, com muito talento para o esporte e nenhum cérebro”, acredito que cérebro não lhes faltam. Afinal, são tds gênios da bola. Suas habilidades extraordinárias, a capacidade de prever lances e o raciocínio rápido que muitas vezes parece mágica, os fazem pessoas dotadas de alto poder intelectivo (talvez mais do que eu e vc, inclusive). No mais, o grande problema é que são tds filhos de lavadeiras e milionários.

  8. Gostei do post, Marco. Esses “forró eletronico” e “arrocha”, ninguém merece. Coisinha insuportável.

  9. Concordo em genero, numero e grau, odeio forro tipo aviões, helicopteros, e outras bostas do genero.

  10. Caro Marco D’eça, tua postagem peca por colocar na vala comum as canções religiosas. Penso que deverias ter um pouco mais de respeito com as religiões. Se não gostas dos hinos e canções religiosas, pelo menos, aprenda a respeitar. Caso contrário, não são os jogadores que estarão enlameados com a cultura inútil e o besteirol musical reinante na atual música popular brasileira, mas a tua atitude, esta sim estará caracterizando o verdadeiro transtorno do espectro histérico.

    Resp.: Enghraçado como s religiosos são afetados em suas quesixas. Não se pode dizer nada que se relcione que vem um batalhão de alienados questionar. Boa parte das músicas religiosa é, sim, tão insuportável quqanto Aiviões do Forró, Luan santan e outra porcarias. Que dizer da voz estridente de uma Shirlhey Carvalhaes ? E do tom insosso de Fábio de Melo? A antipatia de Marcelo Rossi, então??? Meu caro, pode estar louvando a quem quiser, mas é chato. Como chatas são algumas MPBs, alguns rocks insuportáveis.

  11. O Milton Nascimento e o chato Chico Buarque tem 70 anos de idade ! O Gonsaguinha morreu antes desses jogadores atuais nascerem ! Os grupos citados como Legião fizeram sucesso antes desses mesmos jogadores nascerem !
    Eles pedem as músicas que, quer vc queira ou não, são produzidas por artistas.
    O que importa é a alegria, a felicidade, que diga-se de passagem, é raramente cantada nos versos sempre tristes do Gonsaguinha, Milton, Chico…

    Resp.: Quando os Beatles acabaram, eu também não era nascido. E nucna vi o Elovis Presley cantar. Eliz Regina eu só conhecço das notícias. Só por isso eu não teria como gostar deles? Calro que não, meu caro. Michael Jackson morreu há dois anos, mas continuará sendo Michael Jackson para o resto da vida, assim como Frank Sinatra, Adoniran Barbosa, Gonzaguinha,l Gonzagão. Sobrevivem por que são de qualdiade. Agora pergunto: aqueles que antecederam o insuportával aviões, mainda sobevivem? Quem eram mesmo? Essa história de alegria e feclicidade é a desculpa para quem não tem capacidade crítica para a música. É o mesmo que dizer “ah, eu sou eclético, gosto de tudo!” Quem gosta de tudo, acaba não gostando de nada.

  12. Marco,
    Confesso que não concordo com a maioria das tua opiniões. Mas desta vez, acertaste na mosca.
    Esses jogadores são ídolos de uma geração de futuros atletas, multiplicando o mau gosto e a ignorância(já que esse povo se orgulha em perturbar o sossêgo dos outros).
    Saudade dos tempos em que ídolos do futebol pensavam, como Sócrates, Reinaldo dentro outros.
    Parabéns pela bem feita contextualização.
    Resp.: Pra você vê como, em, algum mlugar, os caminhos da opinião, um dia, se encontram.

  13. Realmente Marcos, a cultura de o nosso povo estar na UTI há bastante tempo. Outrora, em certos ambientes, em certas camadas da sociedade havia certa seletividade e esse lixo, que ora atormenta a vida, digo os ouvidos de toda população não tinha todo esse espaço que ora ocupa, onde toda população é obrigada a ter que ouvir essa porcaria que convencionou chamar de “música”.
    Tive um professor, o saudoso JOÃO GARCIA FURTADO que sempre nos alertava sobre o que ele denominava: “a ditadura da mediocridade”. Hoje eu compreendo a preocupação do Mestre FURTADO quando chamava a nossa atenção para certos gostos, certos hábitos e certas atitudes.
    Os empresários da indústria fonográfica, os do entretenimento deveriam repensar um pouco sobre tudo isso, pois hoje é muito difícil para as pessoas não serem vítimas desse descaso e dessa ditadura, tem poucas opções, pois não podemos fazer o que nos orientava o Raul Seixas, o maluco beleza que dizia: “se o rádio não toca a música que você que ouvir, não precisa gritar, é muito simples… é só mudar de estação…”. Hoje isto não é mais possível, pois em todo canto, em toda estação… em todo lugar é sempre a mesma porcaria, o mesmo lixo tocando, e agora até o Fantástico se presta a esse desserviço.

  14. Muito boa tua análise, Deça. Pior que estes caras são formadores de opnião, e ajudam a aumentar esse ostracismo musical, lamentável.

  15. ninguém é obrigado a gostar da mesma coisa, seu rídiculo; por pior que seja um ritmo ou as letras dessas músicas.

    Resp.; Não estou obrigando ninguém a gostar. Só estou apontando no que é mau gosto e o que é bom gosto. Você pode continuar a gostar, mas não mpode dizer que tem bom gosto. Por que, ao contrári do que prega a massa alienada, gosto se discute sim, apor que há o bom e o mau.

  16. Vc tem razão, comungo da mesma opinião, mais em país que adora BBB,PANICO NA TV, XUXA, e outras malas mais não podia ser diferente.

  17. Nobre D’Eça.
    Concordo em gênero, número e grau com suas afirmações. É realmente duvidoso o gosto musical dos boleiros brasileiros, variando entre pagodes mela-cueca (dá até vontade de chorar) a músicas religiosas digamos assim “sem sal”, pois em nada acrescenta nas convicções de cada um. Forró elétrico pode até funcionar em certos momentos, mas convenhamos, as músicas e as letras são uma pobreza só. Legal mesmo foi quando o Rogério Ceni, ao marcar o seu centésimo gol, pediu a música do AC/DC “you shook me all night long”, rock’n roll da melhor qualidade. Até neste particular Ceni se torna diferenciado em relação aos demais. Vale destacar, por fim, que o também goleiro Zetti, ex São Paulo, em certa ocasião, declarou que chegou a ser discriminados por outros jogadores devido ao seu gosto musical, quando afirmou que não gostava de pagode e sim cultuava bandas como Iron Maiden e Metallica. Santa Ignorância musical/cultural dos boleiros.

  18. Manda ver o pancadão, brincadeira a parte nobre amigo fez uma bela reflexão, sobre a qualidade das musicas que HJ se encontra ai nas pratileiras.

  19. OS MULAMBENTOS FRAMENGUISTAS CONCORDAM COM ESSAS AFIRMAÇOES DO MARCO DEÇA.!!! PARABENBENS. VC TEM RAZAO!!

  20. Verdade rapaz. A moda agora são os padres Fabio e Reginaldo. De rock mesmo só vi o Rogério Ceni pedir Iron Maden.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *