7

Agiotagem de emendas parlamentares… Aonde chegará o Maranhão?!?

Os agiotas que mantêm boa parte da classe política maranhense aprisionada, agora estão fazendo adiantamentos de emendas parlamentares.

Este blog apurou que pelo menos três deputados estaduais já foram procurados por estes agiotas – os mesmos que financiam campanhas de prefeitos em troca do controle de parte das contas municipais.

O esquema funcionaria assim: os agiotas adiantam algo em torno de 70% do valor das emendas. Quando os recursos são depositados nas contas das prefeituras, eles são reembolsados, com os juros, apresentando notas fiscais de supostos serviços.

Na semana passada, os representantes do governo anunciaram aos deputados que iriam realizar seminários para orientar quanto à melhor aplicação das emendas dos municípios.

Alguns parlamentares chiaram horrores, alegando, inclusive, interferência indevida do Executivo na decisão pessoal de cada deputado.

O problema é que a decisão pessoal quase sempre leva a direcionamento dos recursos.

E os agiotas agradecem…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. cadeia nos agiotas, são pragas na vida de qualquer pessoa quem bem souber não envolva-se com bandidos do dinheiro.

  2. Eu sei de um deputado estadual que fez carreira assim: vendedor de tenis, carro, agiota, factoring. E essas modernidades de agiotagem deve ter a participacao de tres deputados agiotas.

  3. Marco,
    O governo deveria chamar o comando da polícia para tentar diminuir a agiotagem no Maranhão, que é prática ilegal. Agora dizer onde os deputados devem colocar os recursos das emendas, isso é um absurdo. O s deputados conhecem os problemas do estado muito melhor que o governo.

  4. Diz a rádio peão que o esquema acontece mesmo é entre deputados- tanto federal quanto estadual – de maneira que geralmente o deputado pede até 40% do valor da emenda. Aí, o pobre prefeito que se vire para fazer a obra, prestar contas no TCU e TCE, que geralmente são falsas ou irregulares, e o deputado fica na boa, digo, com as boas la do zero um, dos hotéis de Brasilia e por aí vai.
    Agora, agiotagem em cima das emendas, nunca ouvi na rádio.

  5. Conheço deputado que não se presta pra isso, mas leva a fama pelos outros. Fica generico essa situação.Isso é muito duro uns manchandos todos.Dê nomes.

  6. Estarrecedor isso que você acaba de publicar, se isto é prática recorrente nos meios políticos, então o mundo estar perdido e os órgãos de controle podem serem fechados que não servem aos fins para os quais existem.
    Agiotagem de emendas que nem mesmo ainda foram apresentadas é de lascar.
    Onde nós chegamos!

  7. meu colega vascaino e poeta, pq nao dah nomes???

    resp.: estas questões não são documentadas. Elas são tácitas, veladas. Fica difícil revelar informações mais precisas. mas a Polícia Federal e o Ministério Público já investigam nomes conhecidos no cenário político do interior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *