25

Canal do Coroado: uma obra interminável…

Sem saida, a água fica empoçada, em meio ao lixo

As fotos que ilustram este texto foram publicados originalmente no blog Marrapá. São de autoria do professor Paulo Caribe.

Mostram a realidade em que se encontra o Canal do Coroado, obra da Prefeitura de São Luís que parece não sair do lugar há mais de dois anos.

Aminais passeiam por toda a extensão do canal

No dia 30 de agosto,  como informou o blog de Gilberto Léda, a prefeitura divulgou nota informando que a Avenida dos Africanos seria interrompida. As pistas seriam rasgadas para que fosse aberto a extensão da vala que garantirá a vazão da água do canal.

Segundo a própria nota, o trânsito ficaria em mão e contramão por 30 dias, quinze para cada pista (Releia aqui).

Até agora, só um pequeno trecho foi coberto

A nota completa exatamente um mês hoje e, até agora, nem a primeira pista foi rasgada. O único serviço realizado no período foi a divisão de uma das vias em duas, causando transtornos aos motoristas.

Neste período, duas chuvas mostraram os riscos a que estão expostos os moradores do bairro. Como as galerias não foram aberta para dar vazão as águas, o Coroado voltou a encher, desta vez com uma mistura de lama e fezes.

Qualquer chuva, leva o canal, netupido de lixo, a transbordar

Moradores mostram preocupação com o retorno do período das chuvas sem que a obra seja concluída.

A Prefeitura  nada diz sobre o trabalho anunciado e não realizado.

Como sempre…

 

Marco Aurélio D'Eça

25 Comments

  1. IMPRESSIONANTE!

    Conversando com populares durante esse final de semana(indistintamente), percebi que João Castelo é castigado pelo impecável SLOGAN DE CAMPANHA: “AGORA VAI!”. Ninguém “VIBRA OU RECONHECE SEUS FEITOS”. O maldito “jingle” foi muito penetrante no anseio da populução de promover reformas em São Luis do Maranhão. invadiu bairros, adentrou nos lares e fez parte do dia-a-dia das pessoas durante e após o período eleitoral de 2008. Então, por mais que Castelo trabalhe, jamais atingirá a proporção exata da expectativa criada por promessas de campanha.

    Parece que que o prefeito “agora foi” condenado pelo povo de São Luis, que espera 2012 para dizer univocamente:

    “AGORA SAI!!!!!”

    Flávio Dino tem um feixe de possibilidades, cabe avaliar corretamente, o que fazer.

    Ainda acho que o “presidente” tem que esquecer essa possibilidade de ser prefeito de São Luis. E que – contra a vontade de… Deve arranjar uma “saida negociada com João Castelo”. É muito mais proveitoso e seguro para os dois postulantes; não coincidentes.

    Marco Antonio Carvalho Diniz

  2. BEM! Chará:

    Cheguei hoje do interior do estado, e já pela manhã caminhei pelo bairro do meu coração: O “AREAL” DA MINHA VÓ ( e meu Monte Castelo). Não fiquei surpreso, vi as ruas do bairro muito bem asfaltadas – com escapamento jamais utilizado no subúrbio de SL-, confirmando o que previa (amplamente divulgado) ainda em agosto (03/08/11):

    MUITO CUIDADO PRA NÃO CAIR NUM BURACO!

    “João Castelo, pelo menos, foi o único prefeito de São Luis que se descuidou com a epiderme da cidade, deixando-a descamada. E tratou de cuidar do intestino da mesma (trabalhando em grandes obras de saneamento básico – ATÉ ENTÃO – inimagináveis). ISSO NINGUÉM PODE NEGAR ! E, logo; logo, o experiente e obreiro político passará – com carinho – um creme na pele de Ilha do Amor. VEJO ISSO!!

    Diante de certas inviabilidades técnicas, o “velho pássaro” tenta compensar com iniciativas políticas (doando cargos para sugestionantes opositores). Castelo que de “João” nada tem, juntará seus feitos, e na eleição o habilidoso político pedirá mais quatro anos para realizar o resto do que resta dos anseios dos ludovicenses para uma cidade com qualidade de vida . “Vai ser mais ou menos assim”. Esse filme eu já assisti! Mas, parece que “muita gente” não comprou o ingresso!”(…)

    Já abri bastante “os olhos” do pessoal do PC do B pra ISSO!

    Marco Antonio Carvalho Diniz

  3. MARCOS, ACABEI DE LER O LIVRO “JK O ARTISTA DO IMPOSSÍVEL” DE CLAUDIO BOJUNGA. NELE É RELATADO O GOVERNO DE JK, A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA, AS ESTRADAS, HIDROELÉTRICAS E OUTRAS INÚMERAS OBRAS – EM APENAS 5 ANOS!!! ACHO QUE TODOS OS POLÍTICOS DEVIAM SE ESPELHAR EM JUSCELINO E, MUITOS, DEVERIAM LAVAR A BOCA ANTES DE FALAR QUALQUER SOBRE ELE. UM SIMPLES CANAL EM MAIS DE 700 DIAS… É DE LASCAR.

  4. DECIO O QUE MUITOS CRITICAM É O FATO DE SO AVER NOTICIAS SOBRE A MAL GESTÃO DE CAOSTELO,E NADA SOBRE AS OBRAS NÃO CONCLUIDAS DA GONVERNADORA,VOCE DIZ: ”O QUE TEM A VER ROSEANA COM O CANAL DO COROADO” NÃO TEM NADA A VER MESMO. MAIS PORQUE POSTES CRITICAS SO ABRAGEM O PREFFITURA,OU NO GONVERNO DO ESTADO TA TUDO AS MIL MARAVILHAS???

    ABRAÇOS E UM BOM FINAL DE SEMANA.

  5. Então mude lá em cima e coloque Pequeno diário do Marcos Deça. De onde vc tirou 700 dias de obra? Vc sabe que a obra começou se não me engano ano passado. Vc até elogiou, do tempo que você era aliado do prefeito. Lembra?

    resp.: Aliado do prefeito? Como eu seria aliado do prefeito se declarrei publicamente meu voto em Flávio Dino nas eleições de 2008?

  6. Na boa, Blogueiro, mas, onde voce conseguiu essa água “empoSSada” ?

    resp.: Um erro gravíssimo de escrita. Mas que, no contexto da informação, não altera em nada a compreensão e o entendimento do texto. isso é comunicação. Fazer-se entender, é o que basta. O resto, é preparação para concurso. E só.

  7. só incomoda as obras de castelo né?e a bagunça que ta a carlos cunha em horario de pico?só pq é via expressa?mas é assim mesmo!Quem desdenha quer comprar,castelo ta incomodando pq ta trabalhando ,coisa que roseana só faz em propagandas!E em falar de prazo,luis fernando qdo era prefeito começou uma obra de urbanização na praia do meio,e o prazo era de 90 dias,isso em maio de 2010,foi inaugurada domingo passado,dia 23 de setembro d 2011!E neguim nunca disse um ai,pq será??ainda ficam babando,dizendo que é uma ótima administração! ahhhhhhh

  8. É uma tristeza só. As fotos desse canal com água suja e lixo se misturando as fezes são de lascar. É uma vergonha! A governadora deveria se mancar e ajudar o prefeito a diminuir o sofrimento desse povo. O imposto que pagamos vai uma parte para a prefeitura e outra para o governo estadual. Espero que a governadora ao ver o blog do nobre jornalista sinta vergonha e ajude o prefeito a trabalhar. Governadora Roseana, deixe de trabalhar contra São Luis. Deixe de lado este ranço de orgulho que tanto nos prejudica. A cidade não merece. Governadora, una-se aos que mostram interesse em ver São Luís crescer. Não atrapalhe o trabalho do prefeito. O povo do Coroado não merece viver em tão péssimas condições. Vamos transformar em avenidas as margens do Coroado. Ajude o Castelo apenas deixando o prefeito trabalhar!!! E quem tem a chave do cofre e a “competência”, que não sabe entregar o que promete, vai culpar a quem, colega do blog? Não defendo nem um nem outro, defendo o meu estado e minha Ilha. Além do mais, meu nome é de pobre do Maranhão: sem “y”.

  9. Ojuara, oh Ojuara, porque tú não crias vergonha na cara?
    Cria vergonha na cara e faz outros criarem tambem, que tal começando pelo Linhares e outros muares?

  10. Vai ver os que defendem Castelo nunca passaram pela Avenida dos Africanos e ver o transtorno que está, ainda mais nos horários de pico. Uma vergonha.

  11. E outra, Marco, eu sempre te respeitei e espero comportamento semelhante em relação a mim. Dizer aqui que eu estou sendo “colocado” aqui para argumentar abre precedente para certo tipo de discussão que eu, sinceramente, não quero entrar.

    EU NÃO SOU MOLEQUE DE RECADO DE NINGUÉM, rapaz. Defendo as coisas que acredito sem precisar se acionado ou ter estímulos para isso.

    Se fosse um desconhecido eu até que relevaria, mas isso vindo de você me deixou muito irritado.

    Resp.: Basta ver os argumentos dos castelistas para perceber o ordenamento de opiniões. E se você quiser entrar “em certo tipo de discussão”, para mim, sinceramente, não há problema algum.

  12. Marco,

    O canal do Coroado é em minha mais humilde opinião a obra mais importante dessa gestão. São milhares de pessoas que foram obrigadas no decorrer de décadas a fazer batente na porta de suas residências para evitar que o esgoto invedisse tudo.
    Você conhece a situação lá, eu sei que sabe. O que me parace equívoca (e vou encarar isso como um erro conhece inconsciente) é essa tentativa de transformar em jurássica uma obra que começou a poucos meses.

    Seria interessante que você tivesse mostrado em seu texto o prazo final de conclusão da obra, e não apenas uma circunstância dela.

    Abraço, meu velho

    Resp.: O prazo da obra, meu caro Linhares, era de 180 dias. 180 dias, está lá na placa. Já se passaram quase 700 dias. Não estou mais nem falando da obra em si, meu caro. Estou falando da abertura da avenida, que teve prazo de 15 dias para fazer um lado, já se passaram mais de trinta e nunca foi feito nada. É só isso. Você acha que tem explicação? Se a avenida não iria ser aberta, porque interditar uma pista? E se não conseguiram abrir, por que não explicaram? Não há o que argumentar, Linhares: ou é incompetência ou é ma-fé. Ou os dois.

  13. Engraçado, você falando do Canal do Coroado e não publica nada a respeito da devastação da área verde da reserva do Sítio Sta. Eulália neh, onde será construída “VIA MIGUÉ EXPRESSA” de 9 km em 365 dias, e fala do canal onde o prazo ainda nao foi vencido. E com seu despeito com a ótima e realista administração de Castelo, que aproveito para relembrá-lo que estão sendo executadas várias obras simultâneamente beneficiando diversos bairros da capital. No entanto, essa via expressa, até hoje não publicarm no diário oficial a licitação e os autorizações legais para desmatar a reseva está pendente, e sem falar nas promessas de campanha da sua governadora, que ainda não cumpriu nem 5% do prometido e vem com #VIAEXPRESSA!

  14. Primeiro nem conheço essa Gardeninha. Sei que ela é filha do prefeito e só. Se sou ligado a ela pq sempre comentei no seu blog antes dela ser eleita? Pode ver nos comentários do antigo. Antes de castelo ser eleito. O que você não tolera é que tenha leitores que não concordam com vc. Isso aqui não é seu diário, é um blog com comentários abertos a qualquer um. O que questionamos é sua lógica em cobrar uma obra que está sendo feita (não claro no prazo da sua vontade) e fechar os olhos para obras que foram prometidas há mais de 2 anos e nem sairam do papel. A obra só está atrasada pq vc não mandou o pirlimpimpim distribuido pela imprensa de Roseana para as obras dela. Ou vc é engenheiro e sabe de obras também?

    resp.: Vê só a ingenuidade de seu argumento: como pode eu não tolerar leitoores que não concordam comigo se você mesmo diz que comenta aqui antes mesmo de Castelo ser eleito? Outra ingenuidade: este aqui é, sim, meu diário; que eu decido abrir para comentários de terceiros – e posso ou não moderá-los. E deveria era ser louvado por permitir o debate de opinião que você só renega quando quer me atacar, mas que sabe ser um dos únicos espaços democráticos na blogosfera maranhense.
    E não estou questionando a obra em si. Questiono o prazo dado para a abertura da avenida, que foi descumprido sem epxlicação alguma da prefeitura. Simples assim.

  15. O CAOSTELO É SÓ CONVERSA FIADA. UM LOUCO NA ADMINISTRAÇAO DE SAO LUIS.

  16. E os hospitais, Marco? E a reforma do Ipem? Quando vão sair?

    Resp.: Mais um com a mesma cantilena? parece até que passaram a manhã sendo ensaiados para defender o indefensável. O que tem a ver a incapacidade de Castelo em construir um canal com o atraso nas obras de Roseana? De outros, até aceito tais argumentos de ordem-unida, Linhares… Mas de você, que se mostra tão mais perspicaz?!? Por favor, você já foi melhor na tentativa de defender Castelo.

  17. Canal do coroado:
    Obra por tese complexa, extremamente mal planejada, os serviços já realizados são de péssima qualidade.
    Estamos entrando em Outubro, teremos pouco mais de 90 dias sem chuvas e, considerando que com chuvas as obras não podem andar, deduz-se que a prefeitura está tapeando a população pois, como não dá para fazer muita coisa nos próximos três meses e, de Janeiro até Junho a obra não andará quase nada, o Prefeito vai ficar prometendo encerrar a obra no PRÓXIMO MANDATO se ele, Castelo, for Reeleito é claro.
    Como sempre o Velho Pilantra enganando o povo.

  18. QUE LINDO, MUITO BONITO, É ASSIM QUE MARANHENCE GOSTA DE MORAR, É CASA DE TAIPA E ESGOTO A CEU ABERTO, ISSO MESMO, NA ÉPOCA DE ELEIÇÃO VOTE EM ROSEANA, EMQUANTO ISSO, MILHÕES PARA BEIJA FLOR MOSTRAR O MARANHÃO VIRTUAL, QUE BELEZA, OS DONOS DO DINHEIRO DOS MARANHENSE GASTANDO NO RIO E A CULPA É DO CASTELO, ISSO É A POLITICA DO MARANHÃO, PARA OS MARANHENSES.

    resp.: O que Roseana tem a ver com o canal do Coroado, executado por Castelo? A incompetência é dele, meu caro.

  19. COM CERTEZA ESSA OBRA DO CANAL DO COROADO SERÁ ENTREGUE MUITO ANTES DUQUE ESSE FAMOSOS HOSPITAIS DA TUA GOVERNADORA .
    MELHOR FAZER AGORA DUQUE NUNCA SER FEITO, E ISSO SÓ FOI POSSIVEL COM O PREFEITO JOÃO CASTELO.

  20. Larga de ser invejoso Marcos, deixa o homem trabalhar, e vai procurar falar dos 72 hospitais que a governadora prometeu pra ano passado, ou sobre o processo de cassação que ela ta sofrendo!!!

    Resp.: Rapaz, vocês me saem com cada uma… O que diabos tem a ver a obra do caal com inveja? E mais ainda: o que tem a ver a obra do canal com os 72 hospitais? Quer dizer, se Roseana não entregar os 72 hospitais então Castelo não precisa fazer nada? É esta a lógica canalha de vocês? Pelo amo de Deus…

  21. Vamos pedir para o prefeito usar o pirlimpimpim?? O mesmo que Ricardo usou para entregar os 72 hospitais? Que tal? Por que vc não critica o governo? Vc devia era agradecer pq seus colegas de bairro estão sendo beneficiados.

    resp.; É, agora tenho certeza! A turba castelista passou mesmo a manhã ensaiando para tentar uma resposta á cobança do blog. E olha que Gardeninha controla mesmo: botou Linhares Júnior, Roberto Ojuara, calos e outros tantos agregados para responder ao blog. Mas, se a única justificativa que Gardeninha tem para o atraso na obra do Canal do Coroado é questionar as obras de Roseana, então meu caro, esta prefeitura já era. E olha que ainda falta a Iracy Medeiros. Mas será que ela também vem com a mesma cantilena??? Isso é incompetência, meus caros…

  22. Não só o canal do Coroado, mais aquela obra do Mercado Centra, que nunca tem fim.
    Não podemos deixar de reconhecer que aquela obra tem algo diferente do que se vê por aí, pois estar sendo colocado uma placas de concreto bem amplas, que certamente vai absorver a grande quantidade de água que por ali desce em dias de chuva forte, porem o canal estar sendo tomando por entulho e outras sujeiras que são lançado no seu leito, e se não for tapado vai entupir logo logo.
    Todos conhecem os problemas daquela área em período chuvoso, e o serviço que ali estar sendo executado é o que precisava ser feito, porem não pode demorar tanto e ficar daquela maneira, pois com a sujeira que ali estar sendo lançado vai comprometer toda a qualidade do que estar sendo feito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *