8

Murad quer Caema na Assembléia para explicar aumento de tarifas…

Ricardo quer levar Caema à Assembléia

O secretário de Saúde, Ricardo Murad, quer o comando da Caema em audiência pública na Assembléia Legislativa para explica o reajuste tarifário proposto pela companhia no fornecimento de água.

Murad solicitou ao líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Manoel Ribeiro (PTB), que convoque a diretoria e os membros do Conselho Estadual de Saneamento para prestarem estes esclarecimentos.

A iniciativa do secretário objetiva esclarecer todas as dúvidas dos deputados e da população sobre o reajuste nas tarifas cobradas atualmente pela Caema.

A proposta de realinhamento tarifário foi submetida à análise da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Maranhão e já foi alvo de discussão em duas audiências públicas.

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. A privatização não é o caminho para a caema, pois o serviço público em mãos privadas pode até melhorar mais quem vai pagar por isso é a população que irá pagar por um serviço muito mais caro. Exemplo disso é a cemar que hoje cobra uma das três tarifas mais caras do país, antes era uma das mais baratas. E concluindo a taxa de saneamento básico cobrado pela caema é uma das mais baratas do país e não sofre aumento há muito tempo, como uma empresa como esta iria sobreviver e reinvetir para melhoria do serviço;

  2. Hei, Século 21! o Murad ta levando a Caema para se explicar, mas não é com a intenção de ser cobrada pelos deputados, é com a intenção de justificar o reajuste. O Ricardo Murad não é contra o reajuste, ele é FAVORÁVEL.

  3. SERÁ QUE TERIA ALGUÉM INTERESSADO EM COMPRAR A CAEMA, NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA? PREIMEIRO TEM QUE SANEAR: É COMO DIZIA BRIZOLA “ARRUMAR A CASA” PARA DEPOIS PENSAR EM VENDER.

  4. GOSTEI SECRETARIO ISSO AI ESTAMOS MESMO INDIGNADOS COM ESTA CAEMA QUE FAZ UM SERVIÇO SUJO MASL FEITO E AINDA POR CIMA QUER AUMENTAR A TARIFA EM QUASE 100% EM NOSSA CONTA ISSO É UM ABSURDO DIGA NAO A ISSO GENTE VAMUS FAZER UM ABAIXO ASSINADO CONTRA ISSO, SAO POUCOS OS DEPUTADOS QUE LUTAM PELO POVO PODEM FALAR O QUE QUISER MAS O MURAR TA FAZENDO A SUA PARTE O QUE A CAEMA TA FAZENDO É UM CRIME, ESSA CAEMA SO TO CORRUPTO EM SUA MAIORIA E DEVE TER UMA AUTIDORIA URGENTE, COSO DE JUSTIÇA, NOS CIDADOES NAO DEVEMOS FICAR CALADOS, JA PAGAMOS TANTOS IMPOSTOS ENERGIA, E AGORA AGUA MAIS ALTA, HJ AUMENTA 89% AMANHA SERA QUANTO? BASTA TA DE PARABENS SR SECRETARIO RICARDO UM DOS POUCOS QUE ESTA A FRENTE DESTA BATALHA CONTA A IMUNDICE DESTA CAEMA DIGA NAO A ESTE AUMENTE ABUSIVO VC TBM BASTA TANTO AUMENTO

  5. A única solução para a CAEMA é privatização. A empresa perde 70% da água tratada em perda, furto e gatos. A ineficiência é enorme, não investe, quase 80% do esgoto é jogado “In natura” no mar.
    O governo do estado deve vender este enorme problema chamado CAEMA por 1 real mais as dívidas milionárias e deixar a iniciativa privada tornar a empresa mais eficiente.
    São Luis é um enorme esgoto a céu aberto, as praias são impróprias para banho, á água metade dos que recebem não pagam. É o caos total.

  6. Submeter o aumento de tarifa de água e ESGOTO à Agencia Reguladora de Serviços Públicos do Maranhão é uma piada, e piada de profundo mau gosto.
    Em primeiro lugar, a Agência em questão só existe no papel, é comandada por Remi Ribeiro que é semi analfabeto ( ocupou o cargo de Diretor Admnistrativo da antiga TELMA S.A de onde foi defenestrado dois dias após descobrirem que o pústula nem curso primário possuia)
    A AGÊNCIA Reguladora em evidência, DEVERIA atuar tambem nas áreas de transporte público, telefonia, fornecimento de energia elétrica e etc., enfim , regular os serviços públicos, principalmente DEFENDENDO os consumidores dos ditos serviços públicos ( E ai Dra. Lítia, isso sim seria atuar em defesa de consumidores, e não fazer média para ocupar vitrine em midias).
    Gilberto, a cada real que se “aumenta” na conta de água, aumenta-se um real na “conta” de esgoto e, hoje, a CAEMA é a segunda empresa do setor em matéria de desperdicio de água tratada (60% da água que é tratada é desperdiçada) no Brasil. Em compensação, TODO o esgoto recolhido é jogado nas ruas esburacadas desta fedida cidade e córregos, senão no mar.
    E Tem mais, Ricardo Murad só é enchergado como gestor competente aqui por alguns cegos do Ma ranhão, na realidade trata-se de um individuo obtuso, arrogante e, seguramente possuidor de pouco zelo com a coisa pública.

  7. O Governo do Estado deve mesmo defender a CAEMA, pois a companhia precisa de arrecadação. Mas só arrecadar não é suficiente, o reajuste da tarifa não cobrirá todas as despesas com pessoal, insumos, operação e manutenção, além de todos os outros custos fixos e variáveis que a empresa tem e, ao mesmo tempo, se reestruturar na intenção de prestar um serviço melhor à população.

    O secretário Ricardo Murad e a sua cunhada, a governadora Roseana Sarney podem fazer melhor do que isso. Podem fazer o governo estadual cumprir com o seu papel de principal (quase total) acionista da CAEMA e aparelhar a companhia, que está com suas principais estruturas caindo aos pedaços, com o Italuís (incluindo a adutora) todo remendado, um número absurdo de poços de visita estourados e vazando esgoto pelas ruas, um monte de empresas terceirizadas fazendo (e mau) o trabalhos que deveria ser feito por funcionários concursados e, apesar dos esforços de seus trabalhadores, continua perdendo o respeito da população. Melhor do que defender o reajuste e dar a conta para o Povo pagar é AJUSTAR a CAEMA para os padrões de empresas sérias e eficientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *