Ex-secretários de Saúde reuniu alguns dos jornalistas de política do Maranhão em encontro para apresentar o Manifesto de sua candidatura a deputado federal pelo partido

RICARDO MURAD FALA AOS JORNALSITAS DE POLÍTICA SOBRE AS PROJETOS PARA 2026, quando pretende retornar à vida pública, como deputado federal
O ex-secretário de Saúde, ex-presidente da Assembleia e ex-secretário de Saúde Ricardo Murad reuniu nesta quarta-feira, 6, um grupo de jornalistas políticos para apresentar o manifesto que justifica sua candidatura a deputado federal nas eleições de outubro.
Ele vê chances de eleição de ao menos dois deputados federais pelo Podemos, partido ao qual se filiou para disputar as eleições.
“Nós vamos ter um mandato participativo, com envolvimento de todos os candidatos do Podemos; na semana que vem vamos nos reunir para definir esses objetivos partidários. Temos chances de fazer ao menos dois deputados federais”, aposta Murad.
- o ex-deputado retorna à política após 12 anos sem mandato;
- aos jornalsitas, ele falou também das eleições majoritárias.
No manifesto que compõe as plataformas de sua candidatura a deputado federal, Ricardo Murad lista uma série de razões para voltar a disputar eleições e lembra seus feitos como deputado estadual e secretário de Saúde do Maranhão.
O parlamentar já está em articulação com lideranças de todo o Maranhão…
Leia abaixo o manifesto:
MANIFESTO
A imprensa é essencial para a democracia e sempre foi tratada por mim com respeito, diálogo e transparência. Sei da importância do trabalho que exercem, com responsabilidade, espírito crítico e compromisso com a verdade.
E quero dizer que voltei.
E digo com clareza:
Ricardo Murad voltou!
Voltei porque acredito no Maranhão.
Voltei porque conheço o Maranhão.
E, principalmente, porque sei fazer.
Ao longo da minha vida pública, nunca fui um político de discurso vazio.
Sempre fui um homem de ação.
A saúde do Maranhão, vocês lembram. Em 2009, estávamos no vermelho, com dívidas e um grande vazio assistencial. Era preciso agir.
Primeiro: fizemos um plano.
Reunimos os melhores profissionais, montamos uma equipe competente e criamos o programa “Saúde é Vida”.
Um programa ousado para a época.
Mas plano sem recurso não sai do papel.
Precisávamos de cerca de R$ 2 bilhões para colocar tudo de pé.
Fui atrás.
Conversei com a governadora, fui a Brasília, articulei com o Ministério da Saúde, com ex-presidentes, senadores e com os nossos parlamentares.
Defendi o projeto, busquei apoio e garanti recursos.
Foi um trabalho intenso, de articulação e construção.
E conseguimos. Foram mais de 130 obras em 4 anos:
* 1 Hospital de Alta Complexidade
* 1 Hospital do Câncer
* Maternidades
* 7 hospitais macrorregionais
* 8 hospitais regionais
* 72 unidades de pronto atendimento
* 11 UPAs
* Centros de Especialidades e Diagnóstico
* Centro de tratamento para diabéticos e muitos outros serviços.
* Implantação da Central Estadual de Regulação com a central de ambulâncias do Estado
* Centros de reabilitação
* Centros de trauma
* Serviço aeromédico
* Farmácias de medicamentos especializados
* Rede de Hemodiálise
Antes, as pessoas viajavam quilômetros por atendimento.
Depois, passaram a ter saúde perto de casa.
Interiorizamos a saúde e criamos uma rede que funcionava.
Criamos também a Emserh – Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, garantindo gestão própria e mais eficiência.
Na área de saneamento, ampliamos os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, modernizamos o Sistema Paciência e construímos a nova Adutora do Italuís. Um conjunto de obras que representou a maior transformação da história do saneamento.
E quem viveu sabe.
Antes disso, como Gerente Metropolitano, mostramos capacidade de execução. Modernizamos a Lagoa da Jansen, a Avenida Litorânea, o monumento dos pescadores, o Centro Histórico, os Vivas, o viaduto Alcione Nazaré — tudo isso em apenas um ano.
Sempre acreditei que política de verdade é resolver problemas e entregar resultados.
Hoje, o Brasil vive um momento de desconfiança.
As pessoas estão cansadas de promessa.
O Maranhão sente isso ainda mais.
O que vejo nas ruas é claro:
o povo quer resultado.
Quer alguém que saiba fazer.
É por isso que estou aqui.
Coloco meu nome como pré-candidato a deputado federal não por vaidade,
mas por responsabilidade com o Maranhão, com minha história e com aquilo que sei fazer: trabalhar, executar e entregar.
Quero levar para Brasília a experiência de quem já fez.
De quem entende que política não é palco — é solução.
Vocês conhecem minha trajetória.
Sabem como eu trabalho.
E é isso que estou trazendo de volta:
trabalho, resultado e coragem.
O Maranhão pode mais.
E precisa de gente preparada para fazer mais.
Muito obrigado.
E vamos em frente.
Maranhão, 06 de maio de 2026.
Ricardo Murad
Pré-candidato a deputado federal














