10

Paciente levado pela prefeitura contamina UTI do Juvêncio Matos…

Um recém-nascido com varicela neonatal encaminhado irregularmente pela Prefeitura de São Luís teria contaminado a UTI do Hospital Juvêncio Matos, acredita o secretário de Saúde, Ricardo Murad.

Em nota, o secretário informa que, por causa da contaminação, a UTI terá que ser fechada até segunda-feira..

De acordo com a nota, o recém-nascido foi encaminhado pelo Hospital da Criança, administrado pela prefeitura. Apresentava quadro de varicela neonatal associada a outras doenças altamente contagiosas.

O protocolo de encaminhamento para casos deste tipo não foi seguido pelo hospital municipal.

Ricardo Murad determinou abertura de sindicância para apurar o caso e afastou os funcionários envolvidos.

Abaixo, a íntegra da nota;

NOTA OFICIAL – SES

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que a UTI do Hospital Infantil Juvêncio Matos ficará interditada até a segunda-feira (31 de outubro) por ter sido contaminada, em função da internação indevida de um paciente recém-nascido, encaminhado irregularmente pelo Hospital da Criança, da Prefeitura de São Luís, às 02h20 (madrugada) do dia 25 de outubro de 2011, apresentando um quadro de varicela neonatal infectada, associado a estafilocóccia, pneumonia, septicemia, fasceite necrotizante em coxa direita e insuficiência respiratória aguda.

A SES esclarece que a internação não atendeu aos protocolos exigidos para esse tipo de encaminhamento. O recém-nascido foi encaminhado sem que a Central de Regulação da Prefeitura de São luís solicitasse o leito à Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado, de acordo com as normas estabelecidas para esse tipo de ocorrência.

Diante da gravidade do caso, imediatamente todos os pacientes internados na UTI receberam profilaxia com imunoglobulina anti-varicela, conforme protocolos de infectologia pediátrica. Todas as medidas de isolamento foram prontamente estabelecidas.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, determinou de imediato o afastamento dos funcionários envolvidos no caso e a abertura de sindicância para apurar as responsabilidades e falhas no sistema de regulação.
 
São Luís, 27 de outubro de 2011 .
 
Ricardo Murad
Secretário de Estado da Saúde.

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. Gente que absurso. E vocês, por um acaso, queriam q essa criança fosse o quê? jogada fora? Assassinada? Executaeda por está com uma doença infecciosa? Por favor….A criança foi pro Juv
    êncio Matos pq estava precisando de UTI e uma UTI, uma vez diagnosticado a varicela, sabe os procedimentos de isolamento que merecem ser tomados. O Ricardo Murad foi ridículo e deveria até ser preso por ter punido a equipe médica do Juvêncio Matos por terem cumprido o papel de aceitar a criança, salvando sua vida. Acho que o Ricardo deveria se poupar de ter divulgado uma nota tão estapafúrdia dessas.
    E vale ressaltar ainda que esta pobre criança veio para São Luís, procedente de Santa Luzia do Paruá, onde não existe nem hospital adequado para tratar o caso, pois não existe Saúde no interior do Estado, responsabilidade do Governo do Estado e de seu Ricardo Murad que não entende de Saúde, de médicos, de doenças, de hospitais. Ou seja como secretário de Saúde, ele está se saindo um excelente deputado.

  2. Cadê a Vigilância Sanitária do Estado que não se pronuncia? O que O secretário de saùde do estado sabe de protocolo e de interdição de hospital, não seria uma quarentena pela varicela?Se interdição existe um outro motivo?

  3. RICARDO É QUEM DEVERIA SER INTERDITADO PELA QUANTIDADE DE MILHÕES DESVIADOS DO POVO COM A CRIAÇÃO DOS ELEFANTES BRANCOS UPAS.BRINCADEIRA O QUE ESSE GOVERNO FAZ.

  4. Nota de esclarecimento :A criança de 13 dias de vida foi internada após ter sido solicitado leito pelo CRONP(Central de Regulação Obstétrica, Neonatal e Pediátrica ). Não passou pelo Hospital da Criança, veio diretamente do interior do Estado. À admissão ,a criança estava em estado grave , em insuficiência respiratória, foi admitida na UTI , isolada e suspeitado clinicamente de tratar-se de varicela. Administrado Imunoglobulina anti-varicela em todas as crianças internadas na UTI e suspensas as internações até segunda ordem ( respeitando período de incubação da doença)!Comunicada a direção do Hospital e SES. Todos os procedimentos médicos foram absolutamente corretos, éticos e responsáveis! A vida da criança ( que é o mais importante) e o seu direito de receber assistência médica foram resguardados!

  5. Cara, eu não defendo e nunca defenderei essa corja de bandidos que está aí na prefeitura, mas pow, vcs tem que ser justos, todo o procedimento para a remoção da criança foi feito corretamente, culpar a prefeitura por isso é no mínimo falta de cárater, porque vocês não colocam a nota do secretário municipal de saúde ? dando as explicações dele, esse “jornalismo imparcial” de vocês é nojento, e a cada dia que passa parece que tá ficando pior, isso é medo de perder alguma coisa ?

  6. O paciente em questão é de Santa Luzia do Paruá, como no interior a saúde é precária, não há UTI neonatal, exceto Imperatriz, a prefeitura de São Luis é que tem que pagar o pato. O descaso do Governo do Estado com a saúde pública é um caso de polícia, alem disso tudo,a saúde estadual é administrada um Engenheiro Civil tocador de obras suspeitas, ou seja, sabe tudo de trambicagem, e nada de saúde pública.

  7. Carlos deixa de ser bobo, o prejuizo é do povo, o grupo Sarney não tem condições de ganhar eleição aqui na ilha a nao ser que Flavio Dino dispute essa eleição. Seja mais realista e menos apaixonado. Passe pelo menos uma hora no Socorrão e ateste vc mesmo esse caos. Vá vc mesmo e conheça o submundo dessa assistência. O Gutemberg é medico e com essa formação a situação da rede municipal deveria estar melhor que a estadual cujo secretario nada tem de formação com a area da Saúde. Deixa a torcida para o nhozinho santos e defenda o povo.

  8. vocês estão ficando loucos..desesperados que querem culpar a prefeitura por tudo!!! A ganância em querer ganhar a eleição é tão grande que escrevem qualquer asneira para alcançar esse objetivo, o bom é que essas atitudes não vai beneficiar vocês e sim Flávio Dino!!

  9. CAOS NA SAÚDE DO MUNICÍPIO

    MARCO, NESTA QUARTA-FEIRA DIA 26/11 ACONTECEU UMA MANIFESTAÇÃO DE REPÚDIO NO COROADINHO EM RAZÃO DAS PRECÁRIAS CONDIÇÕES EM QUE SE ENCONTRA A UNIDADE MISTA DAQUELE BAIRRO. OS MORADORES PARARAM PARA DENUNCIAR A FALTA DE MÉDICOS, DE TODO MATERIAL NECESSÁRIO PARA O FUNCIONAMENTO, FALTA DE ÁGUA, EQUIPAMENTOS ESSENCIAIS COMO O DE RAIO X, MURO CAÍDO ENTRE OUTROS.
    O COROADINHO É UM BAIRRO PERIFÉRICO BASTANTE POPULOSO, E ESSA UNIDADE DE SÁUDE ATENDE TODO O PÓLO QUE COMPREENDE INCLUSIVE O SACAVÉM, COROADO, BOM JESUS, VILA CONCEIÇÃO, VILA DOS FRADES ETC.
    DESTE MODO É INCOMPREENSÍVEL QUE ESSA UNIDADE DE SAÚDE FIQUE SEM AS CONDIÇÕES DE UM ATENDIMENTO DIGNO QUE A POPULAÇÃO PRECISA E MERECE.
    A PARALISAÇÃO DA COMUNIDADE PARA DENUNCIAR TAIS DESCASOS DEVERIA SERVIR PARA NOSSOS GOVERNANTES: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE (QUE É VEREADOR E AS ELEIÇÕES ESTÃO BEM PRÓXIMAS) E O SR. PREFEITO , AVERIGUAR E RESOLVER A SITUAÇÃO DENUNCIADA E NÃO FAZER O CONTRÁRIO QUE É MENTIR PRA POPULAÇÃO AO AFIRMAR QUE ALI SE ENCONTRAM LOTADOS 11 MÉDICOS E QUE A SITUAÇÃO NAQUELA UNIDADE DE SAÚDE ESTÁ NORMAL. ISSO É MENTIRA, QUEM QUISER CONSTATAR PODE IR ATÉ LÁ E TENTAR UM ATENDIMENTO E VERÁ A FALTA DE MEDICAMENTOS, DE MÉDICOS E CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA O BOM FUNCIONAMENTO. SE TEM 11 MÉDICOS LOTADOS ALI, ENTÃO DEVEM ESTAR SEM DAR SEUS PLANTÕES, ENTÃO, CABE AO SECRETÁRIO DESCOBRIR O QUE ESTÁ ACONTECENDO E DAR UMA RESPOSTA PRA COMUNIDADE.
    O PACIENTE QUE PROCURA AQUELA UNIDADE DE SAÚDE E NÃO TEM SEU PROBLEMA RESOLVIDO PROCURA OS SOCORRÕES E AÍ, COMPLICA A SITUAÇÃO DESSES HOSPITAIS, QUE ACABAM TENDO QUE ATENDER A POPULAÇÃO EM PROCEDIMENTOS SIMPLES QUE DEVERIAM SER OFERTADOS NAS UNIDADES MISTAS E POSTOS LOCALIZADOS NOS BAIRROS, FACILITANDO A VIDA DO CIDADÃO NA QUESTÃO DO DESLOCAMENTO E DOS SOCORRÕES QUE ESTARIAM MENOS LOTADOS, JÁ QUE ATENDEM SÃO LUIS E DEMAIS MUNICÍPIOS.
    ESSA É A FACE DA SAÚDE DO MUNCÍPIO DE SÃO LUIS, DE TODOS OS POSTOS DE SAÚDE E UNIDADES MISTAS, QUEM OLHAR UM VERÁ O OUTRO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *