14

Por que o privilégio???

Neto Evangelista: com direito a ajudante-de-ordens

O deputado Neto Evangelista (PSDB) é o único parlamentar da Assembléia Legislativa, à exceção do presidente, a ter um militar à disposição 24 horas por dia.

O cabo bombeiro Santos, que é vinculado ao Gabinete Militar da Assembléia, atua como uma espécie de ajudante-de-ordens de Evangelistinha desde que o parlamentar assumiu o mandato, no início do ano.

Pela lei, todo militar disponibilizado pelo Executivo aos outros poderes deve ser vinculado diretamente aos gabinetes militares, atuando em funções inerentes à sua categoria profissional.

Para dispor da companhia de um destes militares, o deputado precisa se enquadrar em situações específicas.

– Se um militar da ativa estiver lotado em gabinete de deputado, caracteriza desvio de função – adverte o deputado Carlos Alberto Milhomem (PSD), ex-presidente da Assembléia.

O cabo Santos, é inclusive, um dos intelocutoes da greve dos militares. Em um vídeo divulgado no blog de Luís Pablo, ele aparece claramente usando o nome de Evangelistinha para ocupar a galeria da Assembléia. (Veja aqui)

O blog ouviu outros ex-presidentes da Casa, que também confirmaram a especificidade da lotação de um militar, e estranharam o fato de um destes militares estar à disposição de Neto Evangelista

De branco, cb Santos tenta convencer cel Pinheiro a liberar galeria...

Ex-presidente da CPI da Pedofilia, a deputada Eliziane Gama (PPS), por exemplo, também já teve militar à disposição do seu gabinte, mas pelo fato de, à época, ter sofrido ameaças de mortes.

Não há informações de que Evangelistinha tenha sido ameaçado ou se encontre em situação que necessite a presença de um militar ao seu lado, como “faz-tudo”.

Apenas a anuência do presidente Arnaldo Melo (PMDB) explicaria – sem justificar – a liberação do cabo Santos ao deputado Neto Evangelista.

Mas por que o privilégio???

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. Todo apoio e solidadriedade aos policiais em grve no maranhao, o Prisco é um grande lutador e estar de parabéns ele e toda a tropa em greve. O PSOL como sendo uma alternativa real de transformação de nossa sofrida realidade apoia e insentiva a luta da PMMA contra esse governo oligarquico do PMDB/PT. Força aos Policiais em greve e abaixo a Oligarquia Sarney bancada pelo Lula. O PSOL estar de parabens por mais uma vez nao ficar calado frente a mais um ataque do governo do MA ao policiais. Força ao PSOL e ao grande lutador Nonato Masson, advogado militante. Assim como o Dep Marcelo Freixo PSOL-RJ enfrenta as milicias no Rio a PMMA junto com PSOL estar enfrentando a monarquia Sarney apoiada pelo PT no Maranhão. Que o Povo maranhense apoie essa luta e diga sim a luta dos camarada trabalhadores da segurança e rechassem a midia comprada pelo Sarney e lula que manipulam as informaçãoes, como esse blog , e todo o sistema mirante de comnunicação que estão a serviço do clã sarney e bancado pelo PT. Força ao PSOL, Nonato Masson como presidente do PSOL MA cumpriu seu pael de dirigente apoiando a luta da PMMA. viva a luta viva o PSOL 50.

    Todo apoio à greve dos policiais militares e bombeiros do MA!

    Nesta quinta-feira feira, 24 de novembro, teve início a greve estadual da PM e bombeiros militares no Maranhão. Esta iniciou muito forte e radicalizada por ter em seus métodos a ocupação e ação direta contra o governo que longe de atender às reivindicações da categoria criminaliza o movimento em suas declarações aprovando em tempo recorde a ilegalidade da greve, ameaçando de desconto de ponto e multa diária.

    Os policiais militares e bombeiros ocuparam a Assembléia legislativa do estado e dizem que só saem quando conseguirem audiência com o presidente da casa, tentando um canal alternativo já que as negociações com o governo Roseana (PMDB/PT) não avançaram, dando o exemplo de como se luta por melhorias salariais e melhores condições de trabalho. Os policiais militares que arriscam suas vidas no dia-a-dia de nosso estado estão com salários arrochados e trabalham em péssimas condições com coletes vencidos, poucas viaturas e efetivo insuficiente.

    Como esta categoria é proibida por lei de fazer greve, toda solidariedade é necessário para a vitória de sua luta. O governo Roseana tem uma política de sucateamento dos serviços públicos como saúde, educação e segurança pública e isso faz da greve dos PM’s e bombeiros uma luta também de toda a sociedade maranhense.

    O PSOL é solidários a esta luta e estar ao lado desta heróica categoria que arrisca sua vida em condições precárias todos os dias. Fazemos aqui um chamado a todos os sindicatos de trabalhadores do estado a se solidarizarem com os policiais militares e bombeiros para que se dê um exemplo de combatividade e unidade. O exemplo a ser seguido é dos bombeiros do RJ que comoveram o país e arrancaram conquistas econômicas importantes.

    O melhor governo da vida de Roseana Sarney segue sendo o melhor para as elites maranhenses. Os contratos milionários denunciados na revista Veja para realizar as obras de hospitais são exemplo das relações do governo com os seus financiadores nas épocas de campanha eleitoral e segue a mesma dinâmica de governos anteriores. Para a população trabalhadora sobra os altos índices de violência urbana, provocada pela ausência de políticas sociais e uma decente carreira para nossos profissionais da segurança.

    Mais uma vez está comprovado que a única saída para resolver nossos problemas passa pela mobilização direta dos trabalhadores.

    Todo apoio à greve dos PM’s e Bombeiros!!
    Por reajuste salarial e condições de trabalho dignas!
    Pela imediata revogação da liminar que criminaliza a greve legitima dos PM e bombeiros!

    O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) vem a público externar seu apoio às já antigas reivindicações dos movimentos dos bombeiros e policiais militares maranhenses, retomados no último dia 23 de novembro.
    O PSOL denuncia o governo Roseana Sarney pela sua truculência e incapacidade de negociar com esses importantes segmentos do aparelho do Estado. Entende que, ao recorrer à Força Nacional, a governadora Roseana Sarney objetiva intimidar o movimento dos militares e criar um clima de insegurança e pânico na população.
    Adverte o Governo Federal do risco da Força Nacional ser utilizada não para assegurar a ordem pública, mas tão somente para calar as legítimas reivindicações de nossos bombeiros e policias militares. Estamos convictos que essas atitudes do Governo do Estado do Maranhão terão o mesmo destino daquelas do governador carioca Sérgio Cabral: o repúdio da Nação e até mesmo do Congresso Nacional. Os maranhenses estão fartos de propaganda e repressão: Querem um governo de verdade!
    PSOL-MA

  2. deça o que ganho eh pouco pro q eu façomuito pouco memso porisso estamos nessa briga mais ete rapaz ganha eh muito peo q ele faz . bajulador de marca maior nessa asebleia era pra ter era funcionario civil ai sim e colocar esse monte de num fa z nad na rua ajudando como noia populaçao!!e inda tem mais esse bixu num eh nem pm eh bm o serviço dele eh outro eh salvar vidas e nao segurnaça nem menino de recado aposto como tem ambulancia faltando bm!!!!!

  3. É, por que o privilégio? concordo….é o menino de papai é?……e olha que não é o caçula da assembléia…

  4. Caramba, não estou acreditando no que acabei de ler. Então, D’eça, os Lobões e os Sarneis podem fazer tudo de errado, pelo simples fato de serem políticos arraigados na política maranhense? É o fim. ‘Tá’ explicado!

  5. Não disse que ele está correto, Está errado também. Disse que você deveria ter incluído no seu comentários outros políticos que usam policiais militares indevidamente. Se tivesse feito dessa forma o seu comentário não estava direcionado ao Depuitado, mas a todos que usam indevidamente. Se mantenha imparcial para ter credibilidade no que escreve.

    resp.: Mas o meu comentário está mesmo direcionado ao deputado – e eu não escondo isso. Eu decidi apontar apenas este caso por que envolve um miltiar que está na liderança de um movimento grevista. E é um militar que nem exerce suas funções como deveria, subordinado a um deputado com menos de um ano de mandato para executar tarefas que não condizem com a carreira militar. Que moral tem este militar – e o próprio deputado – para reivindicar salário digno à sua atividade, sem nem exerce esta atividade?

  6. Rapaz, imagine quando esse menino ganhar experiência. Vai ser mais malaco do que o falecido pai, que acho que Deus o tanha.

  7. Marco não seja parcial, aliás, isso é coisa que você não consegue. Faça o mesmo comentário com os Policiais Militares que estão a disposição de pessoas apadrinhadas pola Roseana Sarney. Vou lembrar apenas de dois nomes Coronel Caetano, este sim assite a família Lobão pelo menos uns 20 anos, trabalha inclusiver na empresa deles e o cabo Marinho que é motorista particula de Luciano Lobão, mas isto tu não falas marco. Se você é jornalista, formador de opinião não pode escrever só o que interessa a família Sarney. Seja profissional, seja imparcial, seja justo. Mude e escreva ou comete os fatos sobre o manto da verdade e não da mentira.

    resp.: E qual seria a mentira neste post? Acaso o Cb Santos não trabalha diretamente para Neto Evangelista? E o fato de todos estes fazerem essas coisas dá direito a que ele também faça? E o discurso da mudança? Ele não se elegeu para mduar este tipo de coisa? Os Lobão, os Sarney, são políticos já arraigados na política maranhense. Evangelistinha deveria dar o exemplo, para poder bater no peito e dizer: “eu não faço o que eles fazem”. Mas, infelizmente, meu caro, em menos de um ano de mandato, o que se vê em Evagelistinha e outros que se elegeram agora é a apenas “mais do mesmo”. E ele só tem 22 anos…

  8. marco, concordo com vc mais nao vi essa mesma preocupacao da sua parte quando a entao ex gov. Roseana mantinha praticamente um pelotao na mansao sarney, inclusive alguns desempenhando papel de garcon e mordomo.porq vc nunca criticou tambem esse absurdo ?

    Resp. : Um caso não remedia o outro. Evangelistinha veio com a proposta de mudança das práticas erradas de política. Se fizer o mesmo que os outros fazem, que moral terá para questioná-los?

  9. PIOR QUE NÃO É MERRECA NÃO, É MUITO DINHEIRO, APENAS OS DO PALÁCIO QUE CUIDAM DA SEGURANÇA DA MAIOR AUTORIDADE DO ESTADO SÃO OS QUE GANHAM AS GRATIFICAÇÕES MAIS BAIXAS, SÓ ESTÃO LÁ PORQUE QUEREM FUGIR DO SERVIÇO DE RUA. POR ISSO ESSES SANGUE-SUGAS NÃO ESTÃO NO MOVIMENTO E É POR ISSO QUE O GOVERNO NÃO DÁ REAJUSTE, SE GANHASSEM BEM, TALVEZ NÃO SE VENDESSEM, UNS COMO PROSTITUTAS DE LUXO, OUTROS COMO OS SEGURANÇAS DA EXCELENTÍSSIMA, COMO PROSTITUTAS DE BR.

  10. NA ASSEMBLEIA SÓ O QUE TEM, UM MONTE DE PMS BAJULADORES QUE NÃO DÃO UM PREGO E SE PRESTAM PARA SERVIÇOS DE PINIQUEIROS DE DEPUTADOS. SE ACHAM A ULTIMA CEREJA DO BOLO, TEM UM BATALHÃO ´POR LÁ ENQUANTO ISSO SE FALA EM FALTA DE EFETIVO NA PM, NO TRIBUNAL É OUTRO CABIDE DE PMS, NO PALÁCIO NEM SE FALA, TRIBUNAL DE CONTAS E ETC. EFETIVO TODO MAL DESTRIBUIDOS E QUEM TRABALHA NA PM SÃO OS BURROS DE CARGAS, VAMOS ACABAR COM ESSES PREVILÉGIOS, TEM GENTE QUE SE ETERNIZOU NESSES PONTOS, SÃO VERDDEIROS PROSTITUTOS DESSAS AUTORIDADES SE VENDEM POR MERRECAS.

  11. Concordo com você Marco, isso é apenas um exemplo de muitos militares lotados em gabinetes desviando suas funções!
    Agora Marco, olha que um blogueiro do Imparcial falou sobre quem é contra a greve dos policiais,te chamou ate de assecla e fez uma charge sua, confira!

    Resp.: blogueiro do Imparcial? isso existe? Alguém lê???

  12. Marco, a próposito da matéria, entendo que vc tem razão quando questiona o previlégio acima, apenas, ao final, penso que vc não foi feliz, quando pergunta: “Mas por que o previlégio só por ele???”.
    Com essa indagação, vc passa o recado de que se os demais deputados tivessem esse previlégio não haveria problema.
    É isso?

    Resp.: Claro que não. Mas você tem razão. Suprimirei o “só pra ele”…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *