6

Coronéis que recusam a “reserva” geram revolta na PM…

A recusa dos coronéis da Polícia Militar em ir para a reserva remunerada vai gerar um caos no oficialato da corporação. Tenentes-coronéis e majores também já se preparam para entrar na Justiça contra a permanência deles na ativa.

O problema na PM acontece por que quatro coronéis com tempo de permanência na ativa já vencido decidiram entrar na Justiça para continuar no posto. Um deles, o coronel Linhares, ganhou Liminar do desembargador Jorge Rachid para ficar até os 70 anos.

A permanência dos “coronéis vencidos” engessa o sistema de promoções na Polícia Militar. Sem a aposentadoria deles, os demais oficiais não podem receber promoção, já que o número de vagas é regulamentado por lei.

Os oficiais alegam que, ao se aposentar, perdem as vantagens que têm na ativa. Querem forçar o governo a garantir os benefícios mesmo depoisde pendurarem a farda.

Privilégio que nenhum outro servidor público tem…

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. D’eça, sou um dos tenentes-coronéis mais antigos da PM, há bastante tempo na fila e estou muito apreensivo com a possibilidade de não ser mais promovido neste final de ano. A nossa esperança é de que a nossa Governadora edite uma medida provisória de natal, beneficiando todos os tenentes-coronéis e majores do quadro de acesso, com a criação de novas vagas. Só assim teríamos um fluxo de promoções sem prejudicar os coronéis mais antigos, porque amanhã seríamos nós que sofreríamos as mesmas perdas na reserva. Aliás, esse artigo do estatuto está tão desatualizado, que tenta mandar para a reserva os coronéis que estão produzindo no dia-a-dia da corporação, mas preserva na ativa quem esteja em outros órgãos, fora do executivo, ainda que também já conte com mais de 30 anos de serviço e 8 anos no posto de coronel. Um tremendo absurdo, na contramão das outras PMs. Ou os mentores do governo apresentam correções urgentes para a nossa Governadora, ou teremos já outra crise e desta vez muito mais séria que as anteriores, por envolver o chamado alto-comando da PM. É preciso que todos sejam tratados por igual, conforme reza a nossa CF.

  2. D’eça, a questão toda desses coroneis se resume em consertar o subsidio, não só pra eles mas para todo o efetivo. O pior é que os comandantes gerais poderiam ter cuidado disso mas não o fizerem por pura incompetencia. A secretária Euridice e o coronel Pinheiro Filho engoliram do jeito que Aziz e Aderson mandaram. Depois o Coronel Melo passou a perna no outro, assumiu o comando, mas como não sabe nem ler direito, imagina calcular alguma coisa, também não fez nada. Já o comandante atual, também não procurou resolver, porque não conhece ninguem dentro do governo. O máximo que vai é no gabinete do secretário e as vezes tem que esperar um tempão para entrar. Conclusão: só restaram os coroneis antigos que tiveram que procurar a justiça para levantar o problema e tentar consertar o subsidio de todo mundo. Deviam ser era parabenizados por toda a tropa.

  3. Décio, O direito de espernear todos temos. porém, naão podemos achar que porque temos esse constitucional direito,podemos atrapalhar outros direitos também garantidos em lei de outras pessoas. Pois é, os corronéis se esquecem que só foram promovidos porque outros foram para reserva remunerada, o que todos sabem eles não querem saber, ou seja: o óbvio.

  4. BANDO DE PALHAÇOS, QUE NÃO QUEREM DAR OPORTUNIDADE PARA NOVOS COMANDOS. FICA A MESMA VELHARIA DE SEMPRE.

  5. É dificil entender o judiciario maranhense que tem adotado uma postura preocupante em defesa de interesses particulares em detrimento de uma maioria que em tese estaria amparado legalmente. Casos como a manutenção da prefeita de paço do lumiar, aquela discussão entre desembargadores acusando-se de praticas criminosas e essa de tentar jogar em poço sem fundo uma Instituição como a PM é sem duvida nenhuma preocupante. O pior é que nada acontece , parece até que são deuses que não podem ser questionados. Ou são e ninguem me disse?

  6. como as coisas são engraçadas, estive conversando com um oficial e ele me falou que linhares foi um dos que era contra a permanência de romão de pois do tempo vencido, alegava linhares que romão iria causar transtorno dentro da corporação, agora ele quer atrapalhar o acesso dos outros. disse mais, que quem está encabeçando essa e insistindo para os outros procederem da mesma forma é o linhares, mesmo prejudicando o proprio filho que é capitão. um oficial desse só pensa nele mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *