27

Unimed dá sinais de falência no Maranhão…

Quem tem seguro-saúde da Unimed começou a perceber uma restrição cada vez maior no atendimento hospitalar em São Luís, desde o início de 2012.

O atendimento de emergência da seguradora está restrita, hoje, ao Centro Médico Maranhense e hospitais de padrão básico.

Clientes da Unimed em São Luís pagam por estrutura como esta, mas não dispõem do serviço

Os principais hospitais da capital maranhense  só atendem a consultas, mesmo assim marcadas com várias semanas de antecedência.

A restrição no atendimento atinge tanto os planos regionais quanto o nacional da Unimed.

Mais grave é que usuários começam a perceber uma ameaça de fechamento do plano no estado.

A Unimed atende algumas das maiores empresas maranhenses, com preços altíssimos para a prestação de um serviço sem qualidade – no mesmo nível, ou até pior, que plano inferiores, como Hapvida e UniHosp.

E sem perspectiva de retorno do atendimento nos hospitais de maior confiança…

Marco Aurélio D'Eça

27 Comments

  1. Estou chateada pois minha neta mudou para sao luis do maranhao e pago unimed nacional e nao tem nenhum médico que atenda pela unimed preciso de um pediatra

  2. fiz á imigração do plano regiaonal para nacional para são luis e o corretor não me informou que a unimed não tem atendimento para a cidade de São luis onde minha neta mora e precisa urgente de um pediatra e não tem atendimento pela unimed porfavor unimed providenciam atendimento.

  3. Perdi o meu Plano da Unimed São Luiz e agora estou no SUS

  4. Gente sou representante hapvida,aproveitamos carencia da conmed e unihosp.
    Contato: 8122 5003/ 8707 6548

  5. INDIGNAÇÃO:
    Quem puder me ajudar eu agradeço: Eu tinha um plano de saúde da CONMED, como a mesma estava falindo uma vendedora de Plano de Saude me ligou para migrar para “UNIHOSP” segundo ela entraria sem carência e com 72horas teria direito a consulta e exames, para minha surpresa quinta feita fui ao médico consultei quando o médico pediu um exame para fazer um teste de alergia a UNIHOSP não autorizou, me dirigi para lá e para minha surpresa o atendente falou que faltava entregar o contrato do plano antigo e um atestado de saude, sendo que toda documentação entreguei para vendedora e a entrevista de saude eu já tinha feito inclusivel a UNIHOSP já tinha me enviado toda documentação, e que agora eu estava com carência de 6(seis) mês, pedi para falar com o gerente ou alguém da administração e para minha surpresa me falaram que o gerente não fala com clientes, e eu insisti perguntando que gerente é esse que não fala com clientes, ele ainda me falou que uma vez indeferido não tem jeito e agora eu tenho que esperar 6(seis) meses para fazer qualquer tipo de exames. Peço aos meu amigos que puderem me ajudar que compartilhe essa minha indignação com a UNIHOP. Conto com todos e meu mto obrigada!!!!!!

  6. Boa Tarde.

    Tenho 61 anos, faço 62 em Fevereiro de 2013, sou hipertenso e diabético, estou muito preocupado com a Unimed São Luis, já sou associado há mais de 20 anos, eu e minha esposa, já fui na Unimed São Luis-Ma, na Ouvidoria, as perguntas foram feitas, no entanto, as respostas ainda são vazias, PERGUNTO ; Os meus médicos, como Cardiologistas, endrocrinologistas, e outros , não atendem mais pela plano da Unimed, os principais hospitais de São Luis-Ma, também não estão atendendo, na Unimed São Luis-Ma, pediram que eu tivesse paciência, gostaria de saber o que realmente está acontecendo em uma linguagem clara e quando tudo será regularizado e quando vamos ter tranquilidade de atendimento de qualidade compatível com o nome da Unimed, pergunto também, por que o hospital da Cohab nunca funcionou e o investimento feito na obra hoje faz falta? , também , se a Unimed São Luis-Ma, tem planos para construção de um hospital próprio.

    Peço favor me responder pois estou tonto e preocupado, preciso de uma resposta que me traga mais segurança.

    Aguardo a resposta,

    Atenciosamente,

    AGOSTINHO COE SOARES
    MARIA ZILMA HOLANDA COE.

    SÃO LUIS-MA.

  7. Atenção usuarios do plano de saude da UNIMED são luis-ma.
    Vamos fundar nossa associação, dos usuarios,
    Para reivindicarmos nossos direitos com a ANS e até judicialmente.
    Se não estamos sendo atendidos em nossos direitos porque então estamos pagando o Plano?
    Se não fizermos NADA continuam nos desreipeitando e ate causando mortes por falta de atendimento ou atendimento mal feito .
    atualmente até consulta, somente com prazo maior de 30 dias.
    E se atrasarmos o pagamento, é multa, juro, e ate suspensão do atendimento.
    Em fim vamos juntos ser fortes e forçar esses ladrões de colarinho e batas brancas a ter dignidade e respeito com quem mantem seus negocios que é o usuario.

  8. O maior problema é mesmo administrativo, pois as diretorias da Unimed normalmente são composta de medicos e que não entendem NADA de administração, contabilidade, economia e cooperativas.
    Se não houver uma intervensão da ANS a situação a curto prazo vira caos totalmente.
    A saida era os medicos baixarem os preços das consultas e atenderem diretamente os pacientes , já que o que recebem dos planos é bem inferior ao que cobram dos pacientes.
    e os planos seriam somente para internações hospitalares , certamente com menores custos.
    Outra verdade é que todos os lideres de planos de saude estão todos ricos e ninguém que largar as tetas da vaca velha que somos nós os abestados que pagamos e não reivindicamos nossos direitos em JUISO ou ANS.

  9. A culpa da falência, nada mais é da má gestão de saúde e financeira, pois são administrados por pessoas inadequadras e a incompetência dos dirigentes da UNIMED-São Luis,

  10. Bem é como o sr Bentevi diz: quem vai sair perdendo é a sociedade, o que adianta se você é coretora do plano, se mais tarde ele não poderá existir com ou sem carencia.
    A poucos dias eu fui no são domingos e não fui atendida, na udi piorou, outra coisa eu queria saber como vai ficar a situação das pessoas que paga esse plano, ésó no Brasil que acontece isso mesmo, para finalizar no Maranhão.

  11. SOU CORRETORA DE PLANO DE SAÚDE E ESTOU COMPRANDO CARENCIA DO PLANO DA UNIMED.TRABALHO COM PLANO QUE ATENDE NO HOSPITAL SÃO DOMINGOS,UDI,CENTRO-MÉDICO,PORTUGUES ETC.APROVEITE POIS QUANDO NÃO COMPRARMOS MAIS CARENCIA VC COMEÇARÁ DO ZERO.JOSELENE NOGUEIRA:8827-9424/3083-0726/8163-8173.

  12. JHON DOE – Colocar a culpa da falência, má gestão e incompetência dos dirigentes da UNIMED-São Luis, nas decisões judiciais tomadas em caráter de urgência urgentíssima é no mínimo CANALHICE dos que não assumem suas incompetências.
    Desafio uma estatística provar que as decisões judiciais quebrem planos de saúde, as decisões fazem sim, é corrigir as arbitrariedades e abusos desses planos.

  13. O que tem acontecido muito aqui no Brasil é as empresas quebrarem e os seus proprietários ficarem ricos. Dizem que a ATEMDE/MULTICLINICAS está quebrada porque os proprietários estão investindo no mercado imobiliário.

    Falta fiscalização séria do Governo, e principalmente punição dos administradores dos planos de saúde, inclusive atingindo o patrimônio pessoal.

    Os próprios médicos dizem que o único plano em São Luis que está atendendo normalmente é um tal de medplan…

    Enfim, a situação fica crítica é para os pais de famílias, que pagam os planos de saúde por longos anos para dar na insegurança, incerteza, falta de atendimento, humilhação, etc…

    Não é correto culpar o Judiciário. Os planos tem que ter evidente o calculo aturial, e administração correta. Dentre os associados a um plano, apenas uma minoria adoece gravemente… A grande maioria depende apenas de consultas regulares ou atendimentos de emergência, sem maiores gastos…

    O tema é complexo e tudo indica sem solução aparente.

  14. NÃO SEI QUEM É PSTU MAN, MAS PELO ESCRITO É UM IMBECIL, IRRESPONSÁVEL E LEVIANO. PODERIA ESCREVER MUITAS PÁGINAS, MAS FAREI SOMENTE ALGUNS PARÁGRAFOS, EM RESPEITO A OPINIÃO PÚBLICA E A ESSE BLOG DE TÃO GRANDE ACEITAÇÃO:
    1 – NUNCA FUI PRESIDENTE DA UNIMED, FUI UM DOS SEUS PIONEIROS E EM QUASE 20 ANOS, SEU DIRETOR COMERCIAL;
    2 – QUANDO CHEGUEI A COOPERATIVA ELA TINHA MENOS DE 2.000 USUÁRIOS E QUANDO ME AFASTEI, POR MINHA PRÓPRIA VONTADE, TINHA QUASE 50.000;
    3 – QUANDO CHEGUEI A UNIMED, ELA NÃO TINHA UM ÚNICO BEM IMÓVEL, QUANDO SAÍ, O PATRIMÔNIO DA COOPERATIVA ESTAVA NA CASA DOS 60 MILHÕES;
    4 – ENQUANTO ESTIVE NA UNIMED, NUNCA ALGUÉM VIU OU OUVIU QUALQUER CRÍTICA SOBRE ATENDIMENTO AMBULATORIAL E/OU HOSPITALAR;
    5 – É BOM QUE O TAL E IRRESPONSÁVEL PSTU MAN SAIBA QUE HÁ 6 ANOS DEIXEI A COOPERATIVA E ESSA DIRETORIA QUE AÍ ESTÁ É A SEGUNDA APÓS A DIRETORIA QUE FIZ PARTE, PORTANTO SÓ TERIA RESPONSABILIDADE, TANTO TEMPO DEPOIS, SE A UNIMED FOSSE MINHA FILHA BIOLÓGICA, FATO QUE NÃO É;
    6 – E A QUEM INTERESSAR POSSA, PEDI O MEU DESLIGAMENTO COMO COOPERADO, ISSO QUER DIZER QUE NÃO TENHO NENHUM VÍNCULO NEM RESPONSABILIDADE POR ESSA COOPERATIVA;
    7 – COMO A IMBECILIDADE TEM SEUS LIMITES, EXPLICO AO PSTU MAN QUE UNICRED NÃO SE MISTURA COM UNIMED, UMA É COOPERATIVA DE MÉDICOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AMBULATORIAIS E HOSPITALARES E A OUTRA – UNICRED – É COOPERATIVA DE CRÉDITO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE, MÉDICOS OU NÃO: É UM BANCO;
    8 – COM MUITO ORGULHO, FUI FUNDADOR DA UNICRED E SEU PRIMEIRO PRESIDENTE: A UNICRED É UMA BELA REALIDADE E ESTÁ SENDO BEM ADMINISTRADA;
    9 – POR ÚLTIMO, DESEJO ARDENTEMENTE QUE A ASSINATURA PSTU MAN NÃO TENHA NADA A VER COM O PARTIDO PSTU: A HISTÓRIA E IDEÁRIO DO PARTIDO PSTU NÃO PODE SE MISTURAR COM UM IRRESPONSÁVEL QUE SE ASSINA COMO PSTU MAN;
    10 – E FINALMENTE, MESMO, CONHECENDO O SENHOR MARCOS SILVA E SUA SERIEDADE, DEIXO A ELE A MISSÃO DE CONVERSAR COM ESSE FILIADO IRRESPONSÁVEL – PSTU MAN – PARA ADMOESTÁ-LO QIUE A DEMOCRACIA SE FAZ COM MUITOS INGREDIENTES, MAS NUNCA SE FARÁ SEM O DEVIDO RESPEITO E CORREÇÃO NA CRÍTICA, POIS, DO CONTRÁRIO, PERDE-SE A CREDIBILIDADE E A LEGITIMIDADE E AÍ TODOS PERDEM. NESSE CASO, QUEM MAIS PERDE É A SOCIEDADE EM GERAL E O PSTU, EM PARTICULAR.
    7 – AINDA LANÇANDO`LUZ NA IMBECILIDADE DO PSTU MAN, O HOSPITAL DA COHAB, A NOSSA DIRETORIA DEIXOU FUNCIONANDO O SERVIÇO AMBULATORIAL E O FECHAMENTO FOI DECISÃO DA OUTRA DIRETORIA, SENDO AS CONSEQUÊNCIAS FUNESTAS DESSA DECISÃO PROBLEMA DA MESMA;

  15. Cadê a ANS, MPE, Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa e da Câmara Municipal???????????????????????

  16. John Doe, só um correção. A ANSS autoriza sim o reajuste dos planos, inclusive os planos fazem o reajuste baseado no IPC-Saúde. Este índice sobe mais do que a inflação média. O problema na saúde particular de São Luís não é falta de reajuste e tampouco decisões judiciais. O problema é falta de administração. Em Estados vizinhos como o Piauí os planos andam bem e muitos hospitais privados. Por que o Piauí pode e a gente não?

  17. Grande Marco, o hospital da UNIMED em São Luís foi construído, mas o projeto arquitetônico foi feito nas coxas. Não sei como autorizaram a construção do prédio. Só para ter uma ideia, o necrotério fica ao lado da cozinha do restaurante. Pode? Tentaram construir um prédio barato, mas esqueceram que o barato sai caro. Hoje o custo do prédio é inviável para um hospital, pois é escuro, sem ventilação e com péssimo aproveitamento de espaço. Por isso, o hospital da UNIMED em São Luís não vingou. Está na hora de a ANSS fazer a intervenção na UNIMED de São Luís.

  18. o Jonh Doe foi perfeito em seus esclarecimentos. Existe um texto da IBM chamado 2015 – saúde todos perdem. Escrito em 2001, previa justamente o que está ocorrendo.

  19. eu tenho dois filhos e não sei mais o que fazer, pois todas as portas estão fechadas, tudo isso é má gestão, a UNIMED fez um grande prédio próximo ao retorno da forquilha pra coisa nenhuma, pois ta la jogado.Ouvi falar que a UNIMED são paulo vai assumir a UNIMED são luis, pessoa lá de dentro que me falou e todos estão apreensivo, pois haverá demissões em massa.

  20. Dificil é saber qual plano realmente funciona e atende seus usuários.

    Creio que todos estão falidos ou perto disso.

  21. A UNIMED deve mais de 10 milhões somente para o Hosp.São Domingos, fora UDI e os outros grandes. Ela já está tecnicamente falida.
    Já escrevi e repito. Todos os operadores de saúde do Maranhão estão em dificuldades financeiras. O menos quebrado é o próprio Hosp.São Domingos.
    A UDI é um hospital sério, mas tem problemas entre os 8 sócios, cada um quer o seu e ninguém se entende.
    Os planos de saúde, inclusive a CASSI, antes o melhor pois tem o BB por trás, tem problemas de caixa imensos.
    A ANS não permite reajustes, os juízes fazem ativismo e obrigam a internação de paciente que nunca pagaram as faturas, a tecnologia exige gastos cada vez maiores, os planos glosam as faturas dos hospitais ou pagam com atrasos de meses, o SUS é o que sabemos, a prefeitura então com o Socorrão é um horror.
    O Setor de saúde caminha para o caos em todo o Brasil e boa parte do mundo.
    Oque fazer ?

  22. A UNIMED passou anos nas mãos do grupo político liderado por BENTIVI. O resultado foi a quebra da UNIMED. Ninguém mais aceitava a UNIMED. Depois a classe médica expulsou o BENTIVI da presidência da entidade. Novos ares surgiram e o plano passou a ser aceito nos hospitais. A nova administração da UNIMED chegou até a montar uma Cooperativa de Crédito para os profissionais de saúde. Mas, o tempo passou e a UNIMED novamente quebrou. Pode? A UNIMED tem uma ótima carteira de clientes, tem vínculos com uma cooperativa de crédito, etc. Se a UNIMED pudesse montar um hospital em São Luís teria uma procura gigantesca, pois os hospitais de São Luís são lixos com nome de hospitais. Está na hora de levar o caso a ANSS antes que seja tarde demais.

    resp.; Mas a Unimed nãocheou a inaugurar um hospital na Cohab? O que houve com ele, que nunca chegou a receber um paciente?

  23. Sou usuário do plano de saúde unimed e na semama passada fui a UPC com a minha filha de 9 anos, e para minha surpresa havia 23 pessoas na minha frente e a informação que nos era passada é que essa grande demanda era que vários hospitais deixaram de atender a unimed, inclusive o Hospital Português( pediatria). È de se verificar que mais uma vez quem paga a conta é a população´e que conta, já com aumento nesse mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *