10

Opção é a palavra-chave…

A decisão do Supremo Tribunal Federal de garantir à gestante de fetos anencéfalos o direito de abortar, trouxe nova luz ao debate sobre o tema.

Em todos os pronunciamentos, os ministros usaram uma palavra que deve ser considerada a chave do debate.

Tudo se resume a uma questão de opção.

É a mãe quem deve decidir se quer ou não ter o filho.

Nesta decisão, deve pesar apenas os seus valores individuais, religiosos, culturais e familiares.

Mas é mãe quem deve decidir.

Nem a Justiça, nem a sociedade, muito menos a igreja e as organizações não-governamentais podem decidir por ela.

E isto vale para o aborto em qualquer cirscunstância – até aqueles sem cirscunstância alguma.

Este blog sempre defendeu – e defende – a descriminalização do aborto.

E é radical neste ponto, não estabelecendo qualquer limite para a decisão.

A mulher – e só ela – deve ter o direito de escolher se quer ou não ter uma criança.

Pouco importa se tiver sido irresponsável ao engravidar; não importa os riscos de extrair o feto.

Não deve importar nesta decisão qualquer fator externo.

Se ela quiser ter um filho anencéfalo, que tenha e pague o preço. Se decidir não ter, que faça a extração e, igualmente, pague o preço.

Se o feto não apresentar qualquer deformação e, mesmo assim, a mulher decidir não tê-lo, também deve ser respeitada em sua decisão.

A questão é da mulher e cabe a ela decidir.

Até por que, como disse um dos ministros em seu voto, qualquer que for a decisão, será sempre cercada de dor.

E a dor é, em primeira instância, apenas da mãe.

O STF foi perfeito ao se afastar da pressão religiosa – e das ONGs que são financiadas para tentar influenciar terceiros.

Uma isenção que deve ser mantida em outros julgamentos, como o da descriminalização da maconha, do aborto e a redução da maioridade penal.

Só assim, livre de amarras religiosas e sindicais, o Brasil avança…

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. Aos meus “pais” que comentaram no blog de Marco,
    Os desinformados são vocês. a igereja católica não somente legitimou o holocausto ao se eximir de qualquer opinião ou recriminação ao ato de Hittler como também usava as ‘palavras de Deus” para dizer que os comunistas da época da ditadura militar comiam criancinhas (bem, como vocês são desinformados, vou explicar). A Igreja era a favor da ditadura militar e o modo de demonstrar isso era fazendo a cabeças de idiotas como vocês dizendo que esses comunistas eram assassinos, comiam criancinhas, roubavam…etc.
    Sobre o atraso na Ciência, recordem o parco estudo de vocês sobre inquisição que levou até gênios como Galileu a dizer que o Sol não era o Centro do Universo. Se assim nãoi fizesse, iria morrer queimado e apesar de ser bem antes de Raul Seixas já usou máxima de Raulzito de não ser besta pra dá uma de herói.
    Por tanto, aos que me chamaram de minha filha (ou seja os meus ‘pais’) procurem se informar e deixem de escrever bobagens pessimamente construídas.

  2. Para Carla lima: minha filha o comunismo desprovido da amarras religiosas matou 70 milhões de pessoas na China e mais de 100 mil em Cuba, vc sabe quantas pessoas foram mortas durante o regime militar no Brasil? Vai estudar!

  3. LIberação do aborto, liberação da maconha, dentre outros. Ainda bem que você se resume ao um blogueiro de quinta. Jamais assumirá qualquer posição jurídica ou política capaz de criar/transformar legislações.

  4. “A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.”

    Vocês sabem de quem é essa frase? Não é de nenhum pregador religioso! Simplesmente essa frase foi dita por Sir Isaac Newton, pai da física moderna, Newton foi respeitado como nenhum outro cientista e sua obra marcou efetivamente uma revolução científica.

    Esses argumentos ateístas de esquerda são ridículos, se ateísmo fosse sinônimo de progresso os EUA não seriam a maior potência econômica e tecnológica que o planeta já conheceu, Seria a Rússia, Cuba, Córeia do Norte, Vietnã. Seus argumentos são fracos Marco Deça, sua idiossincrasia em relação a religião são meros arrotos verborrágicos que não trazem respostas nem a você mesmo.

    Resp.: Você acha que eu estou atrás de resposta alguma neste campo? Se Deus existe ou não existe, meu caro, isso não tem a menor importãncia.

  5. PARA CARLA LIMA.

    Minha filha tú não sabe nem o que tú escreves.

    “Essas amarras que atrasaram o desenvolvimento da ciência em pelo menos quatro séculos”

    De onde vc tirou esse número, que estudo é esse? deixa de ficar chutando números aleatórios.

    “que mataram milhares em nome de deus e que legitimaram atrocidadea como o holocausto ou mesmo a ditadura militar no Brasil e em outros países da América Latina.”

    Agora tú forçou, Holocausto em nome de Deus? O regime nazista tinha vários motivos que os levaram a perseguir os Juseus, mas nenhum foi religioso, aliás o regime nazista perseguiu muitos os Cristãos. E a parte da ditadura militar acho que tú tá de sacanagem, de onde vc tirou a idéia estapafúrdia de que as ditaduras militares na America Latina tinha algum caráter religioso? As vezes eu tento ficar calado, mas a internet é um celeiro de pérolas!

    Resp.: Eu concordo com a Carla. A Idade Média é exatamente este período secular que ela define. E foi quando a Igrej católica mais dominou o mundo, impondo o medo no povo, negociando divindades com reis e rainhas em troca de riqueza para o clero. E vou além. Não foram só quatro séculos, mas mil anos e atraso imposto pelos dogmas religiosos. Desde que o estado se libertou do jugo da igreja, o mudo avançou mais do que em todas as eras anteriores – a ciência evoluiu, alcançou as tecnologias e desenvolveu-se a medicina de tal forma que até as doenças mais difíceis puderam ser tratadas ou, pelo menos, controladas, dando qualidade de vida e ampliando a média de idade do homem. O resto são detalhes, filigranas da hitória que em nada mudam o contexto do pensamento.

  6. Ainda bem que tú é um Joao Ninguém e essas tuas baboseiras ficam restritas a tua mente doente. Deus não dá asa para cobras!

    resp.: Verdade, acho que ele não dá mesmo! Se desse, o mundo teria conhecido tiranos como Hitler, que levou a Alemanha à segunda Guerra mUndial, matando milhões de inocentes. Se Deus desse asa pra cobras, certamente já teríamos conhecido animais como Sadan Hussein, Osama Bim Ladem, entre outros, que, pela misericórdia divina, só existem na ficção. E se Deus desse asas pra cobra, as nações africanas continuariam até hoje dominadas por tiranos que escraviza e extermina o povo inocente.
    Felizmente Deus não dá asas pra cobra, né?!

  7. Marco, as pessoas devem se desprender um pouco das amarras religiosas. Essas amarras que atrasaram o desenvolvimento da ciência em pelo menos quatro séculos, que mataram milhares em nome de deus e que legitimaram atrocidadea como o holocausto ou mesmo a ditadura militar no Brasil e em outros países da América Latina.

  8. essa sua posição vai além de agradar ou não a alguém!
    vc como formador de opinião deve ser mais responsável! o que vc defende é o caos social e humano, a minimização da vida. uma feto não é lixo que se descarta porque alguém transou bêbado ou não tomou as devidas providências.
    devias defender a maior resposabilidade sexual e moral o que evitaria menos sofrimento,menos doenças e conflitos e portanto uma paz social salutar e necessária para todos! religião aqui é o de menos. Eu falo de uma ética, de uma moral visando a coletividade, que vc ainda pode recuperar!

    resp.: Responsável pra você é o quê? Defender os valores que você segue? Pra mim não!
    Pra mim, o aborto deve ser desciminalizado e a mulher que fique com a opção de interromper ou não o parto. Se pra você isso é caos, pra mim e para milhões de pessoas não é. É só isso que tem que ser entendido. se alguém acha que interromper o parto receberá castigo de Deus, então que não faça. O que não pode é querer que o estado imponha preceitos religiosos em um pais laico
    O que pra você é responsabilidade sexual pode não ser pra mim e pra milhões de pessoas.
    De que ética você fala? de que moral você fala? da que aprendeu na igreja evangélica? Esta não serve pra mim, como provavelmente não serve para milhões de outras pessoas. E não tente negar sua fé , dizendo queisso nada tem a ver com religião, por que é mentira. O seu posicionamento é religioso sim, por que evangélico. Vai fazer apostasia da própria fé, agora?
    Esta é a diferença entre os livres e os que são amarrados por questões pseudoreligiosas: nenhum de nós, destes que não estão preocupados com a sua ética ou a sua moral, tenta impor ao Estado para acabar com ela.
    Você não! Você, e os demais que têm a mesma opinião, como não têm argumentos para convencer os outros,pressionam o estado para tentar fazer o que não conseguem.
    Já disse a você dezenas de vezes aqui: se você acredita em Deus e segue algum movimento ou religião que exige dedicação aos princípios dela – e os aceita – parabéns a você, com todo o respeito devido. Mas eu não sigo estes princípios e quero ter o direito de continuar sem segui-los.
    Isto é liberdade, democracia, laicidade, respeito pelo próximo.
    Mas, se você não tem costume de conviver com princípios como estes, só tenho a lamentar.

  9. VOCE É MONSTRUOSO! AINDA BEM QUE GENTE COMO VC TEM LUGAR CERTO QUANDO MORRER

    resp.: Engraçado que eu só sou monstruoso quando a opinião não lhe agrada. Quanto ao “lugar certo” para onde vou quando morrer, não faz a menor diferença pra mim. Mas posso garantir que é o mesmo que o seu e o de todo mundo. O resto é só tolice religiosa.

  10. O Brasil precisa liberar o aborto por decisão da mãe como vários países desenvolvidos fazem por dois motivos entre outros importantes.
    1- Porque morrem milhares de mães que fazem abortos em clinicas de periferia ou em casa nas mãos de parteiras ou falsos enfermeiros.
    2- Para que não nasçam os marginais de amanhã. Existe uma correlação fortíssima já provada nos EUA, entre o perfil do marginal e o da mãe que faz aborto, normalmente pobre, de baixa escolaridade e mãe solteira. A criação desta criança indesejada sem a figura paterna presente tem um peso fortíssimo para torná-la um bandido.

    resp.: Só não concordo com a segunda opção. Não é por que um futuro ser humano pode vir a se tornar marginal que deva se abortado. Não. A decisão de aborto deve partir unica e exclusivamente da mãe, seja qual for suas justificativas – inclusive o simples desejo de não parir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *