33

Percebendo a chance, José Reinaldo faz lobby por candidatura de Lobão em 2014…

LobãoX Dino: o confronto dos sonhos reinaldistas

O ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) quer o ministro Edison Lobão (PMDB) como adversário de seu afilhado, Flávio Dino (PCdoB), nas eleições de 2014.

Esperto, Tavares sabe que o pleito de daqui a dois anos terá as mesmas características da eleição municipal, em que o eleitor confrontará o passado com o futuro, a continuidade com a renovação, o velho com o novo.

Por isso quer Lobão na disputa, não outro candidato do grupo Sarney.

Com quase 80 anos, Lobão seria confrontado com a juventude de Dino. Seu projeto representaria a continuidade, contra a renovação proposta pelo afilhado reinaldista.

Para consolidar este embate, o próprio ex-governador faz lobby pela candidatura do ministro.

– O nome mais cotado pra ser o candidato do Palácio dos Leões em 2014 é o do ministro Edison Lobão. Pesam a seu favor a experiência política e o peso eleitoral – refletiu Tavares, em linhas gerais, durante entrevista ao programa Avesso, da TV Guará, semana passada. (Leia aqui)

São as pesquisas que induzem José Reinaldo a este raciocínio.

Luís Fernando é o pior dos mundos para o projeto de Tavares

Todos os levantamentos mostram que, em 2014, o eleitor busca mudança e renovação no quadro político estadual. Na cabeça de Tavares, o confronto Lobão X Flávio potencializaria este entendimento na cabeça do eleitor.

Mas para incensar uma candidatura lobanista, o ex-governador esconde, obviamente, um dado essencial que tem saltado em todas as pesquisas: o fato de, além da renovação, quase 20% do eleitorado aceita votar em um candidato indicado pela atual governadora Roseana Sarney (PMDB).

Interpretando: o eleitor quer renovar, mas com a garantia de que seja com a segurança de uma estabilidade administrativa.

Como sabe que no grupo de Roseana há quadros com este perfil – a exemplo do chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva – José Reinaldo ignora o dado, e força na “experiência e peso eleitoral” de Lobão.

Uma disptua Luís Fernando X Flávio Dino, na avaliação de José Reinaldo, seria arriscada para seu pupilo.

Além de perder o discurso do “novo contra o velho” – seu principal trunfo contra Lobão – o comunista perderia também o argumento da renovação política, que não se explica apenas no referencial “idade”, mas também nas idéias.

Além disso, seria confrontado com a bem sucedida experiência administrativa de Luís Fernando, já comprovada em São José de Ribamar, em contraponto ao fato de nunca ter exercido cargo no Executivo.

O padrinho de Flávio Dino não quer, de maneira alguma, o confronto de dois projetos novos para o Maranhão.

Ele quer, naturalmente, confrontar a nova proposta, que vê representada no pupilo comunista, com a política tradicional incorporada na figura de Edison Lobão.

E também vai forçar a barra por este confronto…

Marco Aurélio D'Eça

33 Comments

  1. Cardoso, esse Zé Reinaldo é o classico exemplo da decadência sobre duas pernas. Criado e medrado e sustentado sob as asas do velho Sarney, assim como um conhecido jusmercador, achou que tinha cacife para vôo solo. Hoje, mais pra Zé Carneiro que Zé Reinaldo, tá mais perdido que cahorro que caiu do caminhão de mudança. Sem o pai para tomar abenção, tá como o “José”, de Carlos Drummond de Andrade. É um sem-votos, patético, apontado pela Polícia Federal como corruPTo, com contas a acertar com Dona Justa. No Maranhão, hoje, no mundo político, mais por fora que membro de Rufião, mais fede que cheira.
    PS: Leitor acima aponta Zé Reinaldo como o PIOR Governador do Maranhão. Zé Reinaldo foi péssimo, é fato, mas pior que Luiz Rocha (pai do “progressista” Roberto Rocha) ninguém foi.

  2. Agora saiam todos da Capital e desçam pra Baixada, Baixo Parnaíba e Região dos Cocais para ver quem é Luis Fernando, num sabem nem quem é! Flavio Dino sim, é a voz do Povo! A Mudança chega já!

  3. Ze reinaldo devia criar boi, ja que ele sabe muito bem do que um Boi gosta !!!!! Pq politica nao deu e nunca dara pra ele !!! MOOOMMMMMM !!!! Kkkkk

  4. Flávio perde para Lobão (infelizmente).
    Flávio ganha de Luís Fernado (fato).

  5. É lamentavelmente triste ainda se dá voz a Zé BURRALDO Tavares, o pior governador que já passou no executivo maranhense. Como um homem despreparado como ele, pode articular alguma coisa visando as eleíções de 2014? O exemplo de sua burrice é essa entrevista, revelando todo seu temor em um enfrentamento com Luis Fernando, aliás, também dizer que Flávio DinoSSAURO representa algo de novo, sendo de um partido comunista, é querer estuprar o mínimo da inteligênc ia de qualquer ser humano!

  6. Ainda bem que a opinião de Zé Reinaldo não serve pra nada e não influencia o povo. Aliás esse sujeito já aprontou demais tanto em matéria de traição política como de administração. Eu pensava que o pior governador tinha sido um tal de Luiz Rocha de tanto ouvir meus pais falar, mais perdi o meu primeiro voto pois fiz 16 anos em 2002 e a primeira vez que votei foi para essa coisa chamada Zé Reinaldo, que agora posso dizer foi o pior do Maranhão. Além da administração desgraçada que fez foi preso por corrupção e ainda deixou de herança pra nós o “bom velhinho” Jackson que apesar de bonzinho foi um desastre para o Maranhão. Agora essa coisa desse Zé Reinaldo quer Castelo de novo como prefeito em 2012 e Flavio Dino ou Lobão como governador em 2014. Essa não, já chega basta Roseana e vamos colocar Edvaldo Júnior na Prefeitura em 2012 e ele mesmo em 2014 como governador. Vamos renovar minha gente!

  7. “Vai bem ai na baixada e pergunta quem eh luis fernando !!! ninguem conhece!”… É? Mas pergunta qual foi a melhor administração municipal que o Maranhão já teve oportunidade de conhecer que todo mundo vai saber. E não é verdade isso, da Baixada não conhecê-lo, mas se fosse, Zé Reinaldo começou a campanha com 2% em 2002. Elegeu-se governador logo no primeiro turno, e sem ter o discurso que Luis Fernando tem. Aguarde não só 2014, mas 2016, que será quando o Brasil, em dois anos de Governo, vai conhecer o melhor governador do Estado dos últimos 100 anos. Isso é o que Jose Reinaldo tem medo, porque ele sabe que se Luis Fernando for governador já era seu pupilo.

  8. Além de todas as questões que envolvem a competência de Luiz Fernando, tem outra questão que o favorece: a lealdade.
    E é muito engraçado isso, porque, como esse não é o forte de Zé Reinaldo, ele implica com quem consegue ser. E tem uma história interessante sobre isso. Ele ofereceu muitos milhões para Costa Ferreira fazer o que ele fez com Sarney, mas ele não cedeu a essas tentações.
    Hoje ele só chama Ferreira por nomes impublicáveis.
    Luis Fernando comprovou ser aliado de primeira hora do seu grupo, mesmo não concordando com muita coisa.
    Mas ainda assim não deixou de ser leal ao grupo e tem sido a grande novidade da política do Maranhão. Inclusive deixou de ser deputado eleito por conta de um pedido da governadora.
    Mas o “Zé Traíra”, não gostando disso, tenta provocar Luiz Fernando fazendo chamego para Lobão. Simples assim, como você diz, caro Marco Deça.

  9. Uma bela análise sobre a sucessão de 2014.Só que,o competente Luís Fernando,ainda não tem o nome entre o grande eleitorado do interior.Luís Fernando x Flávio Dino,ufa!!que bom sentir o ar da renovação.Acho q finalmente trocaram o “disco” pelo “cd”.Com todo respeito pela experiencia dos demais.

  10. O problema de Lobão é o “lobinho”. Luis Fernando não tem “luizinhos”…

  11. Roseana — Lobão — João Alberto — Roseana — Lobão: um círculo vicioso. Coitado do povo.

  12. Com Luis Fernando governador, ou a família sarney controla o seu governo ou ele acaba rompendo, da mesma forma que fez Ze Reinaldo.

  13. Verdade caríssimo Jois, Zé Reinaldo, como patrono político de Flávio Dino, quer evitar esse confronto do seu pupilo com Luis Fernando por saber do preparo dele já comprovado não só como prefeito de São José de Ribamar, onde de fato ele fez uma revolução exemplar, mas como secretário de estado em várias pastas como na Educação, Planejamento, Desenvolvimento Social, entre outras, e de vários governos. Penso que Zé Reinaldo deu um tiro no pé, ao dizer da sua preferência indireta ao senador Lobão. É como se ele estivesse pedindo por amor de Deus para colocarem Lobão, amigo de todo mundo – inclusive dele, mas muito fácil de ser batido.

  14. vai bem ai na baixada e pergunta quem eh luis fernando !!! ninguem conhece !

  15. POIS QUE VENHAM DE LUIS FERNANDO, O MARANHÃO TE AGUARDA, VENHA ENXERGUE O FUTURO DESTA FORMA QUE TE TRARAR UMA GRANDE SURPRESA.
    O MARANHÃO ERA NOSSO, E VOLTARA A SER DE TODOS NOS, VC ACHANDO OU NÃO.
    VC ESTA SENDO É INFUENCIADO E PAGO POR ESTE HIPOCRITA DO LUIS FERNANDO.
    ELE VAI TER QUE VOLTAR A GOVERNAR SÃO JOSÉ.
    ESCREVA BEM AI NA SUA AGENDA OQUE ESTOU LHE ESCREVENDO.
    FLAVIO 2014.
    UM ABRAÇO.

  16. Aqui em Amarante, ninguem quer nem saber desses navalhados, de Flavio e de Zé Reinaldo. No contexto politico para 2014 queremos é Luís Fernando é incomparável o o trabalho de Luis com de Flávio. Amarante clama por Luís Fernando e não tenho duvidas que será o maior e melhor governador de todos os tempos.

  17. Lobão não tem mais capacidade de ser Governador, pois está velho e desgastado, por isso a oposição prefere ele como candidato. Mais num é porque eles querem que vai ser. Já está tudo certo, Lobão assumirá a Presidência do Senado e Luis Fernando será o candidato do Grupo. Então pode começar a chorar dinistas e reinaldistas.

  18. O cerco está se fechando FLAVIO e Zé, o candidato é Luis Fernando e na bagagem muito mais experiência que Flavio.
    Não tem pra onde correr, porque se ficar o Luís Fernando come e se Correr o Luís Fernando Pega. 2014 vamos é com Luis Fernando.

  19. SUA ANÁLISE É INTERESSANTE E FARIA SENTIDO SE NÃO FOSSE, A MEU VER, POR DOIS DETALHES: LOBÃO É O QUE MAIS UNE O GRUPO, (HOJE RACHADO PELA ANTECIPAÇÃO DAS ELEIÇÕES DE 2014 E A JÁ CONHECIDA BRIGA DOS SUB-GRUPOS)E A PENETRAÇÃO EM ELEITORADOS QUE NEM DINO NEM LF CONSEGUE! E PARA ESSE ELEITORADO NÃO FARÁ DIFERENÇA SE UM É NOVO OU VELHO. ISSO RESUMIDAMENTE FALANDO.
    ENTENDEU COMO SE DÁ A NOSSA POLÍTICA EM NÍVEL ESTADUAL?

    Resp.: Mas é exatamente esta mudança de paradigma que as pesquisas estão mostrando. E paradigmas foram feitos para serem quebrados. Apenas os conservadores se apegam a paradigmas.

  20. José Reinaldo sabe que para derrotar Flávio Dino em 2014, Luiz Fernando é o melhor nome. Mais do que ninguém, ele sabe da competência dele para administrar e fazer funcionar as coisas na administração pública porque foi um dos seus melhores secretários quando ele foi governador. Isso ele dizia para quem quisesse ouvir quando ele era governador. E como ele conhece Flávio Dino, Zé Reinaldo também sabe que as vantagens de Luiz Fernando sobre Dino, levando em consideração sua experiencia político-administrativo é monumental e prepoderante numa campanha política. Ou seja, Flávio Dino já começará em desvantagem. Por isso ele prefere Lobão, como preferiu o ulgtrapassado Castelo.

  21. Caro Marco, sua reportagem é um exemplo de lucidez. Comungo com você essa linha de raciocínio na analise da entrevista que o Ex Gov Ze Renaldo deu na TV Guará, no domingo. Realmente essa dele enaltecer o Lobao como confrontante de Flavio em 2014, é o que ele mais quer. Tem pavor de que a situação seja com Flavio x Luis Fernando, pois, como vc disse Luis Fernando, alem de ser o novo também, está a 100 anos luz na frente de Flavio, como um experiente gestor publico. Sao Jose de Ribamar é a experiência que o Maranhao e o Brasil aplaudem. Qual a referencia de Flavio, alem de Ze Reinaldo, a vergonha maranhense.

  22. Parabéns , analise perfeita……. e acho q flavio nao é tão novo como se parece….primeiro: comunista, o mundo ja acabou a muito tempo com essa ideologia; segundo nunca administrou né sua casa, tanto é que é separado, terceiro qual é a idéia real dele? ninguem sabe ,pois o discursso anti sarney sem idéias.
    O grupo de Roseana: precisa de renovação ; porém é muito pouquinho o q ele fez em São José de Ribamar, e como secretário da casa civil ainda não fez nada, só teoria (2 Anos) Maranhão precisa de choque de gestão sem elucupracoes de Ricardo), sinceramente espero que ele parta para cima e realize o melhor governo de Roseana.

  23. Esse Reinaldo é o tipo do cara previsivel, e coitados daqueles que pensam que essa lastima sabe articular alguma coisa, nao tem capacidade pra tanto, tudo o que foi na vida deve ao presidente do Senado !! Tem que se lembrar sempre dsse detalhe. !!! A verdade nisso tudo é que com o nome Lobao e seu fiel escudeiro e filho Edinho o grupo da Governadora nao vai poder falar em renovaçao e cm a certeza de que ai simmm, Dino tera uma chance como nunca tve, Luis Fernando ja mostrou o que sabe fazer quando o assunto é Administrar !!! Ai eu pergunto: qual a experiencia que o sr Dino tem ? Nunca administrou nada, sua experiencia é em outro ramo !!! Entao com Lobao o grupo Sarney se enterra pra sempre !! NAo ha discusso pra emplacarem um gagá de 82 anos !!! E assim caminha a humanidade.

  24. Esse seu artigo poderia ser postado mais tarde! Numa hora mais oportuna. Apesar de fazer sentido, já já vai ser desmentido esse seu pensando, e portanto, perderá força esse raciocínio. Um artigo interessante, porém postado na hora errada…

    resp.; Não existiria hora melhor do que esta, quando José Reinaldo vai à imprensa dá uma entrevista-lobby.

  25. Ze Reinaldo não tem votos e tem pouco respeito pelo menos do povo do Maranhão ele foi apenas um capacho mais de tres decadas do grupo Sarney agora que nem esse apoio ele tem. o senhor escreve um texto levantando a hipotese que ele tem o poder de fazer lobby para “preterir” um candidato de um grupo politico que nem é o que ele faz ´parte.

  26. rapaz mas tu é muito babão mesmo desses corvos do maranhão!! Essses quase 20 % que mostra na pesquisa são aquelas analfabetos que aindam vendem seu voto em troca de 50 reais ou um quilo de carne. povo consciente mesmo não vota nessa corja de sarney.
    Vou te dar um exemplo: Se colocar qualquer candidato mediano pra disputar com essa roseana uma eleição dando a cada um mil reais pra fazer a campanha essa tua patroa não ganha nem do marcos silva. E sabe por que? Por que ela só ganha eleição comprando voto!! Só ganha eleição coajindo kideranças!! Só ganha eleição comprando juizes e desmbargadores do TRE, que é um quintal da casa dela.
    No voto mesmo honets ela nunca ganharia nem pra sindica de p´redio, Essa é a verdade que vcs ESCONDEM!!
    POSTA SE TU É MACHO!!

  27. Sou Dinista, mesmo sabendo que o ex-jurista foi deputado federal graças a um projeto politico fracassado, liderado pelo ex-governador José Reinaldo. Mesmo sabendo que José Reinaldo tem uma história construida `as custas do Senador José Sarney, a quem tanto hoje critica e faz oposição, mesmo ja tendo mamado nas tetas do poder Sarneysta. Sou Dinista, mesmo sabendo que toda essa imagem e espectativa em torno do nome de Flávio Dino, que tem o próprio pai dentro da familia Sarney, deve-se ao fato das histórias de mazelas que teriam ocorrido na gestão de Roseana ao longo desses anos a frente do governo. Sou Dinista, mesmo sabendo que Flávio Dino não tem a menor experiencia em gestão pública, e que junto com todos os que restaram da oposição no estado, faria um governo pior do que foi o do saudoso Jackson Lago. Sou Flávio Dino porque tenho certeza que, numa disputa com o Senador Édson Lobão, o filho e o seu passado, ganharei a eleição!

  28. Perfeita a sua análise. Pena que o Maranhão esteja com tantos políticos ultrapassados a ponto de influenciar nossos destinos. E além de de influenciar nossos destinos, corromper pessoas como Flavio Dino, q particularmente achava q fosse nossa redenção. Mas infelizmente entrou pelas portas do fundo sendo apoiado por Tema e Humberto Coutinho e além de fazer tudo que Zé Reinaldo quer. Espero que no grupo Sarney, Luis Fernando continue sendo a nossa esperança de renovação e que grupo que comanda as velhas praticas náo consiga acabar com nosso sonho porque, como voce disse, ele é o novo da nossa politica mas com algo a mais, com essa pratica politica comprovadamente aplicada, inclusive fazendo uma revolução positiva na politica de São Jose de Ribamar, a ponto de isso tudo repercutir nacionalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *