17

Itália, 30 anos depois da Tragédia do Sarriá…

Imagem que virou ícone da tragédia do Sarriá

A seleção da Itália mudou a história do futebol mundial em 1982.

Na época, a seleção brasileira encantava o mundo com o futebol arte da escola de Telê Santana e chegou à Copa da Espanha como favorita ao título.

A Itália vinha de escândalos de manipulação de resultados e com uma seleção medíocre. Mesmo assim, derrotou o Brasil e foi campeã do mundo.

Foi a partir daí que o futebol começou a ter a retranca como arma.

Times com mil volantes e sem criatividade, é o que vigora até hoje, com suas variações táticas sobre o mesmo tema. O resultado – 1X0 que seja – é o que importa, num modelo que se replicou mundo a fora, dando origem a treinadores como Carlos Alberto Parreira, Sebastião Lazaroni e a chamada era Dunga.

 Trinta anos depois, a Itália chega novamente ao patamar das grandes.

O marrento Balotelli: a cara do novo futebol italiano

Exatamente num momento em que o Calcio sofre novamente com escândalos de manipulação de resultados, e necessitando de renovação, a seleção alcança a final da Eurocopa derrotando a todo-poderosa Alemanha.

E pode mudar novamente os paradigmas do futebol mundial.

Desde 2008 que a Espanha e o Barcelona – com seu futebol chato, de toquinhos laterais, mas de resultados práticos – servem de modelo para a armação tática do futebol.

Se a Itália jogar o que jogou contra a Alemanha – pra frente, ofensivamente, num futebol alegre e bonito de se ver – certamente vencerá a modorrenta Espanha.

E imporá um novo paradigma no futebol, valorizando as armações ofensivas.

E assim, poderá corrigir um erro de 30 anos…

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. Quais os políticos? Tua mãe, eu acho!

    rESP.: Mamãe não é política, meu caro. Não tenho ninguém na minha família que seja político ou que seja, ao menos, ligado a política. Somos trabalhadores, que vencemos pelos próprios méritos. Com todo o orgulho.

  2. Ah, só pra não esquecer, Marco, como é que tu não consegues torcer pela seleção da Espanha pelos motivos que escreveste, e, por outro lado, torce pela seleção de políticos pelos quais te dedicas?
    PS: Por favor não tente explicar.

    Resp.: E quais são os políticos a quem me dedico?

  3. Marco, tu não tá batendo bem, não, meu amigo. É uma pena. Antes eu achava que eras apenas um boçal, mas agora vejo que perdestes a razão, está violento, imbecilizado, revoltado e sem argumentos. Resumindo, meu caro, eu acho que tu tá é doido!

    Resp.; Tua mãe, também uma boçal??? Acho que é…

  4. Ôpa, contra a Croácia (4×0) não era jogo oficial????

  5. Dizer que o futebol mudou radicalmente depois do título da Itália em !982, que passou a ser retranqueiro logo após a derrota da sensacional seleção canarinho diante da medíocre Itália é de uma serventia comparável às composições do Latino. 1) Telê não tinha como armar aquela seleção defensivemente; 2) Ele não soube preparar uma mínima proteção à zaga; 3) Todas as seleções da Copa jogavam com dois volantes 4) Havia um clamor nacional pela saída do irregular ponta esquerda Éder para a entrada de um jogador para marcar no meio de campo, escalando,assim, Zico no ataque. 5) O Brasil entrou em campo num 4 -5-1, considerado defensivo hoje em dia. 6) A Itália tinha um timaço, finalizou mais, teve maior posse de bola e já era bi-campeã mundial. 7) Zoff, Dossena, Massaro,Marini e Rossi também eram craques.Essa mentira continua sendo reproduzida. É claro que o Brasil tinha um timaço. Mas, perdemos para outro timaço e, taticamente, superior ao Brasil. VALDIR PERES, LEANDRO, EDINHO (LUIZINHO), OSCAR E JUNIOR. FALCAO, CEREZO, ZICO E SÓCRATES. ÉDER E CHULAPA. Verdade seja dita: mais craques do que títulos.

  6. Definitivamente, tu não entende nada de futebol. Continua opinando apenas sobre política.

    Resp.: AH!!! Vá tomar no …

  7. Futebol chato? Espanha 4 x Itália 0. Isso mostra que de futebol você nada entende.

    resp.; A primeira vez, desde que foi campeã da Eurocopa, em 2008, que a Espanha consegue fazer mais de dois gols em um a partida oficial. Vocês se levam muito por momentos vendidos pela Rede Globo. E quem não entende de futebol sou eu, né?! Então, tá!

  8. Eu não achei chato não. Nem um pouco. E nem os jogadores italianos, como Buffon, que antes e depois do jogo reconheceram que a Espanha é muito superior…

  9. Marco, com todo respeito, tu já tentou descobrir o que acontece com o futebol do Maranhão ? Cartolagem, incompetência, ganância, ou falta de mudanças na estrutura do nosso futebol?

  10. Tú és um zé mané mesmo. Pé-frio, e como blogueiro, quando externa suas opiniões sobre política, cultura e futebol, só fala baboseiras. Ave´maria, cruz-credo, mangalô três vezes! Pelo amor de Deus, torce pelo Boca, vai.

    resp.: Não sou “maria-vai-com-as-outras, que torce só para quem vai ganhar, minha cara. Eu torço por que eu gosto. E torço contra quem não gosto. Não gosto da Espanha, não suporto a Espanha como país e não gosto de sua gente, uns merdas falidos metidos a “primeiro mundo”. Também não gosto do Corínthians e dos corinthianos, quase todos retardados, capazes de pronunciar apenas uma frase: “Êh, manoooô!!!. E não tenha dúvida: torço pelo Boca mesmo. E por qualquer time que jogue contra qualquer time brasileiro que não seja o Vasco. Se jogar Inferno e Corínthians – com a pena de que o Brasil se acabará se inferno ganhar – advinha pra quem eu vou torcer????

  11. Espanha e Barcelona com futebol chato? A Espanha, em alguns momentos – como nessa Eurocopa -, sim. Mas o Barcelona, jamais. Chato é ver os chutões dos times aqui do Brasil. Saudades da seleção de 82. O melhor time que vi jogar.

  12. Rapaz sarará tu procur briga mesmo ontem na educadora na transmissão ligou um povo te chamando de idiota e o reporter juarez souza falou que tu não tem moral pra falar da cultura maranhense

    e que helena leite vai cair de bolacha em ti te prepara cumpade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *