10

Os partidos de aluguel…

Em suas reportagens para o jornal O EstadoMaranhão, ao longo de quase 20 anos de cobertura política, o titular deste blog criou termos como “legendas nanicas”, “ultra-esquerda” e “partidos de aluguel”.

A expressões lhe renderam o título de persona quase-non-grata nestas agremiações, o que, no fundo, acabou sendo uma honra jornalística.

São siglas sem qualquer expressão nacional, sem representação no Congresso e que atuam como espécies de franquias, abrindo “escritórios” em cada cidade para fazer “negócios” de toda sorte com candidatos, a cada dois anos.

Estão neste patamar muitas legendas, cujos “proprietários” negociam pecuniariamente espaços em coligações eleição após eleição.

E a cara comercial destes partidos aparece mais claramente nestas eleições de São Luís.

Vereadores de pouca expressão eleitoral, que só se elegem por elas, formando chapas com candidatos que servem apenas de bucha-de-canhão para completar a votação que eles almejam – outra excrecência da legislação eleitoral brasileira – agora se vêem acossados pela presença de personagens com capacidade de superá-los em votos.

O esquema funciona assim nas legendas de aluguel: o vereador ou dono do partido, atrai filiados dispostos a disputar vaga na Câmara. Mas só aceita incautos com potencial eleitoral menor que o seu.

A estratégia é montar uma chapa em que ele tenha a maioria dos votos e os demais sirvam apenas para somar aos seus, garantindo o alcance do coeficiente eleitoral.

Muitos dos atuais vereadores se elegeram assim em 2008.

E muitos deles agora, donos que são das legendas de aluguel,  agem para impedir a presença de personagens com capacidade eleitoral comprovada.

Só barrando estes “novatos” as velhas raposas carcomidas conseguem manter o status quo de vereador.

Reovando a cada quatro anos o direito de passar mais quatro sem fazer nada.

Um negócio e tanto…

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. CONCORDO COM O ALBERTO, AI ESTAMOS VENDO A BANDIDAGEM DESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO DOS SARNEYS.

  2. AI TA PROVADO QUE ESSA MIRANTE E A OLIGARQUIA DEFENDEM A LARAPIA DA BIA E OS SEU BANDO DE VEREADORES CORRUPTOS. BLOGUEIROS UNILATERAI$$$$$$.

  3. Marco,essa negociação de partidos estar acontecendo em todo o Brasil e não é só com os partidos menores,com os chamados grandes também. Em Mirinzal o sr. Amaury negociou com o PDT e PR poucos dias antes da convenção cortando vários pre- candidatos q estavam se preparando a anos para ser candidatos a vereador,ou seja,foi um sonho tirado a força.

  4. DOS OITOS VEREADORES CASSADOS EM PAÇO DO LUMIAR TÚ NAO BOTA NÉM UMA NOTA NÉ?
    “Não! Porque eu faria isso? Já disse aqui~considerar que já virou pessoal a questão desta juíza com a Câmara e a prefeitura de Paço”. Seja macho e diga que não coloca porque vc é recebe da prefeitura de Paço, do crime organizado de lá, do seu minardi etc. Tu é bandido também.

  5. kkkkkkkkkk. você criou esses termos “cientista político maluco”. Você é mais doido do que julgam todos o que te conhecem…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Me dia uma coisa. Será que tem possibilidade do TRE prorrogar o prazo pro registro de candidaturas?

    Resp.; Nenhuma. É estabelecido em lei.

  7. DOS OITOS VEREADORES CASSADOS EM PAÇO DO LUMIAR TÚ NAO BOTA NÉM UMA NOTA NÉ?

    Resp.: Não! Porque eu faria isso? Já disse aqui~considerar que já virou pessoal a questão desta juíza com a Câmara e a prefeitura de Paço. E o seu despacho deixa isso bem claro. De alguma forma, ela se sente diminuída por não ter conseguido afastar Bia e os vereadores e quer mostrar de qualquer jeito que consegue. É o que percebo.

  8. a coisa tá feia na segurança. hoje ouvia alguns militares no hospital do hapvida revoltados com a politica salarial de roseana e comentavam que até os coronéis desta vez estão revoltados. o certo é que um dos militares dizia que vão aguardar a reunião de aluisio com os coroneis e se não tiver resultado a cobra vai fumar. jornal pequeno de hoje noticiou que pode acontecer uma nova greve. é bom o governo se antecipar, a população já não aguenta tanta insegurança e sem a policia o bicho pega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *