17

PIB alto e desdobramentos…

http://static.coto.me/image/9/9168-divulgacao.jpg

Roseana em uma ds indústris instaladas no Maranhão: símbolos de desenvolvimento

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a elevação da renda per capita, revelados em pesquisa do IBGE e divulgados na edição de ontem de O Estado, revelaram uma importantíssima mudança de status do Maranhão no cenário nacional e, mais do que isso, que o estado se encontra embalado no processo de se transformar em polo econômico de peso na região.

Alguns desdobramentos.

1 – Vai para o arquivo morto da política o velho e surrado argumento dos adversários do governo segundo o qual “o Maranhão é o estado mais pobre do Brasil”.

A partir de agora, o uso desse argumento será apontado como uma apelação sem base e como um ataque desrespeitoso ao estado.

2 – Ganha o peso de verdade as previsões feitas pela governadora Roseana Sarney de que a política de atração de investimentos posta em prática pelo seu governo em 2009 estava certa e que os resultados são incontestáveis.

3 – Na esteira do crescimento econômico seguem melhorias em áreas básicas, como saúde, educação e segurança. Na saúde, apesar das dificuldades, o programa Saúde é Vida segue na entrega de hospitais. Na educação, os números do Enem mostrarão nítida evolução da educação estadual. E na Segurança, mudanças e mais investimentos começam a mudar o quadro para melhor.

É isso aí.

*Publicada no jornal O EstadoMaranhão

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. só queria que alguém explicasse o porque da grande maioria de cortadores de cana do sudeste ser do Maranhão.

  2. kkkkk. Só pode tá de brincadeira! Sem falar q a governadora diminuiu o repasse para a segurança e educação!

  3. O MUNDINHO DE ALICE NO ESTADO DAS MARAVILHAS, ONDE ROSEANA É ALICE, QUEM SERÁ O COELHO?

  4. Enquanto não existir a união entre todos os poderes no Maranhão vamos continuar “comemorando” o fato de deixarmos de ser o pior PIB para sermos vice. A pior manchete que poderia existir foi a do O Estado do MA de ontem: o MA deixou de ser o estado mais pobre.
    Essas picuinhas políticas nunca, NUNCA vão nos deixar sair dessa situação vexatória.

  5. Marco,infelizmente existi uma turma que defende quanto pior melhor para não deixar de MAMAR nas TETAS DO GOVERNO esses CARRAPATOS existem em todo o território nacional mas no nosso MARANHÃO são PIORES mas com a GRAÇA DE DEUS esses VAMPIROS serão exterminados do MARANHÃO.

  6. ô marco,

    sei não, mas se vc lesse os comentários com carinho, fatalmente vc já estaria fazendo um novo post, este cobrando dos politicos ações efetivas de combate a probreza! ou não? não podemos nos contentar com tanta miséria! chega dessa miopia pensante!

  7. Piada ne? Vamos aos números: de acordo com o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 , divulgado pelo PNUD ( Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano ) em 29/07/13, mostra que dos 20 municipios brasileiros com piores IDMH-renda ( indice que mede a renda per capita ), 17 estão no Maranhão e são eles: Marajá do Sena ( campeão ), Belágua ( vice ), Fernando Falcão ( 3º ), Cachoeira Grande ( 4º ), Serrano do Ma ( 8º ), Humberto de Campos ( 9º ), Jenipapo dos Vieiras ( 10º ), Santana do Ma ( 11º ), Primeira Cruz ( 12º ), Satubinha ( 14º ), Matões do Norte ( 15º ), Presidente Juscelino ( 16º ), Santo Amaro ( 18º ), Cajari ( 20º ). Para efeitos comparativos: em Marajá do Sena a renda média por habitante é de apenas R$ 96,25 enquanto que São Caetano do Sul, em São Paulo, tem a maior renda per capita média do país, com R$ 2.043. Simples assim.

  8. TODO O ESTADO TEM DÍVIDAS. ATÉ EU AS TENHO! RS. MAS ASSIM COMO EU, O ESTADO TEM GARANTIA DE PAGAMENTO COM OS CREDORES E AO CONTRARIO DE MIM, O ESTADO ESTÁ APLICANDO O DINHEIRO RECEBIDO CORRRETAMENTE EM INFRA ESTRUTURA QUE DARÁ RETORNO EM INVESTIMENTOS. JÁ O MEU CONSIGNADO NÃO FOI BEM APLICADO ASSIM, KKKKKKK

  9. kkkkkkkkkkkkkkkk Eu ia fazer um comentario mas desisto pois já li vários que traduzem o meu pensamento. Voce se diz analista politico e fala uma besteira dessas. Qual omérito de deixarmos de ser mais pobre que o Piaui? Só que o Piauí é o ultimo colocado porém, é referencia em saúde, em educação. E nós? Um potencial imenso que tem o estado e o povo na miséria. Ai desse povo não fosse o bolsa pobreza. Anda pela região leste (Parnarama, Sao Francisco,Matões) . Vai olhar o PIB de lá?

  10. o pib eu nao tegaranto se cresceu mas a nossa divida com os bancoscredores isso eu te afirmo quesimmpois foram bilhoes de emprestimos galgado e conseguido pela mesma gov. que daria pra calçar metade do estado com pedras preciosa entendes que ate agora estao servindo somente pra fazer campanha no interior e meios fios de pessima qualidade e acostamentos sonrizal que nas primeiraschuvas dissolverao vejamose aguardamos se nao e fato.

  11. MELHOROU SIM! CONVIDO OS PESSIMISTAS DE PROPÓSITO A LEVANTAR A BUNDA DAS SUAS CADEIRAS E VIAJAR PELO MARANHÃO. EU VIAJO E DIGO QUE TEM LUGARES COM POBREZA MAS NÃO VI ATÉ AGORA MISÉRIA!!

    AGORA, SE OS PREFEITOS FIZESSEM A SUA PARTE A CONTENTO, O MARANHÃO ESTARIA EM UMA SITUAÇÃO MUITO MELHOR!
    MAS VC PARECE QUE VCS NÃO SAEM DE SÃO LUÍS. SE FOSSEM PRA OUTRAS CAPITAIS, INCLUSIVE TERESINA AQUI AO LADO, VERIAM A INCOMPETENCIA DE UM GRUPO POLITICO QUE É OPOSIÇÃO A SARNEY E MANDA NA CAPITAL DO ESTADO, MAIS DE 20 ANOS

  12. O Maranhão deixou de ser o Estado mais pobre para ser o segundo. Gostaria de saber que esse texto é serio ou se foi feito por alguém sério. Responda, por favor, pois tu só pode está de brincadeira!

  13. O crescimento do Maranhão que tanto você comemora, pasme, mal dá para comprar um lanche do Mcdonald’s, não por dia mas o valor corresponde ao ano inteiro. Então há o que comemorar o que mesmo?

  14. Ta de brincadeira. Esse final do seu texto querendo justificar a melhoria na saúde, educação e segurança foi tão efusivo… Pois aqui os meus comentário: Saúde (72 hospitais prometidos para final de 2010 – até agora foram entregues 29, já estamos praticamente em 2014, e os entregues logo fecham as portas); Educação (as piores escolas do país estão no Maranhão); Segurança (São Luis entre as cidades mais violentas do mundo e a 6ª do Brasil). Dá pra comemorar alguma coisa?

  15. MARCO, QUEM TEM COMPUTADOR NO MARANHÃO NO MÍNIMO TEM CONHECIMENTO OU POUCO DE CONHECIMENTO, PODE EXPLORAR OUTROS SÍTIOS PERCEBER QUE TUDO ISSO QUE É PUBLICADO NO “ESTADO DO MARANHÃO” É A PURA MENTIRA, É QUERER ENFIAR DE GUELA A BAIXO UM CRESCIMENTO QUE NÃO EXISTE, É QUERER PINTER A MISÉRIA DA COR QUE INTERESSA A OLIGARQUIA, O MARANHÃO CONTINUA SENDO O PIOR ESTADO DO BRASIL EM DESENVOLVIMENTO QUER TU QUEIRA OU NÃO, A MISÉRIA CONTINUA INSTALADA NO MARANHÃO E SÓ VAI SAIR DAÍ QUANDO FLAVIO DINO TOMAR CONTA DO ESTADO E ROSENGANA NÃO SE ELEGER PARA O SENADO, SE DEUS QUISER.

  16. KKK. Deixou de ser o primeiro para ser o segundo mais pobre do Brasil. Nossa grande conquista.KKK

  17. Deixa dessa conversa, não tem mais lugar para o “ame-o ou deixe-o”. O fato é que o pib per capita é o penúltimo do Brasil, só à frente do Piauí, muito triste para o único estado do Nordeste que não faz parte do Semi-árido. O volume de PIB está relacionado a Alumar, Vale, Porto , Aurizoma etc…

Comments are closed.