16

Três dos cinco últimos secretários de Administração Penitenciária do MA são de oposição aos Sarneys

Hoje oposição para salvar o mandato, Raimundo Cutrim foi quem mais permaneceu à frente da Pasta e nada fez: foram quase 10 anos. Foto: Felipe Klamt / Agência Klamt

AGORA GRANDE SECRETÁRIO Hoje oposição e ao lado de Dino para salvar o mandato, Raimundo Cutrim foi quem mais permaneceu à frente da Pasta e nada fez: foram quase 10 anos. Foto: Felipe Klamt / Agência Klamt

Do blog Atual 7

Eleições 2014. Diante do caos instalado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, grupos de oposição a governadora Roseana Sarney (PMDB), ligados diretamente ao comunista Flávio Dino – que comanda e também participa da iniciativa, vêm diariamente se aproveitando da situação, de forma criminosa, para ganhar vantagem política, devido a proximidade da eleição ao governo estadual, em outubro próximo.

Neste sentido, desde que voltou a explodir a crise no setor, a primeira tomada foi apontar a peemedebista e seu secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, como únicos e exclusivos culpados pelas fugas e rebeliões nos presídios do Estado. Levantamento feito pelo jornalista Zeca Soares e pelo Atual7 mostra, porém, que a situação já era vivida na época em que a atual oposição era situação, quando os ex-governadores José Reinaldo Tavares, o ‘Zé’ (PSB), e Jackson Lago (PDT) é quem sentavam na cadeira mais alta do Executivo Estadual.

Segundo o levantamento, das cinco últimas pessoas a assumirem o comando do Sistema Prisional do Maranhão, três são de oposição ao grupo Sarney, e também não conseguiram controlar ou acabar com as facções criminosas, nem mesmo evitar fugas e rebeliões no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Além de Sebastião Uchôa, atual secretário, passaram pela Sejap/MA nomes como o do neo-comunista Raimundo Cutrim – que comandou o sistema por quase dez anos (1997/2006); o advogado Sálvio Dino de Castro e Costa Júnior (2006-2007), irmão do presidente da Embratur, Flávio Dino; e Eurídice Vidigal (2007-2008), esposa do ex-ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Edson Vidigal.

Sergio Victor Tamer, que sentou na cadeira antes de Uchôa, entrou em 2008, permanecendo no cargo até fevereiro do ano passado, após indícios de envolvimento num forte esquema de corrupção carcerária.

(Continue lendo aqui…)

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Demostra que Roseana/Luis Fernando não tem competência para governar o Maranhão…..5 anos de Roseana e nada foi feito?

  2. Realmente é muita falta de senso, tentar eximir o governo atual de qualquer problema. Seria mais verdadeiro culpar Jerônimo de Alburquerque por tudo isso que aconteceu aqui nos últimos 400 anos, pois se não fora ele, estaríamos como colônia francesa, viajando para Paris a preço de tarifa doméstica.

  3. Nao se faca injustica, na gestao de Sergio Tamer o sistema era controlado. Fato que se demonstra pelo reduzido numero de fugas e homicidios ocorridos em 201 e 2012 ( apenas 4 e 8 respectivamente). Esta acusacao de corrupcao carceraria deve aer mais explicado, pois nao é de conhecimento publico.
    Sergio teve muitos defeitos, mas sabia sobepesar suas atitudes e sabia medir as atitudes e segurar um sistema penitenciario complexo, enquanto as obras de abertura de vagas estavam em andamento.
    Bom lembrar que em 2012 houveram abertura de vagas em Imperatriz, bacabal, santa ines, monte castelo, olho dagua, davinopolis, chapadinha e outras…..
    Saiu por pressao politica de aluizio e da igreja catolica consorciada com Grupo de monitoramento, influenciados pelo frei ribamar e outros da Igreja

  4. na epoca de raimundo cutrim eu nao viu esse queima quiema de onibus criança morrendo queimada motorista recolhendo os onibus as garagens por falta de segurança e nunca tinha ouvido falar em bonde dos 40

  5. É rapaz, realmente a culpa é de Flávio Dino mesmo… Dele e de edi-h, certeza babão… Nessa tu acertou em cheio. Parabéns…

  6. Você Marcos Deça é um sem moral, você mesmo vivia elogiando esse Cutrim, agora que ele está do outro lado você diz que ele não fez nada ? vamos deixar a imoralidade de lado meu rapaz.

  7. O engraçado é que o titular do blog acha que todos somos idiotas e que sua patroa realmente realiza o melhor governo de sua vida. Outro dia se apagava incêndio com merda, o Maranhão é campeão em tudo que é de pior. E a culpa é de Flávio Dino!!! Me compre um bode!!!

  8. Bom, o que tem haver o Dep. Dr. Cutrim com toda essa falta de Comando na Secretária de Segurança Pública? Uma coisa tem que ser dita na sua época a frente desta Pasta principalmente no Gov. de Roseana não se via queima de ônibus, facções de merdas dando ordem de dentro de presídio para tocar o horror fora. A Polícia Civil este GIGANTE, está de braços cruzados com este Secretario, somente a PMMA é que investiga e captura os marginais das facções” de merda, essas duas forças do Estado precisa urgentemente voltar a trabalhar juntas novamente.

  9. joao
    06/01/2014 – 13:27
    Pode ser. Mas não queira culpar o secretário pelo que esta acontecendo na segurança do estado. Este problema vem de longe, muito longe. Infelizmente a culpa de tudo isso é de nossos governantes quase que sempre corruptos.

    Resp.: não vem de longe nao!!! Em que época vc viu queimarem ônibus por ordem de bandidos?!? Em que época vc viu cortarem cabeças de presos? Em que época vc viu policiais sendo mortos em pleno local de trabalho. Isto começou agora, por falta de pulso e de respeito do comando da Segurança. É simples assim… (essa foi a sua resposta jornalista e agora, mudou de idéia?)

  10. Mais cedo ou mais tarde eu sabia que se chegaria ao verdadeiro responsável pelo descalabro no sistema penitenciário maranhense: o sr. Flávio Dino. E haveria de ser outro?

  11. ESSE ZÉ RUELA E ESSE ZÉ CUTRIM JUNTAMENTE COM ESSE CHEFÃO DO COMUNISMO SÃO GRANDES APROVEITADORES DESSA SITUAÇÃO QUE É VIVIDA NÃO SOMENTE NO MARANHÃO MAS EM QUASE TODO O PAÍS. QUANDO O CHEFÃO DO COMUNISMO ERA DO CNJ O QUE FEZ PARA MELHORAR ESSA SITUAÇÃO? O PROBLEMA NÃO É DE GOVERNOS O PROBLEMA É DE REFORMA NAS LEIS PENAL E DE EXECUÇÕES PENAL.

  12. Marco, com todo respeito que tenho a sua pessoa.Mas dessa vez você forcou a barra , agora que jogar a culpa do caos da incompetencia , do secretario e da governadora na costa do FLAVIO DINO. Agora era a hora do Luis Fernando, mostrar serviço , colocar a cara na rua, e assumir posição.O que vejo e governo perdido na argonacia ,, e no desleixo. A permanencia de ALUISO a frente do governo e a prova de Roseana , não ta nem ai pro povo do Maranhão.Flavio Dino e mais uma vitima desta midia , que nao tem responsabilidade com que diz, e agora querem dizer que a culpa e de Flavio. . E POR ESSA E OUTRAS ATROCIDADES DESTE GOVERNO QUE VOTO FLAVIO DINO

  13. mais no tempo que o raimundo cutrim foi secretario não foi da governadora roseana?…mesmo assim ele foi um bom secretario pois a segurança não estava no estado critico de hoje, e qual a culpa de secretario que saiu a 5 anos da secretaria?

  14. EM PRIMEIRO LUGAR:
    ESTRANHO NÃO HAVER PROVAS CONTRA O SENHOR SERGIO TAMER, NEM COISA JULGADA ALÉM DO QUE , SUAS CONTAS FORAM APROVADAS NO TCE!

    EM SEGUNDO LUGAR:
    EM SUA GESTÃO HOUVE QUATRO MORTES APENAS E O SISTEMA CONTROLADO!

    EM TERCEIRO LUGAR:
    QUEM PEDIU A CABEÇA DO SECRETÁRIO FOI ALUÍSIO QUE O BOICOTAVA E A IGREJA CATÓLICA QUE QUERIA O DINHEIRO DA PENITENCIÁRIA PARA AS APAC’S!

    SE PUDER ,PUBLIQUE ESSE POST PARA A DEVIDA VERDADE DOS FATOS!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *