5

Greve de ônibus: proposta de Fábio Câmara é a melhor; mas Holandinha parece refém das empresas…

fabio

Fábio Câmara: proposta lúcida e busca de soluções

Ao defender que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) decrete Estado de Calamidade Pública no setor de transporte de São Luís, o líder da oposição na Câmara Municipal, vereador Fábio Câmara (PMDB), encaminha talvez a melhor proposta para a crise no setor.

Com o decreto, Holandinha tem a garantia de fazer as mudanças que o setor necessita sem a necessidade da decantada licitação. Pode, inclusive, exigir das atuais empresas que renovem a frota e ponha todos os ônibus para circular, sob pena de serem substituídas automaticamente.

– A população e os sindicatos estão sendo já muito penalizados. Estes últimos, por conta das altas multas já geradas durante a greve, que é uma necessidade da categoria, a de reivindicar seus direitos. Surge, então, um conflito muito forte entre o usuário de transporte e os trabalhadores do transporte público. Surge também a proliferação do transporte alternativo, fortalecendo a clandestinidade. Isto é, são várias situações conflitantes que levam a Comissão de Transporte sugerir ao prefeito que se decrete estado de calamidade pública, pois fazendo isto ele fica no estado de exceção e abre prerrogativas pra ele pra contratar em um tempo mais rápido sem licitação e resolver logo o problema – explicou Câmara, que também preside a Comissão de Transportes do legislativo municipal.

Coletivos continuaram paradas nas garagens em São Luís. Foto: Hilton Franco

ônibus nas garagens, trabalhador sem salário e população sem transportes

O problema é que Holandinha parece refém das empresas.

E haveria uma explicação política para isso: O Sindicato das Empresas de Transportes tem relações íntimas com o pai do prefeito. O SET teve,  inclusive, participação importante na campanha eleitoral e depois da posse, como abordado neste blog. (Leia aqui, aqui e também aqui)

Por isso, é pouco provável que Edivaldo Júnior tome a medida necessária para acabar com a greve nos transportes.

Primeiro, por que não quer dá o braço a torcer e reconhecer que Fábio Câmara deu a melhor proposta neste aspecto.

Segundo, por que teme contrariar o pai e seus aliados do SET…

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Tudo que venha desse vereadorzinho, não consigo acreditar. Ele sempre teve prazer em prejudicar o prefeito e não fazer nada para a população. Agora, mais uma vez, quer se aproveitar da situação, querendo dar uma de Slavador da Pátria. Não dá pra engolir isso!

  2. Esse vereador só sabe se exibir, vem com essa ladainha de mais do mesmo. E ainda convoca uma entrevsita coletiva p/ isso. Estamos perdidos realmente.

  3. Esse aí todo mundo sabe gosto de se aparecer,mas ele mesmo sabe que calado e um poeta….

  4. Aff essas propostas até o cachorro da esquina já disse em uma mesa de bar, nada novo, todo o mundo ou melhor universo, tem ideias para serem resolvidos os problemas, porém n depende só do prefeito, governo federal e estadual q por sinal até agora não fizeram nada.

  5. NÃO É FÁCIL TROCAR DE EMPRESA COMO ESSE VEREADOR ACHA, A PASSAGEM PRA NÓS AQUI DE SÃO LUÍS É CARA, MAS PARA AS EMPRESAS DE OUTROS ESTADOS, A PASSAGEM DAQUI É UMA PIADA. FORA AS RUAS TODAS ESBURACADAS, TRÂNSITO CAÓTICO, COM UM BANDO DE AGENTES QUE SÓ SABEM MULTAR E NADA DE DISCIPLINAR O TRÂNSITO, MUITOS ASSALTOS, POIS A VIOLÊNCIA EM NOSSO ESTADO SÓ FAZ AUMENTAR E O ROUBO DAS PESSOAS QUE USAM OS CARTÕES DE GRATUIDADE E ESCOLAR SEM TER DIREITO. TÁ BRABO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *