11

Governo vai rever promoções de militares…

pms

O Governo do Estado vai reanalisar vários casos de promoção de policiais militares.

A informação é do blog de Jorge Aragão.

De acordo com o blog, a promoção em massa promovida pelo governo no último final de semana – de mais de 1,4 mil PMs – gerou críticas e reclamações, sobretudo por deixar de fora policiais antigos da corporação e já com garantias de receber promoções.

O problema ocorre por causa do critério de “merecimento” expediente subjetivo,  estabelecido apr abeneficiar soldados notadamente destacados por bravura. Mas o”merecimento” tem sido usado politicamente para beneficiar aliados de oficiais do Estado Maior da polícia e até padrinhos políticos de militares.

Além desta questão, a PM vai analisar uma outra: o compromisso de garantir aos soldados a condição de chegar ao posto de coronel, com progressivas promoções ao longo da carreira. Atualmente, um soldado só pode alcançar, no final da carreira, o posto de capitão.

O deputado Cabo Campos (PP) pretende abrir a discussão na Assembleia para a mudança da lei que garana esta prerrogativa aos soldados….

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. Vamos por partes:
    Pontos Positivos
    1º. Foi a maior promoção das praças, em 179 anos de PMMA;
    2º. Soldados sendo promovidos à Cabo em apenas oito anos, sem ser por bravura e merecimento (caso dos /07).
    Pontos Negativos:
    1º Muita gente não teve o reconhecimento necessário;
    2ª Ainda persiste a força do apadrinhamento dentro da corporação.
    Levando-se em conta os pontos acima, percebe-se a ambiguidade que paira nesse governo (que eu ajudei a eleger).
    Como querer que nós policiais se esforcemos para garantir direitos à população, se os nossos não estão sendo garantidos? Será que ao adentrar no militarismo, estamos deixando de ser cidadãos (a primeira coisa que mostram no curso de formação é uma folha em branco pra querer que acreditemos que não temos direito algum).
    Sr. Governador tomem as medidas necessárias para moralizar essa policia. Caso contrário, o reflexo vai ser na rua. Pois quem trabalha de verdade está sendo esquecido. o Sr. não tem que mudar uma situação de apenas 50 anos, a que sempre se refere, mas de 179 anos.
    A policia não é só o braço armado do Estado, mas é também é onde o Estado se apresenta de mais perto da população. Tudo o que acontece no estado, a policia é a primeira que chega, mesmo em situações que não faz parte de suas atribuições. E o reconhecimento vem dessa forma.
    Alinhe apenas sua prática com seu discurso, Sr. governador, pelo ou menos não vamos achar que “nada mudou”.

  2. Boa tarde!
    Vou completar 21 anos só de Sargento;
    Estou no comportamento excepcional;
    Não respondo a nenhum processo na justiça;
    Sou Bacharel em Direito – 2007;
    Aprovado na OAB em 2008;
    Sou Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho – 2013;
    Já entrei no Quadro de Acesso à Promoção de Sub Tenente por cinco vezes;
    Em todas cinco fui passado pra trás;
    Em todas as cinco vezes vários 1° SGT’s mais modernos do que eu foram promovidos e eu não fui, inclusive SGT’s com o curso depois do meu.
    Na PMMA o critério de Promoção por “merecimento” significa Q.I (quem indica).
    Muitos policiais militares que a anos estão aguardando a promoção, não foram promovidos, pois, suas vagas foram preenchidas por policiais mais modernos, irmãos, primos, parentes de oficiais ou aqueles indicados por políticos aliados ao Oficialato.
    Tenham certeza de uma coisa: a Promoção pelo critério de “merecimento = quem indica”, causou muita injustiça, deixou muitos policiais indignados, desmotivados, com depressão a ponto de tentarem contra a própria vida.
    Esperamos que a LOB da PMMA seja aprovada o mais rápido possível e que essa promoção por “merecimento” seja banida do nosso meio.

  3. É impressionante o tamanho do descaso com os polícias do MA, passei 17 anos pra poder ser promovido a cabo, e pior agora co o dobro do interstício e não ser promovido por conta de 197 apadrinhados (“Merecimento”).
    Sem nem um critério para tal benefício. Sem medalhas, sem nível superior. Que seria um dos pontos para tal promoção. Quem perde com isso é a saciedade com tamanha desmotivação dos policiais.

  4. Pois é um absurdo o que aconteceu no quartel da PM o irmão do sub comadante coronel da simplesmente foi promovido a 2 sargento com apenas 8anos de policia um absurdo pois existe casos de polícias que entram em 1989 estavam aptos a serem promovidos e não foram e mais o irmão do referido coronel Não fez a junta médica e nem os testes de aptidão física que todos são obrigados a fazer para serem promovidos governador no seu quartel as coisas estão de mal pra pior

  5. A bandeira que CB CAMPOS defende é uma verdadeira aberração. Para ser Oficial tem de serrar fileiras no Oficialato, através da academia de Polícia. Aonde já se viu soldados, que tem um curso de formação de 06 meses no CFAP terem a possibilidade de chegar a Coronel da PM? isso é brincadeira de mal gosto. as praças já tem uma bela progressão e podem chegar a capitães. Essa pedalada não vai colar. Sou ex militar e conheço as peculiaridades da caserna. Para ser Oficial superior tem sim de fazer o CFO, cursar uma academia. Carreira única é um desrespeito com aqueles que passam anos e anos se preparando para adentrar numa carreira concorridissima enquanto outros fazem um CFSD meia boca e tem a possibilidade de chegar a Coronel. Lamentável

    Resp.; Obviamente qu a coisa não é assim, simples, meu caro. Assim como os oficiais que saem da Academia precisam fazer o curso de Estado maior para chegar a Major, Tnente-Coronel e Coronel, os soldados também precisarão fazer cursos para mudar de patamar. Haverá uma regulamentação para estabelecer as reras de promoção. O que não pode é irmão e coronel ser promovido com oito anos só por ser irmão de coronel, né?!?

    • gostaria de informar q o cfsd é um curso serio e merece respeito,quem comanda a pmma é um oficial e a pmma vive em desordem,hoje quando temos um cabo deputado e um comandante q tem sensibilidada temos é q unir forças para melhorarmos a imagem da nossa pm.portanto quem passou pela caserna e não fez nada é melhor ficar na sua insignificancia.e respeitar a nova pm q hoje tem praças muito qualificados e capazes..JDRN

  6. D’eça continue nessa linha de postagens e investigação e veras o quanto a promoção por merecimento e danosa Precisa ser extirpada da PMMA, pois, apenas apadrinha politicamente e aqueles que estão a sombra dos coroneis.

    • mto me admiro vc questionar promoções com 08 anos, se o Vieira chefe de segurança da tua Governadora fechou Coronel sem nem completar interticio né? e O egidio indicado pelo João Alberto? tú esqueçeu né?

      Resp… tsc, tsc, twsc, tsc, tsc… sempre tem os idiotas capazes de ver lutas de grupos em tudo. Até em briga de condomínio…

      • kkk. ainda bem que vc reconheçe a si mesmo, pois td politiza. te conforma, FLÁVIO DINO É O GOVERNADOR. VAI cantar em outra freguesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *