2

Caso Barreirinhas: projeto de Hildo Rocha obriga bancos a manter dinheiro em caixa nos fins de semana…

Diante da falta de papel moeda em caixas eletrônicos no balneário, durante o feriadão, parlamentar encaminhou ao blog proposta que apresentou à Câmara Federal

 

terminais do BB estão geralmente assim

terminais do BB estão geralmente assim

Tramita na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal projeto de Lei do deputado maranhense Hildo Rocha (PMDB) que obriga os bancos a disponibilizar dinheiro suficiente para atendimento a seus clientes nos caixas eletrônicos, inclusive nos fins de semana.

O assunto veio à tona após publicação deste blog, mostrando a reclamação de turistas em Barreirinhas, pela falta de dinheiro nos terminais do Banco do Brasil. (Releia aqui)

O texto de Hildo Rocha é claríssimo:

– Obriga as instituições financeiras a disponibilizar papel-moeda suficiente para atendimento aos seus clientes nos caixas eletrônicos, inclusive nos fins de semana.

o projeto de Hildo Rocha: obrigações aos bancos

o projeto de Hildo Rocha: obrigações aos bancos

De acordo com Hildo Rocha, o caso de Barreirinhas ocorre com frequência, e não apenas naquele município.

– Isso ocorre com frequência por falta de uma legislação que obrigue os bancos – afirmou.

O blog de Martin Varão fez, no início de dezembro, uma outra denúncia contra o Banco do Brasil.

Segundo ele, a instituição bancária estaria permitindo o sucateamento de seus terminais eletrônico para substituí-los por terminais do Banco 24H.

– O que se percebe é que onde é retirado um caixa do BB entra de imediato o Banco 24 Horas. É crescente em toda São Luís a diminuição dos caixas do BB e o aumento significativo dos caixas da TecBan, empresa que administra o serviço em todo Brasil – disse o blog (Leia a íntegra aqui)

Para o deputado Hildo Rocha, problemas como este também poderiam ser solucionados com legislação rigorosa em relação aos bancos.

O projeto de Hildo Rocha tramita desde maio na Câmara…

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Não sei se esta acontecendo em outras Capitais dos estados mas, em São Luis, o Banco do Brasil que incentivou seus correntistas a fazerem uso dos caixas eletrônicos, que foram disponibilizados em farmácias, supermercados, lanchonetes, panificadoras e, de uma forma de acintosa, evitou de fazer concurso de pessoal para suas agencias que por sinal prestam um péssimo atendimento, agora resolveu “inovar” nesta cidade retirando todos os seus caixas eletrônicos que estavam nos locais acima mencionados, “incentivando” seus correntistas a usarem os Bancos 24 Horas da TecBan. Ocorre que os Bancos 24 horas não processam as operações que se faziam nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Postei minha indignação na pagina do Facebook do BB mas, imediatamente foi retirada e passada a tratar no inbox e, recebi a seguinte resposta:
    “Nordman, bom dia!
    Obtive retorno de sua agencia. O BB tem disponibilizado terminais de autoatendimento em suas agencias e em postos de atendimento bancário. Em ambientes externos a essas dependências BB, e disponibilizado atendimento através da rede Banco 24h e Correspondentes Bancários (inclusive Lotéricas), sem custo adicional por isso.
    Essas mudanças foram programadas de forma a não haver transtorno para nossos clientes. Reitero que não há cobrança extra para as transações realizadas por esses terminais, sendo as mesmas praticas pelos canais convencionais.
    As transações disponibilizadas nos terminais nos terminais Banco 24h atendem os requisitos da rede Tecban, sobre a qual o BB não possui ingerência. Porém, pelos correspondentes bancários e lotéricas, há a opção de realização de saques de conta poupança normalmente.A sua agencia e toda a rede de atendimento BB permanecem à sua disposição para outros esclarecimentos e suporte que vc precisar.”
    Questionei: Esse fato está ocorrendo em todo o Brasil ou se restringe apenas ao Maranhão?
    ” Em todo o território nacional, os terminais BB estão sendo disponibilizados nas agencias BB e postos de atendimento bancário apenas, Nordman, por questões de segurança.”
    Com a palavra o Banco do Brasil, para explicar aos seus correntistas e o publico em geral os motivos para essa ação, prejudicando a todos que procuram os caixas do eletrônicos do BB para resolverem seus problemas bancários.
    Disponho em meu inbox tudo o que relatei e mais uma vez decepcionado com o Banco do Brasil.
    ESSA É A GESTÃO DO PT PARA O BANCO DO BRASIL!

  2. O Maranhão inteiro sofre com esse descaso, a falta de dinheiro em caixas eletrônicos não é exclusividade de Barreirinhas, pois em toda cidade que é atendida por esse desserviço, digo, serviço acontece isso, e a população não tem a quem recorrer.
    A cidade de São Mateus, então, nem se fala, pois, por diversas vezes eu já fiquei em situação difícil e tendo que recorrer a conhecidos por não ter dinheiro nos caixas da agência do Banco do Brasil.
    A explicação, segundo dizem, é que se for colocado dinheiro nas máquinas os bandidos atacam e colocam em risco a segurança e a vida das pessoas.
    É difícil de aceitar uma aberração dessa, mas essa é a dura realidade a que fica submetida a população – uma vergonha.
    Lamentável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *