1

Juscelino e José Reinaldo vão ao MEC tratar sobre o ITA no Maranhão…

Juscelino e José Reinaldo com Mendonça Filho

Juscelino e José Reinaldo com Mendonça Filho

Para pleitear uma unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica para o estado do Maranhão, os deputados federais Juscelino Filho (DEM) e José Reinaldo Tavares (PSB) estiveram quinta-feira, 2, nos ministérios da Defesa e da Educação.

Para iniciar a fase de estudos e seleção, intuito é utilizar a estrutura da Base Aérea de Alcântara enquanto se constrói a unidade definitiva.

– Hoje nos reunimos com os ministros Raul Jungmann (da Defesa) e Mendonça Filho (da Educação) e saí otimista dos encontros. Uma unidade do ITA é um sucesso acadêmico brasileiro e precisamos trazê-lo para nós. Será um avanço tecnológico para nosso estado, para a formação do maranhense. Nas reuniões de hoje já tivemos vários progressos – disse Juscelino Filho.

Aluno do ITA de São José dos Campos, em São Paulo, nos anos 50, o deputado José Reinaldo falou da oportunidade que se tem para reverter a atual situação da área da educação no Maranhão.

– Me sinto lisonjeado por ter sido aluno do ITA. Uma nova instalação seria uma grande oportunidade de reverter a atual situação da área da educação. Os vestibulares poderiam ser iniciados logo, com essa fase inicial durando dois anos e com a parceria da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), teríamos mais três anos para concluir a construção do complexo – frisou.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, se comprometeu a solicitar os estudos de viabilidade para a execução do projeto e afirmou ser “interessante para o país todo ter mais unidade do Instituto e que essa oportunidade não pode ser desperdiçada”.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Caro Marco, excelente iniciativa dos senhores deputados, no entanto não vejo de forma linear a relação de se ter uma unidade do ITA no nosso estado e, que as vagas oferecidas sejam aproveitadas pelos maranhenses. Quantos maranhenses frequentam hoje os diversos cursos do ITA? Este número de maranhenses representa quantos porcento do total de alunos atualmente do ITA?
    Se ter uma unidade do ITA representasse diretamente que as vagas seriam aproveitadas pelos locais, então hoje no ITA prevaleceriam os cariocas. E isso esta longe de ser verdade, pois, dependendo do curso os cearenses ocupam entre 40 a 50%. e nem por isso eles desejam ter em suas terras uma unidade do ITA. Atenciosamente Oliveira Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *